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A ADAPTAÇÃO DE PRÁTICAS DE ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA COMO L2 DE MODO PRESENCIAL PARA REMOTO

THE ADAPTATION OF SPEAKING PRACTICES IN ENGLISH AS AN L2 FROM IN-PERSON TO REMOTE MODE

Resumo

O presente artigo aborda a adaptação ao modo remoto do projeto presencial intitulado Movie Talks, desenvolvido em 2018 como projeto de extensão da UTFPR - Pato Branco. O objetivo deste estudo é relatar as mudanças que se fizeram necessárias quando da reestruturação do projeto para a versão remota, buscando tornar o projeto online acessível, contextualizado e significativo para os participantes, por meio de diferentes recursos digitais para a realização de atividades voltadas para a oralidade e escrita autônomas e significativas. O artigo está pautado na pesquisa bibliográfica, majoritariamente nos estudos de Brown (2000), Chartrand (2012), Woo et al. (2007) e outros, a partir dos princípios de automaticidade, aprendizagem significativa, motivação intrínseca e investimento estratégico na utilização de recursos tecnológicos no ensino de línguas no modo remoto emergencial.

Palavras-chave
Ensino remoto emergencial; recursos digitais; princípios cognitivos

Abstract

This article discusses the adaptation to remote mode of an in-person project entitled Movie Talks that was developed in 2018 as an extension project at UTFPR - Pato Branco. The aim of this study is to report the changes that have become necessary when restructuring the project for the remote version, in order to make the online project accessible, contextualized and meaningful for the participants, through an array of digital resources to carry out activities aimed at autonomous and meaningful oral and written comprehension and production. This article is based on bibliographic research, mainly on the studies of Brown (2000), Chartrand (2012), Woo et al. (2007) and others, based on the principles of automaticity, meaningful learning, intrinsic motivation and strategic investment using technological resources for language teaching in the emergency remote mode.

Keywords
Emergency distance learning; digital resources; cognitive principles

1. Introdução

No presente artigo, apresenta-se a adaptação de um projeto de extensão presencial voltado para o desenvolvimento da oralidade em língua inglesa para o modo remoto, em virtude da pandemia do coronavírus, a qual se iniciou no Brasil em 2020. O projeto intitulado Movie Talks (WINFIELD, 2018WINFIELD, Claudia Marchese (Coord.). Projeto de Extensão “Movie Talks”. Departamento de Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco: UTFPR. 2018.) é um projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, que ofereceu encontros periódicos para prática de conversação em inglês a partir da exibição de curtas-metragens. O objetivo do projeto foi o desenvolvimento da fluência oral em língua inglesa a partir de práticas contextualizadas com o intuito de envolver os participantes em uso significativo da língua inglesa (BROWN, 2000BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000.; CHARTRAND, 2012CHARTRAND, R. Social networking for language learners: Creating meaningful output with Web 2.0 tools. Knowledge Management & E-Learning: An International Journal, v.4, nº.1, p. 97-101, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.34105/j.kmel.2012.04.009. Acesso em: 10 abr. 2021.
https://doi.org/10.34105/j.kmel.2012.04....
; LONG; DOUGHTY, 2009LONG, M. H.; DOUGHTY, C. J. (Ed.). The Handbook of Language Teaching. Hoboken: Blackwell Publishing Ltda, 2009.; SKEHAN, 1998SKEHAN, P. A cognitive approach to language learning. Oxford: Oxford University Press, 1998.; WOO et al., 2007WOO, Y. et al. Implementing Authentic Tasks in Web-Based Learning Environments. EDUCAUSE Quarterly, v. 30, nº 3, p.36-43, 2007. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2007/7/implementing-authentic-tasks-in-webbased-learning-environments. Acesso em: 10 abr. 2021.
https://er.educause.edu/articles/2007/7/...
). Originalmente, ainda no formato presencial, o projeto desenvolveu suas atividades em parceria com a Secretaria de Cultura de Pato Branco, na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun, em sessões mensais aos sábados pela manhã entre outubro de 2018 e dezembro de 2019.

Com a suspensão de atividades presenciais devido à pandemia do coronavírus, decidiu-se oferecer sessões online síncronas via Google Meet, que integra o pacote G suíte oferecido pela UTFPR (2020)UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Google G Suite. 20 mar. 2020. Curitiba: UTFPR, 2020. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/noticias/pato-branco/google-g-suite. Acesso em: 03 abr. 2021.
http://www.utfpr.edu.br/noticias/pato-br...
. Entretanto, a transição de atividades interacionais de modo presencial para modo remoto é recente. Supõe-se que não seja suficiente apenas passar os encontros presenciais para encontros online utilizando o recurso digital de videoconferência: faz-se necessária a adaptação de práticas e recursos digitais. O presente artigo relata tais adaptações com a finalidade de tornar o projeto em modo remoto acessível, contextualizado e significativo para seus participantes.

Considerando a transição das atividades presenciais para o modo remoto, é importante destacar que autores oriundos das áreas de ensino superior e psicólogos apontam para os percalços do ensino remoto emergencial. Entre os principais desafios, está a adaptação dos estudantes ao ensino remoto, os quais muitas vezes não apresentam níveis suficientes em habilidades acadêmicas como leitura e escrita, comprometendo a autonomia necessária para gerenciar o seu processo de aprendizagem em modo remoto. Outro desafio identificado é a falta de habilidade de utilização de recursos digitais por parte de professores e estudantes, pois ambos podem ter pouco contato com certas mídias mais recentes (GUSSO et al., 2020GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: Diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100802&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 abr. 2021.
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).

Tendo em mente as particularidades mencionadas, a adaptação do projeto de extensão relatada neste artigo não se limita ao oferecimento de práticas por meio de plataformas digitais para possibilitar o encontro em modo remoto, mas sim uma reformulação das atividades do projeto envolvendo momentos síncronos e assíncronos. As atividades síncronas são descritas neste trabalho por meio de uma amostra do planejamento das práticas orais organizadas para o trabalho com o gênero curta-metragem, enquanto as atividades assíncronas são exemplificadas por meio de uma proposta de criação de podcast. Para criação de um podcast, serão necessárias a leitura e escrita complementares às práticas de oralidade realizadas sincronicamente, oferecendo assim, a oportunidade de melhoria nas habilidades de leitura e escrita em língua inglesa dos participantes do projeto. Também se possibilita a familiarização dos participantes com recursos digitais como o Google Meet, Google Forms, infográficos, blogs e podcasts no projeto oferecido em modo remoto.

Para o processo de adaptação do projeto, primeiramente, alterou-se o seu nome para Movie Talks Online (WINFIELD, 2021WINFIELD, Claudia Marchese (Coord.). Projeto de Extensão “Movie Talks Online”. Departamento de Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco: UTFPR. 2021. (no prelo)) e foi realizada a reelaboração das atividades do projeto conforme mencionado anteriormente, bem como uma nova seleção de materiais fílmicos. As atividades serão coordenadas pela professora orientadora do projeto e estudantes voluntários e acontecerão de junho a julho de 2021, seguindo o cronograma e descrição dispostos no Apêndice A.

