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CORDEL PARA APOIAR MÃES COM FILHOS INTERNADOS EM UNIDADE NEONATAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

LITERATURA DE CORDEL PARA APOYAR A MADRES CON HIJOS INTERNADOS EN UNIDADES NEONATALES DURANTE LA PANDEMIA DE COVID-19

RESUMO

Objetivo:

construir uma literatura de cordel para apoiar mães com filhos internados em unidade neonatal durante a pandemia de covid-19.

Método:

pesquisa metodológica realizada em junho de 2020 em duas etapas: 1. Levantamento bibliográfico, com buscas no Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Fiocruz e em bases de dados internacionais. Foi utilizado instrumento para análise dos dados; 2. Elaboração do cordel: elaboração textual e confecção das estrofes.

Resultados:

o cordel construído, “Pequeno Milagre de Mainha”, é constituído por 13 septilhas (estrofes com sete versos) e aborda em seu conteúdo as emoções de mães com filhos internados em unidade neonatal durante a pandemia covid-19.

Conclusão:

o cordel visa ser um apoio às instituições de saúde que dispõem de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no que concerne à saúde mental das mães e orientações durante a pandemia de covid-19.

DESCRITORES
Tecnologia em Saúde; Literatura de Cordel; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Maternidade; Infecções por Coronavírus

RESUMEN

Objetivo:

elaborar literatura de cordel para apoyar a madres con hijos internados en unidades neonatales durante la pandemia de COVID-19.

Método:

investigación metodológica realizada en junio de 2020, en dos etapas: 1. Levantamiento bibliográfico, en el cual se realizaron búsquedas en el Portal de Buenas Prácticas en Salud de la Mujer, del Niño y del Adolescente, de la Fundación Fiocruz, y en las bases de datos SciELO, BDENF y LILACS. Se utilizó un instrumento para el análisis de los datos; 2. Elaboración del cordel, con elaboración textual y confección de las estrofas.

Resultados:

el cordel elaborado, “Mainha e seu Milagre” (“Mamá y su Milagro”), está compuesto por 13 septillas, estrofas de siete versos, y aborda en su contenido las emociones de madres con hijos internados en unidades neonatales durante la pandemia de COVID-19.

Conclusión:

el cordel pretende servir de apoyo a las instituciones de salud que disponen de Unidades de Cuidados Intensivos Neonatales en lo que concierne a la salud mental de las madres y a las pautas de orientación durante la pandemia de COVID-19.

DESCRIPTORES
Tecnología en Salud; Literatura de Cordel; Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales; Maternidad; Infecciones por Coronavirus

ABSTRACT

Objective:

to build string literature to support mothers with children hospitalized in a neonatal unit during the COVID-19 pandemic.

Method:

a methodological research study conducted in June 2020, in two stages: 1. Bibliographic survey, in which searches were conducted in the Portal of Good Practices in Women’s, Children’s and Adolescents’ Health (Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente) of the Fiocruz Foundation and in the SciELO, BDENF and LILACS databases. An instrument was used for data analysis; 2. Elaboration of the string, with textual elaboration and production of the stanzas.

Results:

the string built, “Mainha e Seu Milagre” (“Mum and Her Miracle”), consists of 13 “septilhas”, stanzas with seven verses, and addresses in its content the emotions of mothers with children hospitalized in a neonatal unit during the COVID-19 pandemic.

Conclusion:

the string aims at providing support to the health institutions that have a Neonatal Intensive Care Unit regarding the mental health of the mothers and at offering guidelines during the COVID-19 pandemic.

DESCRIPTORS
Health Technology; String Literature; Neonatal Intensive Care Unit; Maternity; Infections by Coronavirus

INTRODUÇÃO

O mundo está vivenciando uma Emergência de Saúde Pública devido à pandemia causada pelo vírus Coronavírus SARS-CoV, que ocasiona a doença respiratória Coronavírus 2019 (covid-19)(11 WORLDOMETER. Pandemia de coronavírus COVID-19. [Internet]; 2020 [acesso em 14 maio 2020]. Disponível em: https://www.worldometers.info/coronavirus/.
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).

