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Divulgação científica como forma de compartilhar conhecimento

Em tempos em que a sociedade está cada vez mais conectada às mídias sociais, é necessário usá-las com uma ferramenta de comunicação e difusão do conhecimento, acessível e veloz. O uso das redes sociais como instrumento para disseminar o conhecimento gerado pela produção científica diminui a distância entre a pesquisa e a prática clínica, permitindo o acesso e o diálogo não somente de determinadas áreas do conhecimento, mas também a outros públicos. A potencial democratização do conhecimento técnico-científico proporcionada pelo universo digital representou um rompimento de barreiras e, atualmente, uma fonte de agilidade na transmissão de conteúdos da ciência.

Tradicionalmente, a relevância de um periódico é mensurada por um indicador baseado em citações, seja no próprio periódico ou em outro, calculando-se o fator de impacto (FI). Há, no entanto, o reconhecimento do uso de métricas alternativas ou altmetrics (ALTernative article-level metrics), que foram adotadas no início da última década como referência às mensurações alternativas do impacto promovido por determinado produto científico(11 Barros M. Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2015; (20)2:19-37. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1782.
http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1782...

2 Warren HR, Raison N, Dasgupta P. The rise of altmetrics. JAMA. 2017;317(2):131-2. http://dx.doi.org/10.1001/jama.2016.18346.
http://dx.doi.org/10.1001/jama.2016.1834...
-33 Taberner R. Altmetrics: Beyond the Impact Factor. Actas Dermosifiliogr. 2018;109(2):95-7.). Obtém-se essa métrica por meio da atividade promovida por um artigo em plataformas digitais, monitorando-o por meio do seu número de identificação digital (DOI) e registrando a atenção direcionada a este nas mídias sociais(33 Taberner R. Altmetrics: Beyond the Impact Factor. Actas Dermosifiliogr. 2018;109(2):95-7.). Por mensurar uma dimensão distinta de impacto científico, as altmetrics permitem diversidade de alcance além do contexto acadêmico, com maior velocidade e abertura. Além disso, o retorno ao pesquisar sobre o alcance de seu artigo ocorre em menos tempo quando comparado ao cálculo do FI(11 Barros M. Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2015; (20)2:19-37. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1782.
http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1782...

2 Warren HR, Raison N, Dasgupta P. The rise of altmetrics. JAMA. 2017;317(2):131-2. http://dx.doi.org/10.1001/jama.2016.18346.
http://dx.doi.org/10.1001/jama.2016.1834...
-33 Taberner R. Altmetrics: Beyond the Impact Factor. Actas Dermosifiliogr. 2018;109(2):95-7.). As altmetrics apresentam papéis e propósitos distintos dos métodos bibliométricos tradicionais, não os substituindo. A sua inclusão deve ser complementar, a fim de diminuir as limitações existentes, e compatível ao contexto atual de difusão do conhecimento em escala global(11 Barros M. Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2015; (20)2:19-37. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1782.
http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1782...

2 Warren HR, Raison N, Dasgupta P. The rise of altmetrics. JAMA. 2017;317(2):131-2. http://dx.doi.org/10.1001/jama.2016.18346.
http://dx.doi.org/10.1001/jama.2016.1834...
-33 Taberner R. Altmetrics: Beyond the Impact Factor. Actas Dermosifiliogr. 2018;109(2):95-7.).

Em sua página oficial, a Revista CoDAS apresenta a edição atual e todo o acervo do periódico. Também são divulgados nas contas do Twitter, Facebook e Instagram cujos números de alcance e interação são crescentes. Até o presente momento, foram realizadas 69 publicações referentes a artigos científicos da CoDAS e a divulgação dos mais recentes volumes e números disponibilizados. A rede social Instagram, com conta criada em 2018, apresenta 1.715 seguidores ativos com alcance médio de 1.900 contas e 2.600 impressões por publicação. Esse último índice indica o número de vezes que determinada publicação foi visualizada. A conta do Twitter, também criada em 2018, apresenta 57 seguidores e número médio de 230 impressões por publicação. Criada em 2016, a conta do Facebook apresenta 1.231 seguidores ativos com alcance médio por publicação de 200 contas.