Em relação à seleção dos materiais utilizados no projeto (WINFIELD, 2021WINFIELD, Claudia Marchese (Coord.). Projeto de Extensão “Movie Talks Online”. Departamento de Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco: UTFPR. 2021. (no prelo)), foram utilizados materiais autênticos levando-se em consideração questões de direito autoral e direitos conexos. Buscaram-se curta-metragens oriundos de três fontes que disponibilizam materiais passíveis de compartilhamento. Uma das fontes é o site Creative Commons, uma organização não governamental sem fins lucrativos dedicada à padronização de reprodução, compartilhamento, edição, adaptação e utilização de trabalhos criativos equilibrando o direito autoral e os direitos conexos (CREATIVE COMMONS, 2021CREATIVE COMMONS. Mountain View, CA: Creative Commons, 2021. Disponível em: https://creativecommons.org/. Acesso em: 10 jun. 2021.
https://creativecommons.org/...
). O site possui um repositório de imagens, áudios e vídeos dentre os quais foram selecionados três filmes em curta-metragem para o projeto supracitado.

A segunda fonte é proveniente de um programa intitulado Pandemic Film Challenge oferecido pelo departamento de Língua Inglesa, do Dietrich College of Humanities and Social Sciences, na Carnegie Mellon University (CARNEGIE MELLON UNIVERSITY, 2020CARNEGIE MELLON UNIVERSITY.Student Pandemic Short Films. Pittsburgh: CMU, 2020. Disponível em: https://www.cmu.edu/dietrich/english/news-and-events/2020/student- pandemic-short-films.html. Acesso em: 9 mar. 2021.
https://www.cmu.edu/dietrich/english/new...
). O programa intenciona proporcionar interação entre a comunidade acadêmica por meio de curtas criados por seus alunos voltados para o tema da pandemia. Além do tema, o desafio proposto pelo professor Jeff Hinkelman previa que os curtas deveriam ter duração máxima de cinco minutos. Sendo assim, os alunos criaram curtas de vários gêneros incluindo documentários, comédias, animações, narrativas, entre outros. Dois desses trabalhos foram selecionados para o Movie Talks online.

A terceira fonte é a editora independente Film English que possui um vasto acervo online de curta-metragens utilizados como materiais pedagógicos, incluindo planos de aula e guias para espectador, entre outros. Os materiais são comercializados pela editora para uso pedagógico (DONAGHY, 2021DONAGHY, K. Film English. 2021. Website. Disponível em: https://film-english.com/. Acesso em: 10 abr. 2021.
https://film-english.com/...
) e, para o propósito deste projeto de extensão, a coordenadora adquiriu dois materiais. São eles os planos de aula intitulados “A Thousand WordsA THOUSAND Words. Direção: Ted Chung. S.l.: Ted Chung, 2008. 4 min, p&b. Disponível em: https://film-english.com/product/a-thousand-words/. Acesso em: 15 mar. 2021.
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” e “Umbrella”, que incluem o acesso aos respectivos curtas-metragens. A adaptação das práticas e recursos utilizados no projeto Movie Talks Online são discutidos a seguir.

2. Movie Talks online – Em busca de Práticas Contextualizadas e Significativas para Desenvolvimento da Fluência Verbal em Língua Inglesa em Modo Remoto

O principal objetivo do projeto é o desenvolvimento da fluência verbal em língua inglesa por meio de práticas contextualizadas e significativas, pois esta é uma das principais características da habilidade de fala. No que tange ao desenvolvimento da língua inglesa como língua estrangeira (LE), segunda língua (L2), língua adicional (LA) ou língua franca (LF), pode-se definir a fluência verbal como “a habilidade do falante falar sem esforço aparente com poucas pausas ou hesitações na língua-alvo e com precisão suficiente para ser entendido pelo interlocutor1 1 No original: “the ability of the speaker to speak smoothly with minimal pauses or hesitations in the target language and accurately enough for the listener to understand” (RYCZEK, 2013, p. 32). Atividades síncronas 18/06/202117h15-18h15 Sessão 1: Quarantine Film by Nina Edwards (QUARANTINE, 2020)Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=icGhObCMGcg&list=PLopswAI4Jm-lcv4jKC38bsUqZk4YVp74j&t=6sMediação da atividade: coordenadora do projeto e acadêmico (a) do curso de Letras participante do projeto. 25/06/202117h15-18h15 Sessão 2: Gift Creative Commons (GIFT, 2017)Acesso:https://creativecommons.org/2019/10/11/robin-mckennas-gift-documentary-opens-today/Mediação da atividade: coordenadora do projeto e acadêmico (a) do curso de Letras participante do projeto.Nesta sessão, será incluída uma prática de familiarização com a elaboração e produção de podcast como recurso educacional aberto mediada pelas autoras do presente artigo. 02/07/202117h15-18h15 Sessão 3: Sintel Short Film Creative Commons (SINTEL, 2010)Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=FUrrG_O5hLMMediação da atividade: acadêmico (a) do curso de Letras participante do projeto. 09/07/202117h15-18h15 Sessão 4: A thousand words (A THOUSAND, 2008)Acesso: https://film-english.com/product/a-thousand-words/Mediação da atividade: acadêmico (a) do curso de Letras participante do projeto. 16/07/202117h15-18h15 Sessão 5: Umbrella (UMBRELLA, 2020)Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Bl1FOKpFY2QMediação da atividade: acadêmico (a) do curso de Letras participante do projeto. 30/07/2021 Sessão 6: Socialização de trabalhos elaborados pelos (as) participantes. Atividades assíncronas 21/06/2021 a 08/07/2021 Para as atividades assíncronas, propõe-se que os participantes escolham um dos curtas selecionados para o projeto e preparem uma atividade de follow-up. Os participantes poderão escolher a forma de produção e apresentação dessa atividade, algumas sugestões são flashcards (CANVA, 2021), infográficos, posts e threads em redes sociais, histórias em quadrinhos, vídeos curtos em aplicativos (Flipgrid ou TikTok, por exemplo), podcasts ou blogs explorando os materiais de referência dos filmes ou as temáticas abordadas nas obras. 09/07/2021 a 27/07/2021 Este período é reservado para o recebimento dos trabalhos para análise e devolutiva da coordenadora e acadêmicos (as) participantes do projeto. 30/07/2021 a 14/08/2021 Período reservado para os (as) participantes responderem o questionário de avaliação do projeto. ” (RYCZEK, 2013RYCZEK, M. Promoting Oral Fluency in the ESL classroom: An Introduction to the 4/3/2 Fluency Activity. Taichung: Asia University, 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/72791517. Acesso em: 10 abr. 2021.
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, p. 32, tradução livre), considerando que pausas ou hesitações excessivas tendem a comprometer a interação entre falantes (DE JONG; PERFETTI, 2011DE JONG, N.; PERFETTI, C. Fluency training in the ESL classroom: An experimental study of fluency development and proceduralization. Language Learning, v. 61, nº 2, 533–568, 2011. Disponível em: http://www.pitt.edu/~perfetti/PDF/de%20Jong%20Language%20Learning. pdf. Acesso em: 18 jun. 2021.
http://www.pitt.edu/~perfetti/PDF/de%20J...
; RYCZEK, 2013RYCZEK, M. Promoting Oral Fluency in the ESL classroom: An Introduction to the 4/3/2 Fluency Activity. Taichung: Asia University, 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/72791517. Acesso em: 10 abr. 2021.
https://core.ac.uk/reader/72791517...
; SEGALOWITZ, 2016SEGALOWITZ, N. Second language fluency and its underlying cognitive and social determinants. International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, v. 54, nº. 2, p. 79-95, 2016. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/iral-2016- 9991/html. Acesso em 18 jun. 2021.
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; SEGALOWITZ; FRENCH; GUAY, 2017SEGALOWITZ, N.; FRENCH, L.; GUAY, J.D. What Features Best Characterize Adult Second Language Utterance Fluency and What Do They Reveal About Fluency Gains in Short-Term Immersion? Canadian Journal of Applied Linguistics. v. 20, p. 90-116, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330528876_What_Features_Best_ Characterize_Adult_Second_Language_Utterance_Fluency_and_What_Do_They_Reveal_About_Fluency_Gains_in_Short-Term_Immersion. Acesso em: 18 jun. 2021.
https://www.researchgate.net/publication...
). Para o propósito deste trabalho, adota-se o L2 como um termo “guarda-chuva” para língua estrangeira, segunda língua, língua adicional ou língua franca, pois o presente projeto foi desenhado de modo a adaptar-se para participantes com experiência da língua inglesa como LE, L2, LA ou LF, visto que a fluência e expressão oral são possíveis para todas essas experiências. Além do mais, o projeto não propõe um modelo ideal de falante a ser almejado pelos participantes, muito pelo contrário, pretende possibilitar formas de expressão a todos, valorizando suas diferenças e vivências individuais.