Ainda não há evidência consolidada da transmissão vertical do SARSCoV-2, não sendo encontrado o vírus nas amostras de líquido amniótico, cordão umbilical, swab da garganta de neonatos e no leite materno(22 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de atenção primária à saúde. Nota Técnica nº 10/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS [Internet]. Brasília, Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 19 jun 2020]. Disponível em: https://rblh.fiocruz.br/sites/rblh.fiocruz.br/files/usuario/80/notatecnica102020cocamcgcividapessapsms_003.pdf.
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). Entretanto, um estudo realizado com crianças chinesas mostrou que, especificamente com relação à covid-19, as crianças com menos de um ano têm taxas mais altas de complicações graves do que as crianças mais velhas(33 Dong Y, Mo X, Hu Y, Qi X, Jiang F, Jiang Z, et al. Epidemiology of Covid-19 among Children in China. Pediatrics, [Internet]. 2020 [acesso em 20 jun 2020]; 145(6). Disponível em: https://doi.org/10.1542/peds.2020-0702.
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).

Diante da rápida disseminação do vírus, foi decretada uma série de medidas para enfrentamento da covid-19. O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as unidades neonatais não devem ser fechadas nem reduzidas, no entanto, cuidados devem ser adotados para a prevenção de aglomerações(22 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de atenção primária à saúde. Nota Técnica nº 10/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS [Internet]. Brasília, Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 19 jun 2020]. Disponível em: https://rblh.fiocruz.br/sites/rblh.fiocruz.br/files/usuario/80/notatecnica102020cocamcgcividapessapsms_003.pdf.
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).

Mães de bebês prematuros apresentam sentimentos de medo e insegurança; em contrapartida, há os sentimentos de prazer e uma crescente autoconfiança vindos a partir do vínculo e o apoio por parte da equipe de saúde(44 Jabraeili M, Hassankhani H, Negarandeh R, Abbaszadeh M, Cleveland LM. Mothers’ Emotional Experiences Providing Care for Their Infants Within the Culture of an Iranian Neonatal Unit. Adv Neonatal Care [Internet]. 2018 [acesso em 21 jun 2020]; 18(4). Disponível em: https://doi.org/10.1097/ANC.0000000000000530.
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-55 Lima LG, Smeha LN. A experiência da maternidade diante da internação do bebê em UTI: uma montanha russa de sentimentos. Psicol. estud. [Internet]. 2019 [acesso em 21 jun 2020]; 24. Disponível em: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.38179.
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). A separação de mãe e filho ocasionada pela internação de recém-nascidos (RN) prematuros se configura como um período difícil para toda a família e, atualmente, tem-se o agravante da adoção de medidas restritivas de prevenção à infecção pelo covid-19. Nesse contexto, o papel dos profissionais da saúde é de grande responsabilidade e sensibilidade com o acolhimento aos pais, fornecendo orientações adequadas sobre os cuidados, contribuindo com o enfrentamento de medos, angústias e dúvidas(66 Mesquita D da S, Naka KS, Kawamura APS, Schmidt AS. Acolhimento de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal segundo binômio pais-filhos: estudo de revisão integrativa da literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde. [Internet]. 2019 [acesso em 22 jun 2020]; 11(13). Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e980.2019.
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).

Visando aprimorar o cuidado ao binômio mãe-bebê, surge a ideia de utilizar uma tecnologia educativa para, além de informar, tranquilizar as mães frente às circunstâncias vivenciadas. As tecnologias são ferramentas do cuidado, que fortificam as intervenções e o trabalho da equipe, mediando de forma lúdica a conquista do autocuidado e do empoderamento das pessoas para promoção de sua saúde(77 Lemos RA, Veríssimo M de LÓR. Estratégias metodológicas para elaboração de material educativo: em foco a promoção do desenvolvimento de prematuros. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2020 [acesso em 21 jun 2020]; 25(2). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020252.04052018.
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).

A tecnologia educativa escolhida foi a literatura de cordel, cuja origem é a oralidade, e destacando-se como seu fruto, já que foi através de contos, narrativas orais e cantorias que surgiram os primeiros folhetos, considerando o ritmo e a rima como elementos essenciais e marcantes desse tipo de texto. Ademais, a literatura de cordel é um mecanismo inovador, diferenciado e democraticamente acessível para o processo de educação em saúde(88 Feitosa PWG, Bezerra TE, Oliveira IC de, Pinheiro S de FL. A literatura de cordel como ferramenta de educação em saúde: relatos de uma experiência pedagógica e cultural na região do Cariri. Interfaces. [Internet]. 2019 [acesso em 20 jun 2020]; 7(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19063.
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).