O número de alcance e impressões decorre da interação dos leitores com as publicações, dos compartilhamentos e das hashtags # relacionadas ao tema do artigo. No Instagram, a publicação que promoveu mais visualizações foi a do artigo de Luchesi et al.(44 Luchesi KF, Campos BM, Mituuti CT. Identification of swallowing disorders: the perception of patients with neurodegenerative diseases. CoDAS. 2018;30(6): e20180027. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018027.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201820...
), “Identificação das alterações de deglutição: percepção de pacientes com doenças neurodegenerativas”. Nessa mesma conta, o artigo com mais interações em comentários e curtidas foi “Critérios para decanulação da traqueostomia: revisão de literatura”(55 Medeiros GC, Sassi FC, Lirani-Silva C, Andrade CRF. Criteria for tracheostomy decannulation: literature review. CoDAS. 2019;31(6):e20180228. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018228.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201920...
). Ainda, as publicações referentes à “Apraxia de fala e atraso de linguagem: a complexidade do diagnóstico e tratamento em quadros sintomáticos de crianças”(66 Catrini M, Lier-Devitto MF. Apraxia of speech and language delay: the complexity of diagnosis and treatment of symptomatic children. CoDAS. 2019;31(5):e20180121. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018121.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201920...
) e “Hiper-responsividade auditiva no transtorno do espectro autista, terminologias e mecanismos fisiológicos envolvidos: revisão sistemática”(77 Stefanelli ACGF, Zanchetta S, Furtado EF. Auditory hyper-responsiveness in autism spectrum disorder, terminologies and physiological mechanisms involved: systematic review. CoDAS. 2020;32(3):e20180287. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018287.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201920...
) apresentaram números expressivos de visualização.

Na conta do Twitter, o maior número de engajamentos foi para a publicação de Casarin et al.(88 Casarin FS, Pagliarin KC, Altmann RF, Parente MAMP, Ferré P, Côté H et al. Montreal Communication Evaluation Brief Battery - MEC B: reliability and validity. CoDAS. 2020;32(1):e20180306. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018306.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201920...
) denominada “Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação Breve - MAC B: fidedignidade e validade”. No Facebook, os artigos com mais interação foram os de Pereira et al.(99 Pereira TS, Oliveira F, Cardoso MCAF. Association between harmful oral habits and the structures and functions of the stomatognathic system: perception of parents/guardians. CoDAS. 2017;29(3):e20150301. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20172015301.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201720...
) denominado “Associação entre hábitos orais deletérios e as estruturas e funções do sistema estomatognático: percepção dos responsáveis” e o de Silva et al.(1010 Silva BCS, Moret ALM, Silva LTN, Costa OA, Alvarenga KF, Silva-Comerlatto MP. Glendonald Auditory Screening Procedure (GASP): clinical markers of the development of auditory recognition and comprehension abilities in children using cochlear implants. CoDAS. 2019;31(4):e20180142. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018142.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201920...
), “Glendonald Auditory Screening Procedure (GASP): marcadores clínicos de desenvolvimento das habilidades de reconhecimento e compreensão auditiva em crianças usuárias de implante coclear”.

Assim como nas redes sociais, outra mídia em que houve aumento de acesso foi a da Revista CoDAS. O artigo mais acessado nessa plataforma foi “Avaliação do Programa de Treinamento para memória de trabalho em idosos”(1111 Brito VV, Manhaes AG, Franca AI, Marins M. Evaluation of the Working Memory Training Program for the Elderly. CoDAS. 2019;31(3):e20180089. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182018089.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2018...
), seguido de “Fadiga vocal em professores disfônicos que procuram atendimento fonoaudiológico”(1212 Abou-Rafée M, Zambon F, Badaro F, Behlau M. Vocal fatigue in dysphonic teachers who seek treatment. CoDAS. 2019;31(3):e20180120. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018120.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201820...
) e “Perfil miofuncional orofacial de pacientes com distúrbio do sono: relação com resultado da polissonografia”(1313 Miranda VSG, Buffon G, Vidor DCGM. Orofacial myofunctional profile of patients with sleep disorders: relationship with result of polysomnography. CoDAS. 2019;31(3):e20180183. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018183.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201820...
), todos divulgados também nas redes sociais.