Sendo assim, quatro princípios cognitivos norteiam a proposta: automaticidade como condição necessária para fluência, aprendizagem significativa, motivação intrínseca e investimento estratégico. As atividades do projeto pretendem criar oportunidades de prática oral para os participantes que levem ao desenvolvimento de fluência verbal, considerando o consenso de estudos na área de ensino-aprendizagem em relação à importância de práticas contextualizadas e significativas para a melhor retenção e à fluência no desenvolvimento da L2 (BROWN, 2000BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000.). Ademais, as práticas contextualizadas e significativas reforçam a autoconfiança e a predisposição para o engajamento nas atividades que envolvem a expressão oral (WOO et al., 2007WOO, Y. et al. Implementing Authentic Tasks in Web-Based Learning Environments. EDUCAUSE Quarterly, v. 30, nº 3, p.36-43, 2007. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2007/7/implementing-authentic-tasks-in-webbased-learning-environments. Acesso em: 10 abr. 2021.
https://er.educause.edu/articles/2007/7/...
).

No que tange à automaticidade, destaca-se a importância da exposição dos falantes de L2 ao input, pois, por meio da exposição, possibilita-se a aprendizagem implícita, que ocorre sem atenção explícita do falante da L2 para a forma da língua-alvo. As pesquisas mostram que a aprendizagem implícita pode ocorrer quando as práticas de linguagem são contextualizadas e focam-se no uso e sentido, em vez dos aspectos formais da linguagem. Para tal, sugerem-se uso de materiais, e se, possível, situações autênticas. Ademais, Brown (2000)BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000. afirma que o desenvolvimento da L2 requer o seu controle e processamento automático, por isso, a atenção demasiada às formas linguísticas tende a dificultar a automatização da linguagem. O projeto Movie Talks Online (WINFIELD, 2021WINFIELD, Claudia Marchese (Coord.). Projeto de Extensão “Movie Talks Online”. Departamento de Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco: UTFPR. 2021. (no prelo)) oferece a oportunidade de desenvolvimento da linguagem por meio de input autêntico, que é explorado de modo contextualizado, com ênfase na construção de sentido a partir do input, ou seja, os curtas-metragens.

Em relação à aprendizagem significativa, esta é caracterizada pela subordinação de informação nova a estruturas existentes nos sistemas de memória dos aprendizes, gerando conexões associativas que resultam em mais forte retenção de informações. Portanto, informações contextualizadas e relacionadas ao conhecimento prévio dos aprendizes conduzem a melhor retenção de informações ou linguagens novas. Fortemente recomendado para propostas de experiências significativas de uso, aprendizagem ou desenvolvimento de uma L2 é a utilização de materiais autênticos. De fato, a importância do uso de contextos e materiais autênticos tem sido defendida por muitos autores da área há algum tempo (AEBERSOLD; FIELD, 1997AEBERSOLD, J. A.; FIELD, M. L. From Reader to Reading Teacher: issues and strategies for second language classrooms. New York: Cambridge University Press, 1997.; BROWN, 2000BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000.; LEFFA, 2008LEFFA, V. J. (Org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. 2. ed. Pelotas: Educat, 2008.; TOMLINSON, 2016TOMLINSON, B. The importance of materials development for language learning. In: AZARNOOSH, M; ZERAATPISHE, M.; FARAVANI, A.; KARGOZARI, H.; Issues in Materials Development. Roterdam/Boston/Taipei: Sense publishers, 2016.; TOMITCH, 2009TOMITCH, L.M.B. Aquisição da leitura em língua inglesa. In: Diógenes Cândido de Lima. (Org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2009, v. 1, p. 191-201., entre muitos outros) e intensificou-se nas proposições de recursos digitais para o desenvolvimento de L2 (CHARTRAND, 2012CHARTRAND, R. Social networking for language learners: Creating meaningful output with Web 2.0 tools. Knowledge Management & E-Learning: An International Journal, v.4, nº.1, p. 97-101, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.34105/j.kmel.2012.04.009. Acesso em: 10 abr. 2021.
https://doi.org/10.34105/j.kmel.2012.04....
; LEFFA, 2017LEFFA, V. J . Produção de Materiais para o Ensino de Línguas na Perspectiva do Design Crítico. In: TAKAKI, Nara Hiroko.; MONTE MOR, Walkyria. (Orgs.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 243-265.; LOSADA; INSUASTI; JAIME, 2017LOSADA, C.; INSUASTY, E.A.; JAIME, M.F. The Impact of Authentic Materials and Tasks on Students’ Communicative Competence at a Colombian Language School. PROFILE: Issues in Teachers' Professional Development, v. 19, nº1, p. 89-104 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15446/profile.v19n1.56763. Acesso em: 13 abr. 2021.
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; TUMOLO, 2014TUMOLO, C.H.S. 2014. Recursos digitais e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Ilha do Desterro, v. 1, nº. 66, p.203-238 jan/jun 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p203. Acesso em: 15 abr. 2021.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/des...
; WOO et al., 2007WOO, Y. et al. Implementing Authentic Tasks in Web-Based Learning Environments. EDUCAUSE Quarterly, v. 30, nº 3, p.36-43, 2007. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2007/7/implementing-authentic-tasks-in-webbased-learning-environments. Acesso em: 10 abr. 2021.
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entre muitos outros). O uso de contextos e materiais autênticos aproxima a linguagem à realidade do aprendiz da L2, possibilitando a conexão entre seu conhecimento prévio e os conteúdos temáticos e linguísticos a serem abordados em uma experiência de desenvolvimento de L2.