Partiu-se do pressuposto que a literatura de cordel pode funcionar como um suporte às mães diante das situações direcionadas com a chegada de um bebê prematuro durante uma pandemia. Nestes termos, este estudo teve como objetivo construir uma literatura de cordel para apoiar mães com filhos internados em unidade neonatal durante a pandemia de covid-19. A pesquisa é relevante por fornecer, de forma lúdica, informação e apoio às mães com filhos internados em unidade neonatal em meio à pandemia.

MÉTODO

Trata-se de uma pesquisa metodológica, a qual consiste em um processo de desenvolvimento/criação de um novo produto, sendo nesta pesquisa a construção de uma tecnologia educativa na modalidade de cordel(99 Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed; 2011.).

O processo de construção de material educativo utilizado nesta pesquisa envolveu as seguintes etapas(1010 Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev. Latino-am. Enfermagem. [Internet]. 2005 [acesso em 20 jun 2020]; 13(5). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v13n5/v13n5a22.pdf.
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): submissão do projeto ao comitê de ética em pesquisa; levantamento bibliográfico e elaboração do material educativo; as quais foram realizadas em junho de 2020 (Figura 1).

Figura 1
Fluxograma sobre a construção do material educativo. Fortaleza, CE, Brasil, 2020

Diante do contexto da pandemia, o Ministério da Saúde traçou recomendações específicas para as unidades neonatais, as quais deveriam ser seguidas pelos profissionais, pacientes e familiares. Desse modo, na etapa do levantamento bibliográfico, optou-se em realizar a busca no Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Fiocruz, órgão vinculado ao MS, sobre as orientações preconizadas para as unidades neonatais durante a pandemia.

Na pesquisa, foi seguido o seguinte fluxo: Portal de Boas Práticas – Atenção ao Recém-Nascido – Atenção à Saúde do Recém-nascido no contexto da Infecção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), sendo selecionada à nota técnica do MS Nº 10/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS(22 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de atenção primária à saúde. Nota Técnica nº 10/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS [Internet]. Brasília, Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 19 jun 2020]. Disponível em: https://rblh.fiocruz.br/sites/rblh.fiocruz.br/files/usuario/80/notatecnica102020cocamcgcividapessapsms_003.pdf.
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) que aborda as orientações para unidade neonatal: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), no contexto da pandemia pelo covid-19.

Posteriormente, foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), BDENF (Bases de Dados em Enfermagem) e Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), tendo como pergunta norteadora: Quais os sentimentos de mães com filhos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal?

Para a realização da busca nas bases de dados, foram utilizados os descritores controlados presentes no DECS/MeSH (Descritores em Ciências da Saúde/Medical Subject Headings): Recém-nascido (Infant, Newborn), Unidade de Terapia Intensiva (Intensive Care Units) e Maternidade (Hospitals, Maternity). Foi utilizado o operador booleano and e realizado os seguintes cruzamentos: Recém-nascido and Unidade de Terapia Intensiva and Maternidade e Infant, Newborn and Intensive Care Units and Hospitals, Maternity.

Os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis online gratuitamente na íntegra, nos idiomas inglês, espanhol e português, com publicação de 2014 a 2020. Foram excluídos os artigos que não abordaram a temática e publicações duplicadas.

Para a seleção dos estudos, inicialmente procedeu-se à busca nas bases de dados, nas quais foram encontrados 105 artigos (BDENF: 69, LILACS: 10, SciELO: 26). Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, a leitura do título e do resumo para a apreciação prévia e confirmação de que os artigos contemplavam informações sobre a temática em estudo, restando 28 artigos (BDENF: 17, LILACS: 01, SciELO: 10). Posteriormente, foi feita a leitura criteriosa dos artigos na íntegra, objetivando identificar ideias-chave e orientações direcionadas ao objeto de estudo, o que proporcionou uma amostra final de oito artigos.

Na coleta de dados, foi utilizado instrumento adaptado e validado por Ursi(1111 Ursi ES, Gavão CM. Perioperative prevention of skin injury: an integrative literature review. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2006 [acesso 14 maio 2020 ]; 14(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017.
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) e avaliadas as publicações selecionadas segundo a classificação proposta por Melnyk e Fineout-Overholt(1212 Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2005.). As etapas de seleção, extração e análise dos resultados foram realizadas por dois revisores de forma independente.

