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Políticas educativas e a gestão dos modos de viver nas cidades

Educational policies and management of the modes of living in cities

Resumos

O artigo propõe-se a verificar a efetuação das políticas educativas e suas possibilidades de gestão, em cenários de fragilização de dispositivos institucionais. Para tal, revisa as relações entre políticas educativas e gestão dos modos de vida em reformas urbanas do início do século XX, assim como analisa o modelo moderno que configurava as institucionalidades, seu declínio e suas possibilidades de mudança. A seguir, realiza uma inflexão analítica para compreender estes fenômenos políticos no Brasil, a partir de projetos políticos para a educação em tempo integral, onde reconhece modos de gestão dos processos formativos de indivíduos e de seus modos de vida. Conclui que a fragilização das instituições permite a recomposição de narrativas de sentido social, o que constitui desafios à gestão escolar.

Políticas Educativas; Instituições de Ensino; Educação Integral; Gestão Escolar


The paper proposes to verify the effectuation of educational policies and their management possibilities in scenarios weakening of institutional arrangements. To this end, reviews the relationship between education policy and management modes of life in urban reforms of the early twentieth century, as well as the modern model that analyzes the institutionalities configured, decline and change. Then came the unfolding of political phenomena in Brazil, in projects of integral education, where we can see ways of managing the training processes of individuals and their life styles. It concludes that the weakening of institutions allows the reconstruction of narratives of social meaning, which brings challenges for school management.

Educational Policies; Educational Institutions; Integral Education; School Management


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2013
  • Data do Fascículo
    Set 2013

Histórico

  • Recebido
    27 Mar 2012
  • Aceito
    22 Nov 2012
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