Resumo em Português:
RESUMO Contexto: cresce cada vez mais o número de pesquisas que se voltam para a sustentabilidade como um conceito de grande destaque, dando origem a uma arena diversa e interessante na literatura gerencial, na qual é amplamente reconhecida a relevância dos modelos de negócios. Objetivo: ao integrar a sustentabilidade ao conceito de modelo de negócios, este estudo tenta determinar como se direcionam os modelos de negócios com vistas à sustentabilidade. Métodos: aplica-se uma abordagem qualitativa de casos múltiplos para examinar cinco pequenas/microempresas que oferecem atividades de turismo de natureza na Noruega ártica. Resultados: identificaram-se quatro direcionadores internos e seis externos considerados essenciais para a incorporação da sustentabilidade nos modelos de negócio. Conclusão: os resultados contribuem para o campo dos modelos de negócio sustentáveis, aprofundando a compreensão de como direcionadores internos e externos específicos operam em diferentes modelos de negócio. Além disso, os modelos de negócios se voltam à sustentabilidade de formas distintas, dependendo do grau com que a incorporam.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Context: research into sustainability as a highly debated concept has become widespread and given rise to a diverse and interesting arena in the management literature in which the relevance of business models is extensively acknowledged. Objective: by integrating sustainability into the business model concept, this study attempts to determine how business models are driven toward sustainability. Methods: a qualitative multiple-case approach is applied to scrutinize five small/micro companies offering nature-based activities in Arctic Norway. Results: four internal and six external drivers are found crucial to incorporating sustainability in business models. Conclusion: the findings contribute to the field of sustainable business models by deepening the understanding of how specific internal and external drivers operate across different business models. Moreover, business models are driven toward sustainability differently, depending on the extent to which sustainability is embedded into them.Resumo em Português:
RESUMO Contexto: como reflexo do chamado das Nações Unidas para que se busquem soluções para os desafios climáticos atuais e se reduza a emissão de CO2 pelas empresas, há uma grande necessidade de que as grandes empresas não apenas empreguem a terminologia referente à transição para a sustentabilidade, mas também implementem estratégias e adotem soluções alternativas sustentáveis. Objetivo: este estudo preenche uma lacuna na literatura ao desenvolver e validar um modelo que ajuda os pesquisadores a compreender os fatores que permitem a seleção de novas práticas sustentáveis no âmbito de uma grande empresa em transição para a sustentabilidade. O modelo desenvolvido utilizou teorias de transição para a sustentabilidade e a teoria institucional com três pilares (regulativo, normativo e cognitivo) para ajudar a compreender a natureza dos critérios de seleção de inovação da empresa. Método: realizou-se uma pesquisa do tipo survey junto a funcionários de uma empresa de gás e petróleo, e realizou-se uma modelagem de equações estruturais para testar o ajuste do modelo, validar a pesquisa e testar as hipóteses. Resultados: identificou-se que os pilares normativos e reguladores exercem o papel principal na seleção das atividades de energia renovável como um primeiro passo da empresa em direção a um futuro sustentável. Conclusão: os resultados fornecem aos pesquisadores um modelo valioso para a compreensão dos principais critérios para a seleção de novos projetos sustentáveis em empresas estabelecidas.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Context: reflecting the call being made by the United Nations to solve our current climate challenges and reduce companies’ CO2 emissions, there is a strong need for large corporations to not only employ the terminology of sustainable transitions, but to implement strategies and select new alternative sustainable solutions. Objective: this study fills a gap in the literature by developing and validating a model that helps researchers understand the factors that enable a large corporation undergoing a sustainable transition to select its new sustainable practices. The developed model used theories of sustainability transition and institutional theory with three pillars (regulative, normative, and cognitive) in order to help understand the nature of the company’s innovation selection criteria. Method: survey-based research was carried out among an oil and gas company’s employees, and structural equation modeling was used to test the model fit, validate the survey, and test the hypotheses. Results: the results showed that normative and regulative pillars play the main role in selecting renewable energy activities as a first step toward the company’s sustainable future. Conclusion: the findings provide researchers with a valuable model for understanding the main criteria for selecting new sustainable projects in established companies.