Para a elaboração do cordel, foram realizadas duas etapas: elaboração textual e confecção das estrofes. Inicialmente, a elaboração textual do conteúdo foi constituída pela nota técnica do MS Nº 10/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS(22 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de atenção primária à saúde. Nota Técnica nº 10/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS [Internet]. Brasília, Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 19 jun 2020]. Disponível em: https://rblh.fiocruz.br/sites/rblh.fiocruz.br/files/usuario/80/notatecnica102020cocamcgcividapessapsms_003.pdf.
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) e pela revisão integrativa sobre os sentimentos e dificuldades enfrentadas pelas mães de bebês prematuros na UTI para embasar a construção das estrofes e versos do cordel. Posteriormente, foi realizada a confecção das estrofes, consultando artigos científicos, vídeos no YouTube e consulta a cordelistas para elaboração e construção do poema, a fim de tornar-se um material confiável e atrativo.

Foram elaboradas as estrofes que consistiram na estruturação do conteúdo através de versos e rimas, utilizando palavras do cotidiano nordestino para ter uma proximidade maior com o público-alvo do cordel. Os conteúdos incluídos nas estrofes foram selecionados a partir da utilização de instrumento criado pelos próprios pesquisadores, contendo duas questões norteadoras: sentimentos das mães que estão com seus filhos internados em unidades neonatais e principais orientações preconizadas nas unidades neonatais durante a pandemia covid-19.

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira sob parecer n. 4.205.958.

RESULTADOS

O cordel construído foi intitulado: “Pequeno Milagre de Mainha”, abordando em seu conteúdo as emoções de mães que têm seus filhos internados em UTIN durante a pandemia da covid-19, bem como informações acerca dos cuidados necessários. Seguiram-se dois passos para elaboração do cordel: levantamento bibliográfico e elaboração do cordel.

Para o levantamento bibliográfico, o Quadro 1 destaca dados relevantes para a construção do cordel, retirados da nota técnica Nº 10/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS(22 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de atenção primária à saúde. Nota Técnica nº 10/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS [Internet]. Brasília, Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 19 jun 2020]. Disponível em: https://rblh.fiocruz.br/sites/rblh.fiocruz.br/files/usuario/80/notatecnica102020cocamcgcividapessapsms_003.pdf.
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).

Quadro 1
Dados relevantes retirados da Nota Técnica Nº 10/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS. Fortaleza, CE, Brasil, 2020

Após essa análise, realizou-se uma revisão integrativa sobre as emoções de mães que têm seus bebês internados em unidades neonatais. O Quadro 2 apresenta as referências incluídas na revisão integrativa.

Quadro 2
Características dos estudos sobre as emoções de mães que têm seus bebês internados em unidades neonatais. Fortaleza, CE, Brasil, 2020

A partir dessa revisão, observou-se que os sentimentos das mães com filhos internados em unidades neonatais são, em sua maioria, negativos, evidenciando a necessidade de realizar intervenções com o intuito de tranquilizá-las, bem como para fortalecer os sentimentos relacionados à esperança e autoconfiança. Os estudos também mostraram a importância de apoio para essas mães, tanto por parte da família quanto dos profissionais.

Foi possível evidenciar, a partir dos artigos analisados, que as principais intervenções desenvolvidas são de promoção do contato, estabelecimento e fortalecimento de vínculo, em que as mães são incentivadas a participar do cuidado do bebê e apoiadas a amamentar.

A partir dos resultados do levantamento bibliográfico, foram elaboradas as estrofes que compuseram o corpo do cordel, apresentando o conteúdo através de versos e rimas. O formato do cordel foi constituído de 13 septilhas (estrofes com sete versos), dispostas da seguinte maneira: o segundo, quarto e sétimo versos rimam entre si, assim como o quinto verso rima com o sexto, e o primeiro e terceiro são versos livres, promovendo um sequenciamento lógico e conciso (Quadro 3).

