Resumo em Português:
O objetivo desta pesquisa, de delineamento quase-experimental e correlacional, foi verificar a influência de um Programa de Iniciação ao Tênis (PIT) com duas abordagens, Clássica (AC) e de Contexto Motivacional para a Maestria (AM), no desempenho de habilidades motoras especializadas do Tênis (HMET) e investigar as associações entre o desenvolvimento das habilidades especializadas e as fundamentais. Participaram do estudo 61 crianças (29 meninas e 32 meninos), com idades de seis a 12 anos (M = 9,4), sendo 30 crianças da AC e 31 crianças da AM. Para as avaliações das crianças foram utilizados o Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2) e o instrumento de Habilidades Motoras Especializadas do Tênis (HMET). O PIT foi desenvolvido em 26 semanas, implementando, para a AM os pressupostos da estrutura TARGET e do Sport Education Model e para a AC os modelos clássicos de aprendizagem do Tênis. Os resultados indicaram que 1) mudanças positivas e significantes (p < 0,01) nas HMET para todas as crianças; 2) interação não significante da faixa etária (p = 0,519) e do gênero (p = 0,24) nas HMET; 3) associação restrita a locomoção no pós teste entre habilidades especializadas e fundamentais para o grupo da maestria. A implementação de um Programa de Iniciação ao Tênis, baseado em propostas metodológicas eficazes e condizentes com as necessidades reais dos participantes, promove ganhos motores que contribuem para o desenvolvimento infantilResumo em Inglês:
The purpose of the present study, with a quasi-experimental and correlational design, was to verify the influence of a Beginning Tennis Program (BTP) with two approaches - the Classical approach (CA) and the Mastery Motivational Climate approach (MA) - on the development of specialized tennis motor skills (STMS) and the associations between the specialized skills and fundamental skills. The participantes were 61 children (29 girls and 32 boys), aged 6-12 yr. (M = 9.4). Thirty children were submitted to the CA and 31 to the MA. The children were assessed using the Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2) and the Specialized Tennis Motor Skills instrument. The BTP was carried out in 26 weeks and implemented for MA the assumptions of the TARGET structure and the Sport Education Model, and for CA the classical models for tennis learning. Results indicated that 1) all children showed positive and significant changes (p < 0.01) in STMS; 2) there was a non significant interaction of age group (p = 0.519) and gender (p = 0.24) on STMS; 3) a restrict association in the post test between locomotor skills and specialized skills for the Mastery group. The implementation of a Beginning Tennis Program based on effective methodological proposals that are suitable for the participants' real needs fosters motor gains that reinforce children developmentResumo em Português:
O objetivo deste trabalho foi identificar, em judocas, os procedimentos adotados para a redução da massa corporal em períodos próximos às competições e discuti-los frente à literatura. Participaram deste estudo 105 do sexo masculino pertencentes às classes júnior e sênior (idade média de 21,5 ± 8,0 anos). De acordo com os resultados, 73,6% dos atletas desenvolveram estratégias de redução de massa corporal em períodos pré-competitivos, e os métodos mais utilizados por eles foram: aumento do número de atividades físicas além das habituais (76,1%), restrição calórica (59,8%), redução de carboidratos (32,6%) e restrição de líquidos (20,7%). Em valores absolutos, os judocas masculinos reduzem significativamente mais (p < 0,05) a massa corporal em relação às mulheres (4,5 ± 3,5 e 1,7 ± 0,8 kg, respectivamente). As mulheres iniciam com maior antecedência à competição (p < 0,05) a redução da massa corporal (14 ± 6 e 19 ± 7 dias, respectivamente). Pode-se inferir que a maioria dos judocas adota estratégias de redução aguda de massa corporal em períodos que antecedem as competições, o que pode resultar na queda do rendimentoResumo em Inglês:
The aim of this work was to evaluate the procedures adopted for weight loss in periods close to competitions, and emphasize their physiologic effects. One hundred and twenty-five athletes (20 female and 105 male) belonging to the Juvenil, Junior and Senior categories (21.5 ± 8.0 years old) participated in this study. According to the results, 73.6% of the athletes used strategies of weight reduction methods during the pre-competitive periods. The methods used by the athletes were: increasing physical activity level (76.1%), caloric restriction (59.8%), restriction of carbohydrates (32.6%), and restriction of liquids (20.7%). In absolute values, male Judokas presented greater reductions in (p < 0.05) body mass compared to women (4.5 ± 3.5 and 1.7 ± 0.8 kg, respectively). Women started using pre-competition strategies (p < 0.05) to reduc body weight sooner than men (14 ± 6 and 19 ± 7 days, respectively). In conclusion, the most of judokas develop strategies for acute body mass reduction in pre-competitive periods, which may decrease their performanceResumo em Português:
