Acessibilidade / Reportar erro

A formação como "tessitura da intriga": diálogos entre Brasil e Portugal

Life histories and formation of teachers: dialogues between Brazil and Portugal

Resumos

Problematiza a formação de professores(as), buscando sentidos de uma epistemologia de formação que incorpore a vida dos sujeitos, em toda sua complexidade existencial, como componente fundamental do processo formativo. Em um contexto de investigação-formação, tomamos as biografias educativas de seis professoras em Portugal e seis no Brasil como uma alternativa na tematização da vida como espaço/tempo de formação. No desenvolvimento, encontramos vestígios de que o processo formador se torna inteligível em uma perspectiva que entretece os diferentes episódios em tessitura, onde as intrigas são articuladas na experiência narrativa. Reafirmamos, também, a docência como "lugar de memória" e a contribuição do registro da história de vida, transformando biografia em herança.

formação de professores(as); história de vida; experiência narrativa


The article discusses the formation of teachers, looking for senses of a founding rationality that incorporates the life of individuals in all its existential complexity as a fundamental component in the formation process. In an investigation-formation context, we took the educational biographies of six teachers in Portugal and six in Brazil, as a alternative on the theme of life as space/time of formation. In the development, we find indications that the formation process becomes comprehensible under a perspective that interlaces different episodes, where the intrigues are articulated in the experience narrative. We also reassert the teaching sense as being "the memory place" and the registry contribution of life history, converting biography into legacy.

formation of teachers; life history; experience narrative


  • ARENDT, H. Entre o passado e o futuro São Paulo: Perspectiva, 1972. p. 28-42.
  • BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993.
  • BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
  • BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>
  • DOMINICÉ, P. Learning from our lives: using educational biographies with adults. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
  • FERRAROTTI, F. Histoire et histoires de vie: la méthode biographique dans les sciences sociales. 2. ed. Paris: Méridiens Klincksieck, 1990.
  • FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes São Paulo: Brinque-Book, 1995.
  • HALBWACHS, M. A memória coletiva São Paulo: Vértice, 1990.
  • NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, PUC-SP, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993. Disponível em: <http://www.pucsp.br/projetohistoria/downloads/revista/PHistoria10.pdf>
  • NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995.
  • NÓVOA, A. Tempos da escola no espaço Portugal-Brasil-Moçambique: dez digressões sobre um programa de investigação. In: NÓVOA, António; SCHRIEWER, Jürgen (Orgs.). A difusão mundial da escola. Lisboa: Educa, 2000.
  • NÓVOA, A. et al. Educational knowledge and its circulation: historical and comparative approaches of portuguese-speaking countries. Lisbon: Educa, 2003.
  • POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 3-15, 1989.
  • RICOEUR, P. Tempo e narrativa Campinas: Papirus, 1994. t. 1.
  • SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Porto: Edições Afrontamento, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jul 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    01 Maio 2011
  • Aceito
    18 Abr 2012
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br