Quadro 3
Estrofes do cordel demonstrando o conteúdo textual utilizado. Fortaleza, CE, Brasil, 2020

O cordel “Pequeno Milagre de Mainha” na sua versão completa e cantada está disponível online(2121 Cordel “Pequeno Milagre de Mainha”. [Internet]; 2021 [acesso em 05 fev 2021]; [1 tela]. Disponível em: https://youtu.be/rKSNnT6b5DE.
https://youtu.be/rKSNnT6b5DE...
) em: https://youtu.be/rKSNnT6b5DE.

DISCUSSÃO

Os artigos analisados na revisão integrativa evidenciaram que as mães de RN internados em UTIN apresentam-se frágeis, com sentimentos de medo, tristeza e culpa. Esses achados são semelhantes ao de pesquisa qualitativa realizada na Bahia com 13 puérperas, a qual apontou que a experiência materna foi marcada por intenso sofrimento, com presença de sentimentos de medo e crenças negativas sobre a prematuridade; no entanto, este sofrimento foi superado quando as mães perceberam a recuperação do seu filho, aumentando o vínculo entre ambos, além de aumentar a confiança na equipe de saúde e no ambiente da unidade neonatal(2222 Silva KC da, Kerber NP da C, Silva CSG e, Christoffel MM, Carvalho ES de S, Passos S da SS, et al. Maternal experiences during hospitalization of premature newborn. Rev. Soc. Bras. Enferm. Ped. [Internet]. 2019 [acesso em 01 jul 2020]; 19(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.31508/1676-3793201900002.
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).

Diante da prematuridade, as mães costumam sentir-se inseguras em relação à amamentação. Logo, apoiar o aleitamento materno, trazendo à luz os benefícios que ele promove para a saúde e desenvolvimento do bebê, é imprescindível. Cabe ressaltar que não há evidências de transmissão do novo coronavírus através do leite materno(22 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de atenção primária à saúde. Nota Técnica nº 10/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS [Internet]. Brasília, Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 19 jun 2020]. Disponível em: https://rblh.fiocruz.br/sites/rblh.fiocruz.br/files/usuario/80/notatecnica102020cocamcgcividapessapsms_003.pdf.
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), portanto o aleitamento deve ser incentivado também como forma de favorecer o vínculo entre o binômio mãe-filho(2323 Pereira LB, Abrão ACF de V, Ohara CV da S, Ribeiro CA. Maternal Experiences with specificities that hinder breastfeeding. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2015 [acesso 17 nov 2020]; 24(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015000540014.
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).

Em tempos de visitação reduzida devido à pandemia da covid-19, é responsabilidade dos profissionais a manutenção do apoio psicossocial da UTIN aos familiares, buscando métodos alternativos e evidenciando que o uso de tecnologias pode favorecer o estado emocional dos pais que estão distantes dos seus filhos(2424 Murray PD, Swanson JR. Visitation restrictions: is it right and how do we support families in the NICU during COVID-19? J. perinatol. [Internet]. 2020. [acesso em 18 nov 2020]; 40. Disponível em: https://rdcu.be/ca00Z.
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).

O apoio aos familiares por parte da equipe de saúde da UTIN é fundamental: a prestação de serviço humanizado não deve se limitar à relação com o RN, pois a interação, ensinamentos e incentivo dos familiares são essenciais para que eles se sintam parte do processo de cuidado(2525 Coelho A de S, Custódio DCGG, Silva J dos SC da, Rosso G, Silva R, Carniel F. Nursing team and humanized assistance in neonatal UTI. ReonFacema, [Internet]. 2018 [acesso em 20 jun 2020]; 4(1). Disponível em: https://www.facema.edu.br/ojs/index.php/ReOnFacema/article/view/381/176.
https://www.facema.edu.br/ojs/index.php/...
). Destarte, a criação de tecnologias educativas confiáveis facilita a fixação e o aprendizado por meio de orientações e apoio, sendo importante a sua criação por parte dos profissionais, buscando cada vez mais qualificar a assistência prestada.