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: o empreendedorismo social se mostra promissor como forma de as organizações agregarem valor tanto para os indivíduos quanto para as comunidades. O objetivo deste trabalho é observar e analisar as formas como o Green Map System, um empreendimento social sem fins lucrativos, apoia, de forma sustentável, o desenvolvimento da comunidade e a liderança local mediante o compartilhamento de ferramentas, ícones e tecnologia com vistas ao mapeamento de sítios ecológicos em todo o mundo. Observa-se e enfatiza-se o papel da tecnologia e das redes sociais, bem o impacto das articulações globais. Métodos: esta pesquisa tem abordagem de natureza qualitativa e emprega a metodologia de estudo de caso. As evidências se baseiam em métodos de coletas de dados que incluem documentos de arquivos, entrevistas, questionários e observações diretas em contextos formais e informais. Resultados: usando o exemplo do Green Map System, demonstra-se que a criação de parcerias locais e a promoção da inclusão e colaboração de uma ampla de stakeholders são essenciais para o cumprimento da sua visão direcionada pela missão. Conclusões: utiliza-se o exemplo do Green Map System e, a partir do crescimento, evolução e inovação social dessa organização, descreve-se como ela trilhou caminhos sociais e de negócio. Também se apontam os desafios e dilemas decisórios enfrentados pela empresa à medida que cresce enquanto um negócio social.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: social entrepreneurship holds promise as a way for organizations to create value for both individuals and communities. The objective of this paper is to observe and analyze the ways Green Map System, a not-for-profit social venture, supports sustainable community development and local leadership by sharing tools, icons, and technology for mapping eco-sites around the world. The role of technology and digital networks, as well as the impact of global linkages, is also observed and emphasized. Methods: the research approach used for this paper is qualitative in nature and uses the case study methodology. Evidence was based on data collection methods, such as archived documents, interviews, questionnaires, and direct observations at formal and informal settings. Results: using the example of Green Map System, I demonstrate that creating local partnerships, as well as including and collaborating with a wide range of stakeholders, is key to fulfilling the organization’s mission-driven vision. Conclusions: I use the example of Green Map System and describe how the organization went about creating social and business pathways by outlining the growth, evolution, and social innovation of the organization. I also layout the challenges and decision dilemmas the organization faces as it continues to grow as a social business.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: há uma necessidade contínua de que as empresas se esforcem para manter os ideais dentro dos valores ambientais, econômicos e sociais - comumente conhecidos como triple bottom line. A manufatura como um setor avançou drasticamente e a literatura sobre modelos de negócios sustentáveis neste setor emergiu. O objetivo deste artigo é analisar modelos de negócios sustentáveis na manufatura e as abordagens e desafios enfrentados na sua criação e implementação. Métodos: este artigo usa uma abordagem sistemática para revisar a literatura. Identificamos modelos de negócios sustentáveis e os classificamos em diferentes áreas da indústria, enquanto estratégias e desafios emergem da literatura. Resultados: os resultados indicam que há algum trabalho empírico realizado na investigação das dimensões sociais e ambientais da sustentabilidade na manufatura. No geral, há uma transição contínua para modelos de negócios sustentáveis em várias divisões da indústria. No entanto, a criação e entrega de valor econômico sustentável ainda são inexploradas. Conclusões: a pesquisa fornece uma visão para pesquisadores e profissionais sobre como as organizações implementam a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, agregam valor às suas partes interessadas. Ele também fornece novos caminhos para a realização de pesquisas em estratégias inexploradas de modelagem de negócios sustentável.