Ademais, a aprendizagem significativa envolve o princípio da motivação, em especial a motivação intrínseca, sugerido por Brown (2000)BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000. a partir da teoria de autodeterminação de Deci e Ryan (1985). Em relação à motivação, por uma perspectiva behaviorista, esta pode ser definida como o comportamento humano motivado por um objetivo externo como uma gratificação, por exemplo, e o esforço empregado para a sua realização. Por outro lado, sob o ponto de vista cognitivo, a motivação envolve outros fatores, internos ao indivíduo, como a satisfação em aprender ou realizar algo, ou contextuais também, por exemplo, a necessidade de aprender uma língua estrangeira para obter uma promoção no emprego. Para as situações de desenvolvimento da L2, a saber: a motivação intrínseca merece atenção, pois está bastante associada com aprendizagem. Autores como Dõrnyei (2001)DÕRNYEI, Z. Motivational strategies in the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2001., Dõrnyei e Ushioda (2011)DÕRNYEI, Z.; USHIODA, E. Teaching and researching motivation. 2ª Ed. Harlow: Longman, 2011. e Ehrman e Dõrnyei (1998)EHRMAN, M.; DÕRNYEI, Z. Interpersonal dynamics in second language education: The visible and invisible classroom. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998. também têm investigado o construto, desenvolvido teorias e estabelecido distinções entre os tipos de motivação.

Para o presente artigo, apresentam-se dois tipos de motivação, a motivação extrínseca e a intrínseca. Como o termo indica, a motivação extrínseca é oriunda de fatores externos ao aprendiz, como as notas e as gratificações resultantes da aprendizagem. No caso do desenvolvimento da L2, a motivação extrínseca pode estar ligada à obtenção de boas notas no contexto escolar, por exemplo, ou a processos de seleção da vida acadêmica como aqueles presentes em programas de mestrado ou doutorado, ou até mesmo recompensas na vida profissional do indivíduo. Por outro lado, a motivação intrínseca refere-se a fatores internos. No caso do desenvolvimento da L2, a motivação intrínseca expressa-se na satisfação, na experiência da aprendizagem ou desenvolvimento da L2 em si, satisfação essa que não depende de gratificações externas. Estudos sobre a aprendizagem de L2 indicam que a motivação intrínseca tem maior correlação com a aprendizagem, porém a motivação geral do aprendiz parece envolver uma combinação entre fatores extrínsecos e intrínsecos.

Por fim, o princípio do investimento estratégico proposto por Brown (2000)BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000. é provocado pela mudança de paradigma da aprendizagem centrada no professor, para aprendizagem centrada no aprendiz. Dessa forma, o investimento estratégico caracteriza-se pela necessidade de envolvimento do aprendiz em seu próprio desenvolvimento linguístico, dedicando seu tempo, esforço, atenção e estratégias individuais para desenvolver a sua L2. No que tange às estratégias individuais, o autor destaca a necessidade de promoção de atividades variadas para que diferenças individuais de estilo de aprendizagem sejam compreendidas. O projeto Movie Talks Online (WINFIELD, 2021WINFIELD, Claudia Marchese (Coord.). Projeto de Extensão “Movie Talks Online”. Departamento de Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco: UTFPR. 2021. (no prelo)) contempla esse princípio, pois oferece aos participantes atividades síncronas e assíncronas variadas, explorando a oralidade, bem como a leitura e a escrita. Também se oferecem gêneros diversificados como os curtas-metragens, como infográficos, podcasts ou blogs nas atividades assíncronas previstas no projeto.

De modo geral, as atividades previstas no projeto preveem variedade de temas e estratégias para a abordagem do gênero curta-metragem para a aprendizagem da língua inglesa com o intuito de promover a retenção dos conteúdos trabalhados, assim como adequar esta experiência a diferentes estilos de aprendizagem que os participantes possam apresentar (BROWN, 2000BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000.). O projeto volta-se para aprendizagem significativa uma vez que se encontra pautado na abordagem de um gênero bastante utilizado na contemporaneidade e trata de temas relevantes para a época. Outrossim, o projeto oferece oportunidade de reflexão individual e conjunta acerca das obras e temas explorados no projeto, pretendendo, dessa forma, criar oportunidade de autoexpressão e gerar motivação por parte dos participantes.

3. Amostra do Planejamento das Práticas com Gênero Curta-Metragem - Atividades Síncronas

Nesta seção apresenta-se uma amostra do planejamento para as práticas linguísticas, comunicativas e discursivas com um dos curtas-metragens selecionados para o projeto, o curta Umbrella (UMBRELLA, 2020UMBRELLA. Direção, produção e roteiro: Helena Hilario e Mario Pece. YouTube. Rio de Janeiro: Stratostorm, 2020. 7 min, color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bl1FOKpFY2Q&t=429s. Acesso em: 15 mar. 2021.
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). A obra é uma produção brasileira independente produzida pelo estúdio Stratostorm e qualificada para o Oscar de 2021. Baseado em fatos reais, Umbrella conta a história de um menino, Joseph, que é fascinado por um guarda-chuva amarelo. Um dia o menino conhece uma garota que tem um guarda-chuva amarelo e a narrativa desenvolve-se a partir desse encontro.

Quadro 1
Planejamento para práticas de oralidade a partir do curta-metragem Umbrella

O planejamento das atividades elencadas no Quadro 1 leva em consideração os princípios da automaticidade, aprendizagem significativa, motivação intrínseca e investimento estratégico previamente mencionados. Além do mais, a proposta privilegia a fluência e a expressão de ideias. Na amostra de planejamento de para práticas de oralidade a partir de curta-metragem, apresentamos o plano para o filme Umbrella de Hilário e Pece (UMBRELLA, 2020UMBRELLA. Direção, produção e roteiro: Helena Hilario e Mario Pece. YouTube. Rio de Janeiro: Stratostorm, 2020. 7 min, color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bl1FOKpFY2Q&t=429s. Acesso em: 15 mar. 2021.
https://www.youtube.com/watch?v=Bl1FOKpF...
), com o propósito de evidenciar a inclusão dos princípios cognitivos supracitados nas práticas oferecidas.