Diversos pesquisadores têm incentivado o uso da literatura de cordel como estratégia de educação em saúde por ser atraente, facilitar o aprendizado, possuir baixo custo, linguagem acessível e dinâmica. Estudo que desenvolveu uma literatura de cordel sobre HIV/Aids para realização de educação em saúde apontou essa tecnologia como acessível ao público-alvo, com palavras simples e informações pertinentes, devendo ser incentivado cada vez mais seu uso(2626 Silva RL, Ribeiro J de A, Nascimento OC do, Lopes TC, Cunha B do SG da, Almeida AH do V de. Literatura de cordel e educação em saúde: análise textual do cordel HIV/ AIDS. Rev Bras Saúde Func. [Internet]. 2017 [acesso em 24 jun 2020]; 1(2). Disponível em: http://www.seer-adventista.com.br/ojs/index.php/RBSF/issue/view/90/60.
http://www.seer-adventista.com.br/ojs/in...
).

Outra pesquisa que elaborou e utilizou a literatura de cordel como estratégia para a educação popular em saúde de homens no contexto do semiárido baiano evidenciou que essa tecnologia é importante elemento de educação, com capacidade de estimular práticas de autocuidado, promover saúde, prevenir doenças e valorizar as especificidades de cada público em suas particularidades(2727 Sousa AR, Capistrano RL, Oliveira TC, Oliveira MT, Costa MSF. Cordel como estratégia de educação popular na saúde de homens. Rev. Ed. Popular. [Internet]. 2017 [acesso em 20 jun 20202]; 16(1). Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/35964.
http://www.seer.ufu.br/index.php/reveduc...
).

No contexto da neonatologia, ainda é escassa a criação de tecnologias educativas que abordem a pandemia da covid-19. No entanto, deve-se incentivar a criação desse tipo de tecnologia, haja visto que pesquisa documental analítica realizada na Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida e no Acervo de Literatura Popular em Versos enfatiza o cordel como uma grande ferramenta de promoção à saúde, capaz de fortalecer decisões, estimular hábitos saudáveis, alertar quanto aos riscos de práticas danosas à saúde e incentivar uma melhor qualidade de vida(2828 Lopes IC, Barbosa ML, Oliveira EA, Celino SD, Costa GC. A literatura de cordel como estratégia para promoção da saúde. Rev enferm UFPE on line., [Internet]. 2015 [acesso em 22 jun 2020]; 9(6). Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/10638.
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revi...
).

Dentre as limitações do estudo, a ausência de um especialista em cordel foi a principal, já que a construção do cordel foi realizada pelas próprias pesquisadoras. No entanto, o subsídio científico possibilitou que desenvolvessem habilidades de elaboração dessa tecnologia educativa.

CONCLUSÃO

O estudo permitiu a criação de uma tecnologia educativa em saúde, por ser um meio lúdico, simples e objetivo de informar e fornecer apoio. Através dos versos simples do cordel, transmite-se uma mensagem de acolhimento e perseverança às mães de bebês internados nas unidades neonatais em períodos de pandemia de covid-19.

Esse cordel visa a ser um apoio às instituições de saúde que dispõem de UTIN no que concerne à saúde mental das mães, bem como as orientações quanto às normas das unidades durante a pandemia covid-19.

COMO REFERENCIAR ESTE ARTIGO:

  • Chaves AFL, Cunha ALA da, Santos BKO, Nascimento B de M do, Santos LL dos, Frota NM, et al. Cordel para apoiar mães com filhos internados em unidade neonatal durante a pandemia de Covid-19. Cogitare enferm. [Internet]. 2021 [acesso em “colocar data de acesso, dia, mês abreviado e ano”]; 26. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.76209.

REFERÊNCIAS

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  • 2
    Ministério da Saúde (BR). Secretaria de atenção primária à saúde. Nota Técnica nº 10/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS [Internet]. Brasília, Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 19 jun 2020]. Disponível em: https://rblh.fiocruz.br/sites/rblh.fiocruz.br/files/usuario/80/notatecnica102020cocamcgcividapessapsms_003.pdf
    » https://rblh.fiocruz.br/sites/rblh.fiocruz.br/files/usuario/80/notatecnica102020cocamcgcividapessapsms_003.pdf
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    Dong Y, Mo X, Hu Y, Qi X, Jiang F, Jiang Z, et al. Epidemiology of Covid-19 among Children in China. Pediatrics, [Internet]. 2020 [acesso em 20 jun 2020]; 145(6). Disponível em: https://doi.org/10.1542/peds.2020-0702.
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Editado por

Editora associada: Luciana Puchalski Kalinke

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Out 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    31 Ago 2020
  • Aceito
    21 Dez 2020
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