Resumos
O artigo foi construído a partir de pesquisa com quatro sujeitos adultos, leitores e produtores de texto, que tiveram uma infância vulnerável. O objetivo foi descrever e analisar as condições que lhes possibilitaram obterem sucesso em seu processo de alfabetização e se envolverem com práticas sociais de leitura e escrita. As verbalizações foram organizadas em núcleos temáticos, a partir dos quais se reconstruíram as histórias de cada um. Observou-se que todos relataram histórias muito significativas na área da leitura durante a infância. No artigo, as análises são representadas pela história de um dos quatro sujeitos e os dados são analisados a partir da abordagem histórico-cultural.
Leitura; Escrita; Infância Vulnerável; Mediação; Afetividade
This article was built from a research with four adult readers and text producers who had a vulnerable childhood. The aim was to describe and analyze the conditions that allowed them to succeed in their literacy process and engage with the social practices of reading and writing. The verbalizations were organized into thematic units, from which the stories of each one were reconstructed. It was observed that all of them reported very significant stories referring to reading during their childhood. The analyses are represented in the paper by the story of one of the four subjects. Data is analyzed by historical-cultural approach.
Reading; Writing; Vulnerable Childhood; Mediation; Affection
- BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto Editora, 1982.
- COLOMBO, Fabiana Aurora. As Dimensões Afetivas nas Atividades de Ensino em Classes de Alfabetização. In: LEITE, Sérgio Antonio da Silva Leite (Org.). Afetividade e Práticas Pedagógicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. P. 175-193.
- FALCIN, Daniela Cavani. Afetividade e Condições de Ensino: a mediação docente e suas implicações na relação sujeito objeto. 2003. 148 f. Monografia (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas, 2003.
- FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação - Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo, Moraes: 1980.
- FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 42. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
- GÓES, Maria Cecília Rafael; CRUZ, Maria Nazaré. Sentido, Significado e Conceito: notas sobre as contribuições de Lev Vigotski. Pro-Posições, Campinas, Unicamp, v. 17, p. 31-45, 2006.
- GROTTA, Ellen Cristina Baptistella. Processo de Formação do Leitor: relato e análise de quatro histórias de vida. 2000. 268 f. Monografia (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas, 2000.
- GROTTA, Ellen Cristina Baptistella. Formação de Leitor: Importância da Mediação do Professor. In: LEITE, Sérgio Antonio da Silva (Org.). Alfabetização e Letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. Campinas: Komedi, 2003. P. 129-154.
- LAROCCA, Priscila. Conhecimento Psicológico e Séries Iniciais: diretrizes para formação de professores. 1996. 263 f. Monografia (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas, 1996.
- LEITE, Sérgio Antonio da Silva Leite. Alfabetização: em defesa da sistematização do trabalho pedagógico. In: ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Alfabetização e Letramento: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2010. P. 15-74.
- LEITE, Sérgio Antonio da Silva. Afetividade e Práticas Pedagógicas. In: LEITE, Sérgio Antonio da Silva (Org.). Afetividade e Práticas Pedagógicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. P. 15-45.
- LEITE, Sérgio Antonio da Silva. Notas Sobre o Processo de Alfabetização Escolar. In: LEITE, Sérgio Antonio da Silva (Org.). Alfabetização e Letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. Campinas: Komedi, 2003. P. 21-46.
- LEITE, Sérgio Antonio da Silva; TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e Ensino. In: SILVA, Ezequiel Theodoro da (Org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. Campinas: Autores Associados, 2007. P. 113-137.
- LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
- MACEDO, Rosa Maria. A Família diante das Dificuldades Escolares dos Filhos. In: OLIVEIRA, Vera Barros; BOSSA Nádia Aparecida (Org.). Avaliação Psicopedagógica da Criança de Zero a Seis Anos. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1994. P. 185-206.
- MAGRIN, Maria Isabel Donnabella. Histórias de Envolvimento com a Escrita de Sujeitos que Tiveram uma Infância Vulnerável. 2012. 197 f. Monografia (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas, 2012.
- NUCCI, Eliane Porto. Alfabetizar Letrando... Um desafio para o professor! In: LEITE, Sérgio Antonio da Silva (Org.). Alfabetização e Letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. Campinas: Komedi, 2003. P. 47-71.
- OLIVEIRA, Marta Kohl; REGO, Teresa Cristina. Vygotsky e as Complexas Relações entre Cognição e Afeto. In: ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 2003.
- SIERRA, Vânia Morales; MESQUITA, Wania Amélia. Vulnerabilidade e Fatores de Risco na Vida de Crianças e Adolescentes. São Paulo em Perspectiva, v. 20, n. 1, p. 148-155, jan./mar. 2006.
- SOARES, Magda Becker. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2004.
- SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
- SOUZA, Juliana Simões Zink. O Papel da Família na Constituição do Leitor. In: LEITE, Sérgio Antonio da Silva (Org.). Afetividade e Práticas Pedagógicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. P. 223-252.
- TAGLIAFERRO, Ariane Roberta. Meu Professor Inesquecível: a construção de uma memória coletiva. 2003. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso para Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas, 2003.
- TASSONI, Elvira Cristina Martins. A Afetividade e o Processo de Apropriação da Linguagem Escrita. In: LEITE, Sérgio Antonio da Silva (Org.). Alfabetização e Letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. Campinas: Komedi, 2003. P. 223-259.
- TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e Aprendizagem: a relação professor-aluno. Campinas, 2000. Disponível em: <http://www.puc-campinas.edu.br/cca/producao/arquivos/extensao/Afetividade_aprendizagem.PDF>. Acesso em: 01 nov. 2011.
- VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
- VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
- WALLON, Henri. A Evolução Psicológica da Criança. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1995.
- WALLON, Henri. Psicologia da Educação e da Infância. Lisboa, Portugal: Editorial Estampa, 1975.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
24 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Set 2014
Histórico
-
Recebido
12 Abr 2013 -
Aceito
22 Ago 2013