Baseando-se no uso significativo da língua (BROWN, 2000BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000.; CHARTRAND, 2012CHARTRAND, R. Social networking for language learners: Creating meaningful output with Web 2.0 tools. Knowledge Management & E-Learning: An International Journal, v.4, nº.1, p. 97-101, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.34105/j.kmel.2012.04.009. Acesso em: 10 abr. 2021.
https://doi.org/10.34105/j.kmel.2012.04....
; LONG; DOUGHTY, 2009LONG, M. H.; DOUGHTY, C. J. (Ed.). The Handbook of Language Teaching. Hoboken: Blackwell Publishing Ltda, 2009.; SKEHAN, 1998SKEHAN, P. A cognitive approach to language learning. Oxford: Oxford University Press, 1998.; WOO et al., 2007WOO, Y. et al. Implementing Authentic Tasks in Web-Based Learning Environments. EDUCAUSE Quarterly, v. 30, nº 3, p.36-43, 2007. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2007/7/implementing-authentic-tasks-in-webbased-learning-environments. Acesso em: 10 abr. 2021.
https://er.educause.edu/articles/2007/7/...
), que por sua vez, requer a contextualização do material a ser trabalhado, inicialmente, propõe-se uma atividade de prévia à exibição do filme (Apêndice B). Conforme é possível notar no Quadro 1, a etapa envolve a ativação do conhecimento prévio dos participantes sobre a infância e brinquedos por meio da formação de uma nuvem de palavras utilizando o recurso menti.com, evocando o vocabulário relacionado a brinquedos. Ao evocar o vocabulário, os participantes ativam e expandem seu repertório lexical e começam a criar uma ideia sobre o tema do curta-metragem. Posteriormente, a mediadora da sessão faz uma pergunta “Why might a young boy want an umbrella more than any toy?” (DONAGHY, 2020DONAGHY, K. Film English. 2021. Website. Disponível em: https://film-english.com/. Acesso em: 10 abr. 2021.
https://film-english.com/...
, p.3) com o intuito de levar os participantes à predição acerca da narrativa. A pergunta é de relação causal, por isso, acredita-se que esta motive os participantes a criarem hipóteses e desperte a sua curiosidade. Portanto, as atividades prévias ao filme apresentam o potencial de promover o princípio da motivação intrínseca (BROWN, 2000BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000.; DÕRNYEI, 2001DÕRNYEI, Z. Motivational strategies in the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.; DÕRNYEI; USHIODA, 2011DÕRNYEI, Z.; USHIODA, E. Teaching and researching motivation. 2ª Ed. Harlow: Longman, 2011.; EHRMAN; DÕRNYEI, 1998EHRMAN, M.; DÕRNYEI, Z. Interpersonal dynamics in second language education: The visible and invisible classroom. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998.).

Subsequentemente, estão planejadas atividades realizadas concomitantemente à exibição do filme (Apêndice C). Nessa etapa, a mediadora deverá exibir a primeira parte do curta. A seguir, ela irá propor as perguntas abaixo:

  1. What colour is the scarf the boy is wearing?

  2. What colour are the boy’s eyes?

  3. What does the boy draw on the window?

  4. How does the boy feel?

  5. What colour are the girl’s eyes?

  6. How does the girl feel?

  7. How does the boy react when he sees the yellow umbrella?

  8. What do the mother and daughter bring to the home for children? (DONAGHY, 2020, p. 5)

    Durante a interação dos participantes, deve-se manter o foco na construção de sentido e na fluência, sem se ater a questões formais da língua inglesa. Essa atividade engloba os princípios da aprendizagem significativa, pois se trata de prática contextualizada, a partir de material autêntico que prevê a interação entre os alunos. Esse será um processo de construção gradual da narrativa. Além disso, duas perguntas criadas pelas autoras deste artigo são adicionadas e propostas após a exibição da segunda parte do filme, são elas:

  9. Why did the boy (Joseph) take the yellow umbrella?

  10. Where did he hide it?

As perguntas propostas são de diferentes níveis de complexidade, de modo a dar oportunidade a participantes com diferentes níveis de proficiência no idioma, diferentes estilos de aprendizagem, já que algumas perguntas são voltadas para informações visuais (perguntas 1, 2, 3, 5, 8) e outras são de ordem mais alta, requerem o estabelecimento de causa e efeito e inferências sobre o estado emocional dos personagens (perguntas 4, 6, 7, 9, 10). Portanto, devido à sua variedade, o conjunto de perguntas propostas possibilita o investimento estratégico dos participantes (BROWN, 2000BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000.), estando também, intimamente ligado à motivação intrínseca (BROWN, 2000BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000.; DÕRNYEI, 2001DÕRNYEI, Z. Motivational strategies in the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.; DÕRNYEI; USHIODA, 2011DÕRNYEI, Z.; USHIODA, E. Teaching and researching motivation. 2ª Ed. Harlow: Longman, 2011.; EHRMAN; DÕRNYEI, 1998EHRMAN, M.; DÕRNYEI, Z. Interpersonal dynamics in second language education: The visible and invisible classroom. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998.).

Após essa etapa, o filme é exibido até o seu final e propõe-se uma atividade de ordenação das partes do filme (Apêndice C). São listadas frases que descrevem os eventos fora da ordem correta. Para ordenar os eventos, os participantes precisarão lembrar da sequência da narrativa. Além de lembrar dos eventos, os participantes deverão se engajar na leitura das frases, mais uma vez, construindo verbalmente a narrativa do curta-metragem. A reconstrução da narrativa prevista em todas as atividades propostas durante o filme constitui um exemplo de aprendizagem significativa que pode beneficiar a automaticidade (BROWN, 2000BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000.), pois conforme previamente discutido, práticas de linguagem contextualizadas e voltadas para construção de sentido possibilitam a aprendizagem implícita a partir de input significativo.

Por fim, será desenvolvida uma discussão das temáticas do filme, ou seja, infância, abandono, empatia, além de prática de escrita colaborativa como atividades propostas após o filme (Apêndice D). O propósito da discussão é permitir a expressão de ideias, assim como incentivar o pensamento crítico acerca das questões relacionadas ao curta-metragem. Complementando a discussão, será proposta a escrita colaborativa como produção final da sessão. O gênero textual sugerido é uma sinopse sobre o filme, dadas a característica e finalidade do gênero, ou seja, para transmitir concisamente as informações básicas da obra, pressupõe-se o processo de lembrança (recall) da narrativa. Sendo assim, é possível supor que a atividade facilite a automaticidade e constitua uma atividade significativa.