Quanto à interação por área da fonoaudiologia, ao analisar as três redes sociais da Revista CoDAS, o artigo que apresentou mais compartilhamentos na área da Voz foi o de Monteiro et al.(1414 Monteiro JC, Madazio G, Pacheco C, Behlau M. Main reasons that lead popular music singing teachers to seek speech-language pathology assistance for their students. CoDAS. 2020;32(2):e20180242. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018242.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201920...
) denominado “Principais fatores que levam os professores de canto popular a buscar ajuda fonoaudiológica”. Para a área da Linguagem, o artigo de destaque foi “Estrutura e coerência da narrativa oral de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade”(1515 Zenaro MP, Rossi NF, Souza ALDM, Giacheti CM. Oral narrative structure and coherence of children with attention deficit hyperactivity disorder. CoDAS. 2019;31(6):e20180197. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018197.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201920...
). O artigo “Hiper-responsividade auditiva no transtorno do espectro autista, terminologias e mecanismos fisiológicos envolvidos: revisão sistemática”(77 Stefanelli ACGF, Zanchetta S, Furtado EF. Auditory hyper-responsiveness in autism spectrum disorder, terminologies and physiological mechanisms involved: systematic review. CoDAS. 2020;32(3):e20180287. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018287.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201920...
) apresentou mais compartilhamentos na área da Audiologia. Para a área da Disfagia, destacou-se o artigo de Freitas e Cardoso(1616 Freitas JS, Cardoso MCAF. Symptoms of dysphagia in children with cleft lip and/or palate pre- and post-surgical correction. CoDAS. 2018;30(1):e20170018. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182017018.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201820...
) intitulado “Sintomas de disfagia em crianças com fissura labial e/ou palatina pré e pós-correção cirúrgica”. O artigo mais compartilhado na área da Motricidade Orofacial foi “Características orofaciais de idosos funcionalmente independentes”(1717 Silva DNM, Couto EAB, Becker HMG, Bicalho MAC. Orofacial characteristics of functionally independent elders. CoDAS. 2017;29(4):e20160240. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20172016240.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201720...
). Nas áreas da Saúde Coletiva, Fluência e Gerontologia, os artigos que se destacaram em compartilhamento foram “Avaliação da assistência fonoaudiológica na estratégia de saúde da família pela perspectiva do usuário”(1818 Zanin LE, Albuquerque IMN, Carneiro MSM, Melo DH. Evaluation of speech language pathology care in the family health strategy from user perspective. CoDAS. 2017;29(6):e20160192. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20172016192.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201720...
), “Comparação da performance de fala em indivíduos gagos e fluentes”(1919 Costa JB, Ritto AP, Juste FS, Andrade CRF. Comparison between the speech performance of fluent speakers and individuals who stutter. CoDAS. 2017;29(2):e20160136. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20172016136.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201720...
) e “Avaliação do Programa de Treinamento para memória de trabalho em idosos”(1111 Brito VV, Manhaes AG, Franca AI, Marins M. Evaluation of the Working Memory Training Program for the Elderly. CoDAS. 2019;31(3):e20180089. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182018089.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2018...
), respectivamente.

A repercussão do trabalho da equipe de divulgação da CoDAS realizado até o presente momento permite afirmar que as mídias sociais são eficazes na ampla propagação da produção científica e permitem um diálogo mais próximo e ágil com a comunidade profissional e científica. Esses dados versam quanto a imprescindível continuidade dessa ação, contemplando diferentes temas, áreas, autores e instituições, contribuindo na difusão da ciência de qualidade.

REFERÊNCIAS:

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  • Fontes de financiamento:

    Nada a declarar.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jun 2020
  • Data do Fascículo
    2020
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