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: there is an ongoing need for businesses to strive to maintain ideals within environmental, economic, and social values - commonly known as the triple bottom line. Manufacturing as a sector has advanced drastically and the literature on sustainable business models in this sector has emerged. The purpose of this paper is to analyze sustainable business models in manufacturing and the approaches and challenges faced in creating and implementing them. Methods: this paper uses a systematic approach to review the literature. We identify sustainable business models and classify them within different industry areas while strategies and challenges emerge from the literature. Results: the findings indicate that there is some empirical work done in investigating the social and environmental dimensions of sustainability in manufacturing. Overall, there is an ongoing transition to sustainable business models in varying divisions of industry. However, the creation and delivery of sustainable economic value is still unexplored. Conclusions: the research provides insight to researchers and practitioners on how organizations implement sustainability while delivering value to their stakeholders. It also provides new avenues for conducting research in unexplored strategies of sustainable business modeling.Resumo em Português:
RESUMO Contexto: a Amazônia brasileira possui a maior bacia hidrográfica do mundo. Contudo, mesmo com toda essa abundância, boa parte da sua população não tem acesso a água de qualidade no dia a dia. Para mudar essa realidade, um negócio social chamado Amana Katu criou um modelo de negócio sustentável e inovador baseado nos princípios da economia circular, e construído por meio de parcerias com ONGs, empresas, governo e universidades. Objetivo: este estudo procura compreender "Como modelos de negócios sustentáveis podem ser cocriados em contextos desafiadores?". Métodos: por meio de um estudo de caso qualitativo, foram explorados dados primários e secundários ao longo de 3 anos, analisando-os de acordo com procedimentos de análise de conteúdo. Resultados: o modelo de negócio se alicerça em diferentes princípios da economia circular e em processos de cocriação, baseados em parcerias com diversos stakeholders, que foram fundamentais para a geração de valor e impactos associados às três dimensões da sustentabilidade. Conclusão: esses resultados proporcionam contribuições teóricas que alargam o entendimento sobre a criação e o desenvolvimento de SBMs em contextos desafiadores. Neste tipo de contexto, processos de cocriação e de relacionamento profundo com os stakeholders têm uma função ímpar, e colaboram para a concretização de iniciativas bem sucedidas.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Context: the Brazilian Amazon region has the largest hydrographic basin in the world. However, even with such abundance, a good part of the population does not have access to quality water in their daily lives. In order to change that reality, a social business called Amana Katu created an innovative sustainable business model based on the principles of circular economy, built through partnerships with NGOs, corporations, government, and universities. Objective: this study aims to understand how sustainable business models can be co-created in challenging contexts. Methods: based on a qualitative case study, data was collected in three phases, from primary and secondary sources over three years, and analyzed following content analysis procedures. Results: the business model is based on different principles of circular economy, and the business co-creation process, based on partnerships with different stakeholders, was fundamental for the generation of value and impact associated with the three dimensions of sustainability. Conclusions: these results contribute to theory for a better understanding of the creation and development of SBMs in challenging contexts. In this kind of context, co-creation processes and a deep relationship with stakeholders have a unique function, and collaborate to create successful initiatives.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: a ideia desta edição especial é explorar em mais detalhes como modelos de negócios resilientes, sustentáveis e responsáveis podem ser desenvolvidos. Métodos: os artigos selecionados para esta edição especial oferecem diferentes abordagens para estudar (a) o estado da arte neste campo e (b) métodos e motivadores para atingir os objetivos acima. O desenho de pesquisa utilizado são revisões sistemáticas da literatura, estudos qualitativos, estudos quantitativos e estudos de caso. Resultados: a partir das revisões da literatura, torna-se evidente que o triple bottom line precisa de abordagens mais sofisticadas, incluindo operacionalização, análise, discussão ou resultados de todas as três dimensões. Além disso, vários dos artigos apoiam pesquisas recentes sobre a importância dos stakeholders. Conclusões: a participação dos stakeholders surge como uma importante via de pesquisa para um modelo de negócio sustentável. Assim, os modelos de negócios sustentáveis e a literatura de pesquisa e inovação responsável se aproximam sobre esse tema. A implicação gerencial é focar na inclusão e compreensão de seus stakeholders. A implicação política é estar ciente do contexto em que as empresas estão operando para criar sistemas que possibilitem operar de forma sustentável.