De acordo com o exposto, considera-se que as atividades síncronas contemplem os princípios cognitivos de acordo com Brown (2000)BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000., além de atenderem às necessidades apontadas por Gusso et al. (2020)GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: Diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100802&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 abr. 2021.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
para a adaptação de experiências de aprendizagem presenciais para modo remoto emergencial, pois houve uma reestruturação das práticas propostas. O projeto anterior, o Movie Talks presencial (WINFIELD, 2018WINFIELD, Claudia Marchese (Coord.). Projeto de Extensão “Movie Talks”. Departamento de Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco: UTFPR. 2018.), era predominantemente voltado para conversação a partir de um input, usando o gênero curta-metragem. Alternativamente, o Movie Talks Online (WINFIELD, 2021WINFIELD, Claudia Marchese (Coord.). Projeto de Extensão “Movie Talks Online”. Departamento de Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco: UTFPR. 2021. (no prelo)) prevê práticas com/em habilidades acadêmicas como leitura e escrita, intencionadas à autonomia dos estudantes para aprendizagem em modo remoto emergencial conforme alertado pelos autores.

4. O Uso de Recursos Digitais para Integração de Oralidade, Leitura e Escrita – Atividades Assíncronas

Ainda pautada nas necessidades destacadas por Gusso et al. (2020)GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: Diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100802&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 abr. 2021.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
, as atividades assíncronas têm por finalidade fortalecer as práticas de leitura e escrita em L2, assim como propiciar o contato com mídias mais recentes seguindo a premissa do uso de materiais autênticos para promoção de aprendizagem significativa. De fato, em ambientes de aprendizagem virtual, a possibilidade de promoção de diferentes atividades também traz a viabilidade do ensino construtivista através de atividades autênticas. Com a utilização de uma variedade de recursos multimidiáticos e uma gama de informações disponíveis online, é possível criar tarefas em diferentes formatos, utilizando desde textos até vídeos que contribuem também para a motivação do aluno (WOO et al., 2007WOO, Y. et al. Implementing Authentic Tasks in Web-Based Learning Environments. EDUCAUSE Quarterly, v. 30, nº 3, p.36-43, 2007. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2007/7/implementing-authentic-tasks-in-webbased-learning-environments. Acesso em: 10 abr. 2021.
https://er.educause.edu/articles/2007/7/...
).

De modo semelhante, Chartrand (2012)CHARTRAND, R. Social networking for language learners: Creating meaningful output with Web 2.0 tools. Knowledge Management & E-Learning: An International Journal, v.4, nº.1, p. 97-101, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.34105/j.kmel.2012.04.009. Acesso em: 10 abr. 2021.
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sugere a utilização de materiais autênticos criados pelos próprios alunos, como o podcast, como maneira de motivá-los à utilização da língua em uma perspectiva de aprendizado construtivista, com produção significativa e contextualizada. Essa possibilidade advém da internet enquanto meio e recurso para a criação autêntica de materiais que, neste projeto, podem ser utilizados de maneira complementar às atividades síncronas, em especial no contexto de interação assíncrona em que o aluno desenvolve suas atividades de maneira independente. Assim, o aluno interage de maneira significativa na aquisição e motivação para o aprendizado da L2.

5. Uso de Podcasts para Incremento de Práticas Voltadas para a Oralidade - Atividades Assíncronas

Para as atividades assíncronas do projeto Movie Talks OnlineWINFIELD, 2021WINFIELD, Claudia Marchese (Coord.). Projeto de Extensão “Movie Talks Online”. Departamento de Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco: UTFPR. 2021. (no prelo)), constam uma série de recursos e atividades que podem ser desenvolvidas e adaptadas, de acordo com a necessidade, evolução e nível de proficiência na língua inglesa dos participantes. Para fins didáticos, neste artigo escolheu-se abordar com maior aprofundamento o gênero podcast, que será utilizado em atividade assíncrona do projeto.

O gênero podcast é descentralizado e democrático em relação às grandes mídias, pois não há exigências particulares quanto aos seus produtores (MEDEIROS, 2005MEDEIROS, M. S. Podcasting: produção descentralizada de conteúdo sonoro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28, 2005. Rio de Janeiro. Disponível em: http://bit.ly/OXKiUZ. Acesso em: 12 mar. 2021.
http://bit.ly/OXKiUZ...
). Está presente nas práticas sociais em ambientes virtuais cotidianas e oferece possibilidade de utilização como instrumento de ensino de língua inglesa para o desenvolvimento da oralidade de forma que o participante assuma uma posição de agência, por meio da qual assume autonomia para, de certa forma, conduzir seu próprio aprendizado. Deixa-se o papel de mero consumidor da mídia para assumir a posição de designer, criador, produtor (ROHLING, 2021ROHLING, N. Podcast e práticas de ensino-aprendizagem. In: CONEXÃO UTFPR. Potencialidades do Podcast como Ferramenta de Ensino (live). YouTube: Canal da UTFPR. 13 de abril de 2021. 61 min, color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SXZRpgGI3d8. Acesso em: 13 abr. 2021.
https://www.youtube.com/watch?v=SXZRpgGI...
).

Ademais, nos contextos de ensino-aprendizagem em ambientes controlados e de menor exposição, a participação em processos de criação de podcasts permite que os participantes desenvolvam sua expressividade em língua inglesa com maior segurança (>GAROFALO, 2019GAROFALO, D. Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula. 24 set. 2019. Nova Escola, 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18378/chegou-a-hora-de- inserir-o-podcast-na-sua-aula. Acesso em: 28 mar. 2021.
https://novaescola.org.br/conteudo/18378...
). Considerando as vantagens supracitadas, partir de diferentes propostas e metodologias relativas ao design de podcasts (ROHLING, 2021ROHLING, N. Podcast e práticas de ensino-aprendizagem. In: CONEXÃO UTFPR. Potencialidades do Podcast como Ferramenta de Ensino (live). YouTube: Canal da UTFPR. 13 de abril de 2021. 61 min, color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SXZRpgGI3d8. Acesso em: 13 abr. 2021.
https://www.youtube.com/watch?v=SXZRpgGI...
; >GAROFALO, 2019GAROFALO, D. Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula. 24 set. 2019. Nova Escola, 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18378/chegou-a-hora-de- inserir-o-podcast-na-sua-aula. Acesso em: 28 mar. 2021.
https://novaescola.org.br/conteudo/18378...
; SARAIVA et al., 2018SARAIVA, J. R. et al. LaSalle Cast: Produção do podcast como recurso pedagógico para educação a distância. ABED: Canoas, Jul. 2018. Disponível em: http://abed.org.br/hotsite/premio-abed-2018/2_colocado_EI_LASALLECAST.pdf. Acesso em: 05 abr. 2021.
http://abed.org.br/hotsite/premio-abed-2...
), sugere-se um roteiro em quatro etapas para a criação do podcast no âmbito das atividades assíncronas do projeto em questão, conforme disposto no Quadro 2:

