Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários

Learning strategies: reflections on undergraduate students

Resumos

Explora o tema estratégias de aprendizagem e revisa algumas pesquisas sobre a aprendizagem de estudantes universitários de diversos cursos de graduação. Especificamente, focaliza-se o estudo individual deliberado, a lei da potência de aprendizagem, estratégias individuais de estudo, a dimensão superficialidade-profundidade e as influências da avaliação no estudo individual. O estudo conclui que estudantes de graduação utilizam estratégias superficiais, qualitativa e quantitativamente ineficientes, que tendem a ser influenciadas pelo tipo de aula que vivenciam e pela dinâmica curricular que orienta a ação pedagógica nos cursos de graduação. Para superar isso é necessário que se estabeleça uma nova cultura de ensino e aprendizagem que leve em conta o modo como experts aprendem.

expertise; metacognição; autorregulação; avaliação


This article explores the topic of learning strategies and review research on the learning of undergraduate students of several courses. Particularly, it is focused the individual learning practices, the ubiquitous law of practice, learning strategies, the surface-deep learning dimensions and the influence of learning assessment on individual practice. The study concludes that undergraduate students tend to use surface approaches which are inefficient in terms of both quality and quantity. These tend to be influenced by the teachers' practices as well as the curriculum dynamics that orients the pedagogic action of undergraduate courses. To overcome this, it is necessary to set up a new culture of teaching and learning which takes into account the ways in which experts learn.