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: the idea of this special issue is to explore in more detail how resilient, sustainable, and responsible business models could be developed. Methods: the papers selected for this special issue offer different approaches to study (a) the state of the art of this field and (b) methods and drivers for achieving the above goals. The research design used is systematic literature reviews, qualitative studies, quantitative studies, and case studies. Results: from the literature reviews, it becomes evident that the triple bottom line needs more sophisticated approaches including operationalization, analysis, discussion, or results of all the three dimensions. Further, several of the papers support recent research regarding the importance of the stakeholders. Conclusions: stakeholder participation emerges as an important research avenue for sustainable business model. Thus, the sustainable business models and the responsible research and innovation literature approach each other on this issue. Managerial implication is to focus on including and understanding its stakeholders. Political implication is to be aware of the context that businesses are operating in to create systems that make it possible to operate sustainably.Resumo em Português:
RESUMO Contexto: 25 anos depois de ter sido cunhado, o triple bottom line (TBL) é agora considerado um fracasso pelo seu próprio autor. O conceito pode ser considerado a base fundamental para o desenvolvimento de um novo modelo de negócios necessário para a gestão sustentável de operações. Objetivo: o presente trabalho tem como objetivo apresentar atualizações sistemáticas da literatura, controvérsias, limitações e desenvolvimentos futuros do arcabouço do conceito de TBL apresentado por Elkington em 1998. Metodologia: por meio de uma revisão sistemática da literatura de 1998 a 2019, considerando duas bases de referência principais, foi possível avaliar o uso do conceito na literatura de sustentabilidade. Resultados: os principais resultados apresentam que o conceito não perdeu sua credibilidade; pelo contrário, atingiu seu pico nos últimos cinco anos, devido a pressões ambientais e sociais. Além disso, tem sido empregado inadequadamente considerando apenas duas de suas três esferas (financeira e social, ou financeira e ambiental). Conclusão: o estudo também expõe capabilities que, se incluídas nos conceitos da TBL, podem resultar no sucesso do modelo de negócio. Portanto, nosso objetivo é examinar como o conceito tem sido utilizado ao longo desses anos, refletir sobre seu impacto na academia e no segmento empresarial e tirar algumas conclusões sobre a agenda de pesquisas futuras e a transição para uma estrutura holística de operações sustentáveis.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Context: 25 years after it was coined, the triple bottom line (TBL) is now considered a failure by its own author. The concept can be considered the foundational base for the development of a necessary new business model for sustainable operations management. Objective: this paper aims to present systematic literature updates, controversies, limitations, and future framework developments of the TBL concept presented by Elkington in 1998. Methodology: through a systematic literature review spanning from 1998 to 2019, considering two main bibliographical databases, it was possible to evaluate the use of the concept in the sustainability literature. Results: the main results present that the concept has not lost its credibility; on the contrary, it reached its peak in the past five years, due to environmental and societal pressures. Also, it has been used inadequately considering only two of its three spheres (either financial and social, or financial and environmental). Conclusion: the study also exposes capabilities that if included to the TBL concepts can result into success of the business model. Therefore, our aim is to scrutinize how the concept has been used along these years, reflect on its impact in the academia and the business segment, and draw some conclusions on future research agenda and the transition toward a holistic framework for sustainable operations.Resumo em Português:
RESUMO Este caso para ensino tem por objetivo promover uma reflexão sobre o processo de sucessão da Tink, uma indústria de tintas familiar, composta por sete núcleos familiares, localizada no município de Panambi, estado do Rio Grande do Sul. Em 2018, a empresa estava no mercado há duas décadas, e Pedro, o diretor-presidente desde 2009, informou aos sócios que deixaria a gestão em um período de dois anos. Os sócios gestores defendiam a sucessão interna e apostavam principalmente na manutenção da cultura da empresa. Já a parte dos sócios que não atuava na empresa defendia a sucessão externa, pois não identificava, na atual equipe, o perfil apto a ocupar a cadeira de Pedro. Assim, era necessário discutir sobre as possibilidades de sucessão, considerando o posicionamento divergente dos sócios. Para este caso, propõe-se que os alunos se coloquem no lugar de Pedro, a fim de propiciar-lhes um debate acerca das vantagens e desvantagens da sucessão interna e da sucessão externa para a Tink. Propõe-se que o caso seja utilizado em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu na área de Gestão, em disciplinas de Estratégias Organizacionais e Gestão de Pessoas que enfoquem a sucessão em empresas familiares, as competências gerenciais e a manutenção da cultura.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This teaching case aims to promote a reflection on the succession process of Tink, a family paint industry, composed of seven family nuclei, located in the municipality of Panambi, state of Rio Grande do Sul. In 2018, the company had been on the market for two decades, and Pedro, the CEO since 2009, informed the partners that he would leave the management in a period of two years. The managing partners defended internal succession and bet mainly on maintaining the company’s culture. The partners that did not work in the company, on the other hand, defended external succession, since they did not identify, in the current team, the profile apt to occupy Pedro’s chair. Thus, it was necessary to discuss the possibilities of succession, considering the divergent positioning of the partners. For this case, it is proposed that students put themselves in Pedro’s place, in order to provide them with a debate about the advantages and disadvantages of internal and external succession for Tink. It is proposed that the case be used in undergraduate and graduate lato sensu courses in the field of Management, in disciplines of Organizational Strategies and People Management that focus on succession in family businesses, management skills, and the maintenance of culture.Resumo em Português:
RESUMO Este caso de ensino destina-se ao uso em cursos de graduação e pós-graduação de administração pública e administração de empresas, em disciplinas que tratem do tema sustentabilidade. Podem ser trabalhados os seguintes tópicos: desenvolvimento sustentável, tripé da sustentabilidade, gestão de partes interessadas e engajamento de atores sociais. O caso narra como o FGVces (Centro de Estudos de Sustentabilidade, da FGV Eaesp) e a IFC (International Finance Corporation, do Banco Mundial) realizaram um projeto voltado para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O resultado foi a criação de 25 diretrizes para a realização de grandes obras na região. O caso foca o término da primeira fase, momento no qual os líderes do projeto refletem sobre o caminho percorrido e o desafio para implementação das diretrizes. Sua discussão permite aos estudantes imergir nos dilemas relacionados ao desenvolvimento sustentável, discutir os desafios relacionados à condução de um projeto que envolve múltiplas partes interessadas, e refletir sobre a melhor forma de implantação. O objetivo é que os estudantes incorporem a premissa de desenvolvimento sustentável às suas decisões, e que sejam capazes de identificar os dilemas inerentes à materialização deste conceito e de analisar prós e contras de diferentes caminhos.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This teaching case is intended for use in undergraduate and graduate courses in public administration and business administration, in subjects that deal with the theme of sustainability. The following topics can be worked on: the triple bottom line, sustainable development, stakeholder management, and engagement of social actors. The case narrates how FGVces (Center for Sustainability Studies, from FGV Eaesp) and IFC (International Finance Corporation, from the World Bank) carried out a project aimed at the sustainable development of the Amazon. The result was the creation of 25 guidelines for the execution of large projects in the region. The case focuses on the end of the first phase, at which point the project leaders reflect on the path taken and the challenge for implementing the guidelines. Its discussion allows students to immerse themselves in dilemmas related to sustainable development, discuss the dilemmas and challenges related to conducting a project that involves multiple stakeholders, and reflect on the best form of implementation. The objective is for the students to incorporate the premise of sustainable development in their decisions, to be able to identify the dilemmas inherent to the materialization of this concept, and to weigh the pros and cons of different pathways.