Quadro 2
Roteiro para criação do podcast

Conforme o modelo proposto para o desenvolvimento do podcast, identifica-se que: a Etapa 1 (O Planejamento) aborda a habilidade de leitura em L2 para a coleta de dados; a Etapa 2 (O Roteiro) está relacionada à habilidade de produção escrita e uso da língua em L2 para a criação do texto a ser gravado; a Etapa 3 (As Gravações) está conectada à habilidade de produção oral em L2 e, no caso dos futuros interlocutores do podcast, também se interrelacionam com a interpretação oral em L2; a Etapa 4 (O Resultado Final) é o momento em que todas as habilidades anteriores convergem para um ponto em que as habilidades sejam integradas e gerem o resultado esperado. Conforme exposto por Tumolo (2014)TUMOLO, C.H.S. 2014. Recursos digitais e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Ilha do Desterro, v. 1, nº. 66, p.203-238 jan/jun 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p203. Acesso em: 15 abr. 2021.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/des...
, a integração de leitura, escrita e oralidade possibilita o uso do input autêntico em situação real de interação, na mesma linha em que Brown (2000)BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000., Tomlinson (2016)TOMLINSON, B. The importance of materials development for language learning. In: AZARNOOSH, M; ZERAATPISHE, M.; FARAVANI, A.; KARGOZARI, H.; Issues in Materials Development. Roterdam/Boston/Taipei: Sense publishers, 2016. sugerem a relação entre o uso de material autêntico e a aprendizagem significativa. Vale lembrar que, em situação real, não se fragmenta o uso da língua em habilidades de fala, compreensão oral, escrita e leitura.

Enquanto atividade do projeto, a proposta é que o podcast utilize como base o curta Umbrella (UMBRELLA, 2020UMBRELLA. Direção, produção e roteiro: Helena Hilario e Mario Pece. YouTube. Rio de Janeiro: Stratostorm, 2020. 7 min, color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bl1FOKpFY2Q&t=429s. Acesso em: 15 mar. 2021.
https://www.youtube.com/watch?v=Bl1FOKpF...
), anteriormente descrito neste artigo, que aborda questões da infância, memórias, empatia e abandono. Os participantes do projeto deverão produzir seu próprio podcast desenvolvido em um formato de episódio único. Como a elaboração de um podcast necessita de letramento específico, será incluído no projeto, uma sessão de familiarização com a elaboração e produção de podcast como recurso educacional aberto pelas autoras do presente artigo.

Após o momento de estímulo da leitura em língua inglesa, em que os participantes deverão acessar o website produzido especialmente para a divulgação de informações sobre o curta (UMBRELLA MOVIE, 2021UMBRELLA MOVIE. Website. Design: Luis Mourão e Lídia Ganhito. 2021. Disponível em: http://www.umbrella.movie/. Acesso em: 10 abr. 2021.
http://www.umbrella.movie/...
) e realizar pesquisas acerca do tema escolhido para a produção, deverão então escrever um roteiro original em inglês, a respeito de temática relacionada. O roteiro escrito, além de promover a prática da habilidade de escrita na língua, também servirá como guia para o posterior desenvolvimento do podcast, que deverá ser então gravado (etapa de desenvolvimento da habilidade de oralidade), editado e entregue à organização do projeto, possivelmente via Moodle ou outra plataforma disponibilizada pela universidade para uso em atividades educacionais online. Os podcasts serão recebidos, avaliados e então far-se-á momento de devolutiva, incluindo-se sugestões e eventuais correções que se mostrem necessárias. Por ora, a perspectiva de divulgação das produções dos participantes ainda está sob análise. É possível adaptar ao contexto, considerando as opções disponíveis no local de desenvolvimento do projeto, para divulgar as produções em redes sociais, blogs, entre outros.

Portanto, a proposta de elaboração de podcasts contempla os princípios cognitivos de automaticidade, tendo em vista o seu processo de elaboração que integra as habilidades comunicativas na produção de um recurso abordando a temática escolhida, assim como o princípio da aprendizagem significativa, pois a criação de podcast consiste na elaboração de material a ser utilizado de forma contextualizada. Considerando o engajamento necessário para a elaboração do podcast, pode-se supor que tal prática envolve o princípio do investimento estratégico, assim como a motivação intrínseca, previamente discutidos neste artigo.

6. Considerações Finais

Neste trabalho, foi detalhado o processo de adaptação de um projeto presencial voltado para o desenvolvimento da oralidade em língua inglesa com foco na fluência para o modo remoto emergencial de modo a oferecer práticas contextualizadas e significativas para seus participantes. Devido ao caráter emergencial da transição, foram consideradas algumas particularidades e necessidades, tais quais necessidade de adaptação, que não se limitam somente à transferência de encontros presenciais do projeto para reuniões online.

Sendo assim, o projeto foi reestruturado em sua totalidade em um formato compreendendo atividades síncronas e assíncronas estruturadas envolvendo recursos digitais do Google Suite (UTFPR, 2020UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Google G Suite. 20 mar. 2020. Curitiba: UTFPR, 2020. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/noticias/pato-branco/google-g-suite. Acesso em: 03 abr. 2021.
http://www.utfpr.edu.br/noticias/pato-br...
): o recurso de Google Meet para o desenvolvimento dos encontros síncronos do projeto, com interação oral ou escrita pelo chat; o Jamboard, também da mesma plataforma, para atividades de prévias ao filme (Apêndice B); o Google Forms, para a realização de quiz no formato de resposta dissertativa (Apêndice C); o Google Drive para as atividades de após a apresentação do curta, com compartilhamento de ideias levantadas nas discussões (Apêndice D). Além destes, utiliza-se também a plataforma de interação instantânea Mentimeter (2021), para discussão prévia ao filme (Apêndice B), os curta-metragens utilizados conforme o cronograma (Apêndice A), além de outros recursos para criação dos podcasts pelos participantes.

As atividades, materiais e recursos foram planejados a partir dos princípios de automaticidade, aprendizagem significativa, motivação intrínseca e investimento estratégico conforme proposto por Brown (2000)BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000. e explorados por diversos autores presentes neste artigo. A proposta será implementada nos meses de junho a julho de 2021 como projeto de extensão e terá continuidade como projeto de pesquisa a partir de sua implementação, gerando dados acerca da efetividade do projeto quanto ao desenvolvimento da oralidade, em particular da fluência em L2 a partir do uso de recursos digitais orientados por princípios cognitivos. Pretende-se, assim, contribuir para o desenvolvimento da língua inglesa como L2 em ensino remoto, porém engajado, intrinsecamente motivante e significativo.

