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Modelagem de fatores da expansão urbana e padrões de viagens aplicando equações estruturais

Urban sprawl and travel patterns modeling with structural equations

Resumos

O objetivo do trabalho é analisar a relação dos efeitos espaciais entre expansão urbana e padrões de viagens baseadas em atividades, mediante a utilização da modelagem com equações estruturais. Foi elaborado um modelo causal que relaciona os fatores da expansão urbana de forma indireta com os padrões de viagens baseados em atividades através da formação de construtos latentes. Assim, a estrutura teórica do modelo "ABTUS (Activity-Based Travels of Urban Sprawl)" foi fundamentada em dois construtos latentes: i) produção de espaço; e, ii) características socioeconômicas. O modelo foi testado em caso de estudo de Brasilia-Distrito Federal para o ano 2000. A partir dos resultados obtidos foram reunidos indícios da relação entre expansão urbana e padrões de viagens baseadas em atividades. Cinco vetores de expansão urbana foram identificados e os padrões de viagens mais representativos foram baseados nas sequências de atividades Residência Trabalho e Residência Estudo. Portanto, para o caso de Brasília a centralização dos empregos e o restito espaço de moradia no centro da cidade, produzem maiores viagens nas expansões urbanas por trabalho e estudo.

expansão urbana; viagens baseadas em atividades; modelagem com equações estruturais


The objective of this paper is to analyze the relationship between urban sprawl spatial effects and activity-based travel patterns through the use of structural equation modeling. It was developed a causal model that related urban sprawl factors indirectly with the activity-based travel patterns through the formation of latent constructs. The theoretical structure of the model "ABTUS (Activity-Based Travels of Urban Sprawl)" was based on two latent constructs: i) production of space, and ii) socioeconomic characteristics. The model was tested in a case study of Brasilia, Distrito Federal for 2000. From the results obtained were gathered evidence of the relationship between urban sprawl and activity-based travel patterns. Five vectors of urban expansion were identified and the most representative patterns of travel were based on the sequences of activities Housing-Work and Housing-Study. Therefore, in the case of Brasilia, the centralization of jobs and limited living space in the city center, are producing urban expansions with many travels for work and study.

urban sprawl; activity-based travel; structural equation modeling


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Nov 2013
  • Data do Fascículo
    Out 2013

Histórico

  • Recebido
    05 Out 2012
  • Aceito
    21 Jan 2013
  • Revisado
    20 Jan 2013
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