expertise; metacognition; self-regulation; learning assessment


  • ADAMS, J. Historical review and appraisal of research on the learning, retention and transfer of human motor skills. Psychological Bulletin, v. 101, n. 1, p. 41-74, 1987.
  • ANDERSON, J. Aprendizagem e memória: uma abordagem integrada. Rio de Janeiro: LTC, 2005.
  • ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a educação: epistemologia e didática. Piracicaba: Ed. Unimep, 1996.
  • BASTOS, V. da F. G. Estratégias de estudo deliberado e percepções sobre o contexto de ensino na perspectiva de estudantes do curso de letras-inglês 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, 2007.
  • BESSA, J.; TAVARES, J. Abordagens e estratégias de regulação do estudo em alunos do 1º ano das licenciaturas de ciências e engenharias da Universidade de Aveiro. Psicologia, v. 14, n. 2, p. 173-188, 2000.
  • BIGGS, J. B. Student approaches to learning and studying Hawthorn: Australian Council for Educational Research, 1987.
  • _______. Teaching for quality learning at university Buckingham: Open University Press, 2003.
  • BRANSFORD, J. D. et al. Some general constraints on learning and memory research. In: CERMAK, L. S.; CRAIK, F. I. M. (Eds.). Levels of processing inhuman memory. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1979. p. 331-354.
  • BRIAN, W. L.; HARTER, N. Studies on the telegraphic language: the acquisition of a hierarchy of habits. Psychological Review, v. 6, p. 345-375, 1899.
  • _______. Studies in the physiology and psychology of the telegraphic language. Psychological Review, v. 4, p. 27-53, 1897.
  • CRAIK, F.; LOCKART, R. Levels of processing: a framework for memory research. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, v. 11, p. 671-684, 1975.
  • CRAICK, F.; TULVING, E. Depth of processing and the retention of words in episodic memory. Journal of Experimental Psychology: General, n. 104, p. 268-294, 1975.
  • DEMOLINER, V. L. Estratégias de Estudo e Percepções sobre o Ensino em Contexto Universitário dos Aprendizes de Pedagogia 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, 2008.
  • DUARTE, A. Aprendizagem, ensino e aconselhamento educacional: uma perspectiva cognitivo-motivacional. Porto, Portugal: Porto, 2002.
  • EMILIA, O.; MULHOLLAND, H. Approaches to learning of students in an Indonesian medical school. Medical Education, v. 25, p. 462-470, 1991.
  • ENTWISTLE, N. Enhancing teaching and learning project Edinburgh, 2000.
  • ENTWISTLE, N; SMITH, C. Personal understanding and target understanding: mapping influences on the outcomes of learning. British Journal of Educational Psychology, v. 66, p. 21-38, 2002.
  • ERICSSON, K. A. The acquisition of expert performance: an introduction to some of the issues. In: ERICSSON, K. A. (Ed.). The road to excellence: the acquisition of expert performance in the arts and sciences, sports and games. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1996. p. 1-50.
  • ERICSSON, K. A.; TESCH-RÖMER, C.; KRAMPE, R. The role of deliberate practice in the acquisition of expert performance. Psychological Review, v. 100, n. 3, p. 363-406, jul. 1993.
  • EYSENCK, M. W.; KEANE, M. T. Psicologia cognitiva: um manual introdutório. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
  • FITTS, P.; POSNER, M. Human performance London: Prentice Hall, 1973.
  • FLAVELL, J. H. Cognitive development: children's knowledge about the mind. Annual Review of Psychology, v. 50, p. 21-45, 1999.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
  • GAGNÉ, R. The conditions of learning New York: Holt, Rinehart and Winston, 1985.
  • GALVÃO, A. Practice in orchestral life: an exploratory study on string players' learning processes. Ph.D. Thesis. The University of Reading, UK, 2000.
  • _______. Learning processes of expert players. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MUSIC PERCEPTION AN COGNITION, 6., 2001, Keele, UK. Proceedings of the Sixth... Keele, UK, 2001.
  • _______. Pesquisa sobre expertise: perspectivas e limitações. Temas de Psicologia, v. 9, n. 3, p. 223-237, 2003.
  • GALVÃO, A.; PERFEITO, C. Pesquisa sobre expertise e expertise do professor: implicações. Revista Lusófona de Educação, 2012. [no prelo]
  • GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1999.
  • GUSTIN, W. The development of exceptional research mathematicians. In: BLOOM, B. (Ed.). Developing talent in young people New York: Balantine Books, 1985.
  • HAYES, J. The complete problem-solver Philadelphia: Franklin Institute Press, 1981.
  • HULL, C. Principles of behavior New York: Appleton Century, 1943.
  • JAIME, F. A revolução da aprendizagem: um novo sistema de aprendizagem para o desenvolvimento do cérebro e a expansão da mente Goiânia: Kelps, 2001.
  • LEHMAN, H. Age and achievement Princeton: Princeton University Press, 1953.
  • LIMA, W. R. Estratégias de estudo deliberado e percepções sobre o ensino da graduação em psicologia 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, 2007.
  • LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar São Paulo: Cortez, 2005.
  • MARTON, F.; SALJO, R. On qualitative differences in learning, outcomes and processes. British Journal of Educational Psychology, v. 46, p. 4-11, 1976.
  • _______. Approaches to learning. In: MARTON, F.; HOUNSELL, D. J.; ENTWISTLE, N. J. (Eds.). The experience of learning. 2. ed. Edinburgh: Scottish Academic Press, 1997. p. 39-58.
  • MCUNE, V; ENTWISTLE, N. The deep approach to learning: analytic abstraction and idiosyncratic development. Paper presented at Innovations in Higher Education Conference, Helsink, Finland, 2000.
  • MONEREO, C. et al. Estratégias de enseñanza y aprendizaje: formación del profesorado y aplicación en la escuela. Barcelona: Grão Editorial, 1995.
  • MONSAAS, J. Learning to be a word-class tennis player. In: BLOOM, B. (Ed.). Developing talent in young people New York: Balantine Books, 1985.
  • MORAES, Maria Cândida. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
  • NEWELL, A.; ROSENBLOOM, P. Mechanisms of skill acquisition and the law of practice. In: ANDERSON, J. (Ed.). Cognitive skills and their acquisition Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1981.
  • PEAR, T. H. Skill. Journal of Personnel Research, v. 5, p. 478-489, 1927.
  • PEREIRA, M. A. Estratégias de estudo deliberado e percepções sobre o ensino de matemática em contexto universitário 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, 2007.
  • PERKINS, D. What constructivism demands of the learner. Educational Researcher, v. 18, p. 16-25, 1991.
  • POSNER, M. I.; RAICHLE, M. E. Imagens da mente. Porto, Portugal: Porto, 2001.
  • POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
  • PYLE, W. Economical learning. Journal of Educational Psychology, v. 4, p. 148-158, 1913.
  • _______. Concentrated versus distributed practice. Journal of Educational Psychology, v. 5, p. 247-251, 1914.
  • RAMSDEN, P. Learning to teach in higher education London: Kogan Page, 1992.
  • RAMSDEN, P.; BESWICK, D.; BOWDEN, J. Effects of learning skills intervention on first year university student's learning. Human Learning, v. 5, p. 151-164, 1986.
  • ROSARIO, P. Motivação e aprendizagem: uma rota de leitura. In: TAVEIRA M.C., (Coord.). Temas de Psicologia Escolar: contributos de um projecto científico-pedagógico. Coimbra: Quarteto, 2005. p. 23-60.
  • SIMON, H.; CHASE, W. Skills in chess. American Scientist, v. 61, p. 394-403, 1973.
  • SOSNIAK, L. Learning to be a concert pianist. In: BLOOM, B. S. (Ed.). Developing talent in young people New York: Ballantine Books, 1985.
  • _______. The tortoise, the hare, and the development of talent. In: HOWE, M. (Ed.). Encouraging the development of exceptional skills and talents. Leicester: British Psychological Society, 1990.
  • STARCH, D. Periods of working in learning. Educational Psychology, v. 3, p. 209-213, 1912.
  • STIERNBORG, M.; GUY, J.; TINKER, R. Nursing students approaches to studying. Nurse Education Today, v. 17, p. 121-127, 1997.
  • VAN ROSSUM, E. J.; SCHENCK. S. M. The relationship between learning conception, study strategy and learning outcome. British Journal of Educational Psychology, v. 54, n. 1, p. 73-85, 1984.
  • WEIDENBACH, V. The influence of self-regulation on instrumental music practice Ph.D. thesis. University of Western Sydney, Nepean, 1996.
  • WEINSTEIN, C. E.; MAYER, R. F. The teaching of learning strategies. In: WITTROCK, M. C. (Ed.) Handbook of research on teaching New York: Academic Press, 1986. p. 315-327
  • WHEELER, R.; PERKINS, F. Principles of mental development New York: Crowell, 1932.
  • ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
  • _______. Os professores. Revista Pátio, v. 6, n. 22, p. 15-20, jul./ago. 2002.
  • ZIMMERMAN, B.; MARTINEZ-PONS, M. Development of a structured interview for assessing students use of self regulated learning strategies. American Educational Research Journal, v. 23, n. 4, p. 614-628, 1986.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jul 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    28 Jul 2011
  • Aceito
    18 Abr 2012
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br