Nota

  • 1
    No original: “the ability of the speaker to speak smoothly with minimal pauses or hesitations in the target language and accurately enough for the listener to understand” (RYCZEK, 2013RYCZEK, M. Promoting Oral Fluency in the ESL classroom: An Introduction to the 4/3/2 Fluency Activity. Taichung: Asia University, 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/72791517. Acesso em: 10 abr. 2021.
    https://core.ac.uk/reader/72791517...
    , p. 32).

    Atividades síncronas

    Atividades assíncronas

APÊNDICE A Cronograma e descrição das atividades do Projeto Movie Talks online (WINFIELD, 2021WINFIELD, Claudia Marchese (Coord.). Projeto de Extensão “Movie Talks Online”. Departamento de Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco: UTFPR. 2021. (no prelo)).

APÊNDICE B

Atividades Propostas Prévias ao Filme

As atividades prévias ao filme compreendem a ativação do vocabulário sobre infância e brinquedos, seguidas de uma pergunta de predição.

Ativação de vocabulário

Usando o recurso Jamboard do Google, a mediadora da sessão exibe a imagem abaixo para ativar o vocabulário relacionado ao tema “Toys”.

Figura 1

Após exibir a imagem, a mediadora pede que os participantes acessem a plataforma de apresentação interativa Mentimeter (MENTIMETER, 2021MENTIMETER. Estocolmo: Mentimeter,2021. Disponível em: https://www.mentimeter.com/. Acesso em: 13 mar. 2021.
https://www.mentimeter.com/...
) e respondam as perguntas a seguir:

  1. What toys do you know in English?

    As respostas à pergunta formarão uma nuvem de palavras.

  2. What were your favorite toys when you were a child?

    As respostas a esta pergunta serão na forma de resposta curta.

Pergunta de Predição

Converse com os participantes e comente sobre o curta-metragem exibido nesta sessão do projeto. Ele é uma criação brasileira e se trata da animação Umbrella, cuja narrativa é sobre um menino que prefere um guarda-chuva a qualquer outro brinquedo.

Assim, proponha a seguinte pergunta aos participantes: “Why might a young boy want an umbrella more than any toy?” (DONAGHY, 2020DONAGHY, K. Film English. 2021. Website. Disponível em: https://film-english.com/. Acesso em: 10 abr. 2021.
https://film-english.com/...
, p.3)

Nesta etapa, recomenda-se à mediadora que permita que os participantes expressem suas ideias, e oriente a discussão inicial com foco no sentido e na fluência, sem se ater a questões formais da língua inglesa.

APÊNDICE C Atividades Propostas Durante o Filme

Predição dos eventos da narrativa

Com o objetivo de trabalhar com o filme em etapas e gerar predições sobre o seu enredo, a mediadora deve exibir o filme em até 3 minutos e 40 segundos de duração. Após esse ponto, as perguntas abaixo, retiradas de (DONAGHY, 2020, p. 5) devem ser propostas:

  1. What colour is the scarf the boy is wearing?

  2. What colour are the boy’s eyes?

  3. What does the boy draw on the window?

  4. How does the boy feel?

  5. What colour are the girl’s eyes?

  6. How does the girl feel?

  7. How does the boy react when he sees the yellow umbrella?

  8. What do the mother and daughter bring to the home for children?

    Os participantes serão convidados a responder às perguntas verbalmente ou pelo recurso chat do Google Meet. Assim como nas atividades prévias (Apêndice B), recomenda-se à mediadora que mantenha o foco da atividade na construção de sentido e na fluência, sem se ater a questões formais da língua inglesa. Ao responder às perguntas propostas, os participantes estarão construindo a narrativa gradualmente.

    Subsequentemente, a mediadora exibe o curta até 5 minutos e 15 segundos e pede aos participantes que respondam ao quiz a seguir, apresentado por meio de Formulário Google:

  9. Why did the boy(Joseph) take the yellow umbrella?

  10. Where did he hide it?

Recapitulação dos Eventos da Narrativa

Após esta etapa, a mediadora exibe o filme até o seu final. Em seguida, pede-se que os participantes enumerem os eventos do filme dispostos abaixo, conforme se lembrarem.

Number the statements below according to their order of occurrence:

  • ( ) The little girl gave her yellow umbrella to Joseph

  • ( ) Joseph and his father were homeless.

  • ( ) Joseph was on a boat with his father.

  • ( ) The little girl and Joseph grew up and got married.

  • ( ) Joseph’s father took him to an orphanage because he could not house or feed him.

APÊNDICE D Atividades Propostas Após o Filme

Discussão das temáticas envolvidas no curta-metragem e escrita colaborativa sobre as impressões geradas sobre o filme e a discussão.

Nesta etapa a mediadora deve abrir para impressões gerais sobre o filme, convidando os participantes a comentarem sobre o curta e expressarem suas impressões e ideias. Novamente, recomenda-se que o foco seja na expressão de ideias, mais do que em aspectos formais da língua. Temas como infância, questões sociais, abandono, recuperação, empatia podem ser evocados pela mediadora para incentivar a discussão.

Durante a discussão, a mediadora da atividade interage com os alunos, a professora orientadora do projeto irá compartilhar um documento com os participantes por meio do seu Google Drive. Nesse documento, a professora irá registrar as ideias e impressões conforme surgirem durante a discussão. Ao final de aproximadamente quinze minutos de discussão, a professora irá mostrar as anotações e convidar os participantes para fazerem ajustes no que foi anotado, de modo a criarem um texto de maneira colaborativa. Durante esse processo, serão trabalhados aspectos de escrita em língua inglesa como concordância verbal, estrutura de frases, uso de preposições, mecanismos coesivos como coesão referencial e conjunções.

Referências

  • A THOUSAND Words. Direção: Ted Chung. S.l.: Ted Chung, 2008. 4 min, p&b. Disponível em: https://film-english.com/product/a-thousand-words/ Acesso em: 15 mar. 2021.
    » 4 min, p&b» https://film-english.com/product/a-thousand-words/
  • AEBERSOLD, J. A.; FIELD, M. L. From Reader to Reading Teacher: issues and strategies for second language classrooms New York: Cambridge University Press, 1997.
  • BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language Pedagogy. 2ª ed. New York: Pearson ESL, 2000.
  • CANVA. Editor de Flashcards. S.l.: Canva, 2021. Disponível em: https://www.canva.com/pt_br/criar/flashcards/ Acesso em: 27 mar. 2021.
    » https://www.canva.com/pt_br/criar/flashcards/
  • CARNEGIE MELLON UNIVERSITY.Student Pandemic Short Films Pittsburgh: CMU, 2020. Disponível em: https://www.cmu.edu/dietrich/english/news-and-events/2020/student- pandemic-short-films.html Acesso em: 9 mar. 2021.
    » https://www.cmu.edu/dietrich/english/news-and-events/2020/student- pandemic-short-films.html
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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jan 2022
  • Data do Fascículo
    Sep-Dec 2021

Histórico

  • Recebido
    16 Abr 2021
  • Aceito
    01 Jun 2021
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