O objetivo deste estudo foi construir, implementar e avaliar uma proposta de ensino do voleibol nas três dimensões do conteúdo: conceitual, procedimental e atitudinal. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método da pesquisa-ação, sendo realizados oito encontros, havendo a participação de quatro professores. Os resultados obtidos foram discutidos na perspectiva das condições de trabalho, em por que e para que ensinar esporte (voleibol), na técnica esportiva e rendimento, nas dimensões do conteúdo e nas características, expectativas e na participação dos alunos. Verificou-se que em determinadas escolas as condições de trabalho, seja em relação ao espaço físico, ao material disponível, à desvalorização da Educação Física ou mesmo à desconfiança por parte dos professores de outras áreas e da direção, apresentam-se como obstáculos para o desenvolvimento desse componente curricular. Entretanto, observou-se que os professores participantes conseguiram desenvolver um ensino de qualidade, contribuindo para o redimensionamento da importância da Educação Física no ambiente formal de ensino. Confirmou-se a possibilidade de desenvolvimento de aulas que possam ir além da dimensão procedimental, facilitando a abordagem das dimensões conceituais e atitudinais do voleibol. Além disso, constatou-se uma participação efetiva dos alunos, mas isso somente se deu devido à disposição dos professores em estruturarem de forma apropriada as suas aulas estudando, destinando tempo para elaboração das atividades e oferecendo estratégias diversificadas que estimulassem o envolvimento dos alunosResumo em Inglês:
The objective of this study was to build, implement and evaluate a proposal to teaching of volleyball in the three dimensions of content: concept, procedure and attitude. For the development of the present work it was used the method of search-action. Eight meetings were held with the participation of four teachers. The results obtained were discussed in the perspective of working conditions, in the reasons and contents of teaching the sport (volleyball), technology and sports performance, in the dimensions of the content and features, expectations and participation of students. It was found that, in some schools, the working conditions, in relation to the physical space, the available material, the under evaluation of the Physical Education or even the suspicion of other teachers and supervisors, present themselves as obstacles to the development of this component curriculum. However, it was observed that the teachers participating successfully develop a quality education, contributing to rebuilding importance of Physical Education in the environment of formal education. It was confirmed the possibility of developing contents that may go beyond procedure dimension, facilitating the approach of the dimensions concept and attitude of volleyball. Moreover, it was for the effective participation of students, but it has only been due to the provision of teachers in structuring as appropriate their classes, studying, intended time for preparation of activities and offering diverse strategies that stimulated the involvement of studentsResumo em Português:
Adolescentes com trajetória de vida alicerçada na falta de valores éticos e morais estão mais vulneráveis à prática de atos infracionais. Caso isso ocorra, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê sua inserção em medidas socioeducativas. Nossa pesquisa tem por objetivo identificar a fase do desenvolvimento moral de adolescentes em conflito com a lei. Para tanto, estudamos 30 adolescentes, entre 15 a 18 anos, do gênero masculino, inseridos em Centro de atendimento socioeducativo. Os dados foram coletados por meio de observação do jogo de futsal, que não contou com a figura do juiz e entrevista estruturada, seguindo-se as linhas gerais do Método Clínico de Piaget (1994). A categorização dos dados coletados confirmou nossa hipótese - de que esses adolescentes, ainda, se encontram com características de uma moral heteronõmica, verificadas pelas diferenças entre a consciência e a prática de regras na situação de jogo. Apesar de conhecerem as regras, durante a partida, somente as respeitam para obterem benefícios, como: não cobrar a falta, enganar o adversário ou, simplesmente, ganhar a partida. Presumimos que somente as respeitariam, caso houvesse a figura de autoridade (juiz), porque esta iria lhes impor punições e privações. Acreditamos, portanto, que os resultados deste estudo possam tornar-se parâmetros para educadores criarem situações propícias, tanto preventivas como interventivas, para o desenvolvimento sociomoral, minimizando, assim, sofrimentos e oportunizando a formação de cidadãos com maior senso ético e moral, capazes de optarem pelo caminho da solidariedade, da cooperação e da justiçaResumo em Inglês:
Adolescents with a course of life based on the lack of ethical and moral values are more vulnerable to the practice of infractions, and in this case the statute of the child and adolescent assumes their insertion on socio educative measures. The objective of this research is to identify the moral development phase in adolescents who are in conflict with the law. Thirty male adolescents between fifteen and eighteen years old, who are inserted on the socio educative care Center, were studied. Data were collected through futsal game observation, without the presence of a referee and structured interview, according to the general lines of the Clinical Method of Piaget (1994). The arrangement of the collected data confirmed our hypothesis - these adolescents are still with the characteristics of a heteronomical moral, confirmed by the differences between conscience and the practice of rules in a game situation. Although they know the rules, these are only respected in order to get some benefits, like not charging foul, deceive the opponent or simply win the match. It is presumed that the rules would only be respected in the presence of an authority (referee), because he would impose punishments and privations. However, it is believed that the results of this study may become a parameter to educators in order to create favorable situations which can be preventive and interventive to the socio moral development, minimizing suffering and seizing opportunities to the formation of citizens with higher ethical and moral standards, who are able to choose the way to the solidarity, cooperation and justiceResumo em Português:
O presente estudo objetivou selecionar, sistematizar e validar o conhecimento declarativo sobre o movimento a ser ensinado no componente curricular Educação Física, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. O conhecimento declarativo sobre o movimento humano foi selecionado com base em livros didáticos de Educação Física e, sua pertinência para a educação física escolar, sendo avaliada por 11 docentes de ensino superior envolvidos com Licenciatura em suas instituições. A sistematização do conhecimento foi realizada com base nos temas selecionados pelos docentes e iniciada com a definição dos comportamentos de saída esperados ao final do quarto ciclo do Ensino Fundamental. Nesse processo, foi considerado o nível de letramento dos alunos (de acordo com indicadores do Ministério da Educação) e os objetivos dos outros componentes curriculares. A validação da proposta foi realizada por 167 professores de Educação Física e 75 assistentes técnico pedagógicos (ATP) da rede Estadual de Ensino. A escala utilizada para avaliação de cada comportamento por série foi a do tipo Likert, que tem como objetivo avaliar o grau de concordância ou discordância de determinadas afirmações. A maioria dos comportamentos esperados por séries recebeu uma aceitação maior que 80% por parte dos professores. Valores menores que esse percentual não apresentaram concordância para uma determinada série. Houve quatro comportamentos (referentes a dimensões biodinâmica e comportamental) que apresentaram unanimidade na aceitação para a 8ª sérieResumo em Inglês:
This study aimed at selecting, systematizing and validating the declarative knowledge on the movement that can be transmitted during physical education classes from 5th to 8th grades. The selection of such declarative knowledge on human movement was based on physical education textbooks and its importance to physical education was evaluated by eleven professors. Starting from the themes selected by the teachers, the systematization of the knowledge was undertaken based on the definition of the outcomes at the end of the 4th cycle of the Basic Education. During this process the level of literacy of the students (according to indicators of the Ministry of Education) and the goals of other curricular components were taken into account. The proposal was validated by tests with 167 physical education teachers and 75 technical-pedagogical assistants from state schools. In order to evaluate the rate of agreement or disagreement of certain statements, the Likert scale was used to analyse the outcomes of each grade. Most of the outcomes on each grade have more than 80% of acceptance. Within a minority of the outcomes the agreement of the adequate grade was not unanimous. In four of the outcomes, referring to biodinamic and comportamental aspects, the acceptance was unanimous regarding the 8th gradeResumo em Português:
Considerando que os saberes dos professores são construídos ao longo dos diversos momentos de sua vida discente e docente, e que essa temática deveria ser mais abordada durante a formação inicial de professores, o objetivo deste estudo foi analisar a trajetória de vida de duas professoras de educação física escolar, sendo uma experiente (PE), com quase 30 anos de carreira, e uma novata (PN), com aproximadamente um ano e meio de carreira, dos ensinos fundamental e médio da rede pública da cidade de São Carlos-SP. Para tanto, a pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados conduziu à elaboração das seguintes categorias: 1) a infância e os possíveis reflexos na atuação profissional, que apresentou a escola e a relação com os pais como grandes responsáveis pela transmissão de valores do que é ser professor; 2) visão de curso/universidade, destacando o apreço sobre o período acadêmico na visão da PE e da PN; 3) dificuldades/reflexões sobre a vida docente, que revelou os obstáculos encontrados pela PN em seu início de carreira e, também, as artimanhas utilizadas pela PE ao lidar com as incertezas que envolvem a prática docente. Desta forma, ressaltamos que as trajetórias de vida dos professores, quando analisadas como uma perspectiva metodológica, podem apresentar aspectos importantes para futuros professores e também auxiliar os docentes durante as suas intervenções pedagógicas, pois o docente que relaciona e reflete a sua trajetória de vida com a sua atuação na escola pode reconstruir as suas intervenções e tornar-se um profissional melhorResumo em Inglês:
Considering that the teacher's knowledge is built throughout several moments of the teachers' lives, both as students and as teachers, and that this subject should be approached more frequently during the initial years of their teaching education, the objective of this study was to analyze the courses of life of two teachers of Physical Education: an experienced teacher (ET), with almost 30 years of teaching experience, and a novice teacher (NT), with nearly one and a half years of teaching, of elementary and secondary schools in the city of São Carlos (São Paulo). We used a qualitative approach with a semi-structured interviews. The analysis of the data led to the production of the following categories: 1) the childhood and the possible reflexes in the professional action, which presented the school and the relationship with the parents as the responsible parts for the transmission of values of what being a teacher is; 2) perspective of the course/university, eliciting the regard for the academic period in the view of both the ET and the NT; 3) difficulties/reflections about the teaching life, which revealed the obstacles found by NT in the beginning of her career, and also the knowledgeable ways adopted by ET when she dealt with the uncertainties that are involved in the teaching practice. In the view of that, we emphasize that the course of life of the teachers, when analyzed as a methodological perspective, can present important aspects for the prospect teachers, and they can also assist the teachers during their educational interventions because the teacher that associates and reflects his life course with his actions in the school can reconstruct his interventions and become a better professionalResumo em Português:
A gestão profissional do Esporte tem sido tema recente de estudos no País, envolvendo pesquisas referentes ao gestor e sua atuação nos diferentes segmentos da Indústria do Esporte (Pitts & Stotlar, 2002). Poucos são os estudos desenvolvidos no sentido de caracterizar o administrador esportivo de clubes, federações e entidades de administração do Esporte (Bastos, 2003, 2004; Medalha,1982) e descrever as características organizacionais e de gestão de equipes brasileiras de Voleibol (Durieux, 2005; Pizzolato, 2004). A presente pesquisa, descritiva e exploratória, teve como objetivo descrever o perfil do gestor e as características organizacionais de equipes de Voleibol do Brasil participantes da Superliga de Voleibol 2007-2008, através de estudo de casos múltiplos. Para tanto, foi aplicado questionário junto aos gestores das equipes, composto de questões abertas e fechadas. Concluiu-se que as equipes possuem gestor profissional que exerce funções gerenciais estratégicas, e que a estrutura organizacional do Voleibol brasileiro de alto rendimento se caracteriza por ser fortemente calcada na instituição clubística, amparada prioritariamente pela iniciativa privada e com apoio do setor público municipalResumo em Inglês:
Professional sport management has been a theme of studies in Brazil, involving researches concerning the manager and his performance in different segments of the sports industry (Pitts & Stotlar, 2002). Several studies have been developed, to characterize the administrator of clubs, federations and sports administration entities (Bastos, 2003, 2004; Medalha,1982) and to describe the organizational and managerial characteristics of brazilian volleyball teams (Durieux, 2005; Pizzolato, 2004). This survey, descriptive and exploratory, had the main objective of describing the manager profile and the organizational characteristics of brazilian volleyball teams, participants of the "2007-2008 Volleyball Superleague Championship", through multiple case studies. For this, the team managers answered a questionnaire. The main findings were that the teams have professional managers, performing managerial strategic functions. Furthermore, the organizational structure of the high level brazilian volleyball teams is characterized by being strongly based on the social sports clubs model, sponsored mainly by the private sector and supported by the municipal governmentsResumo em Português:
O artigo busca desenvolver a relação entre a expansão da rede ferroviária no interior paulista e a evolução das práticas esportivas, mais especificamente o futebol. A ideia central é que o movimento ocorre do meio urbano para o interior, percebido agora não mais como um espaço tradicionalmente rural, mas no bojo do surgimento e expansão de vilas e cidades. Procura apontar as principais características da realidade política, econômica e social do Brasil na primeira metade do século XX e contribuir para a discussão sobre o desenvolvimento das práticas esportivas no períodoResumo em Inglês:
The article seeks to develop the relationship between the expansion of railway network in São Paulo and the evolution of sports, especially the soccer. The central idea is that movement occurs in urban areas to the interior, not as a traditionally rural area, but in the midst of the emergence and expansion of towns and cities. It identifies the main features of political scenario, economic and social in Brazil in the first half of the twentieth century and contribute to the discussion on the development of sports in the periodResumo em Português:
Este estudo é percorrido por três principais objetivos: 1) caracterizar o desenvolvimento modal e as diferenças inter-individuais da coordenação motora; 2) verificar a existência de um efeito associado ao gênero; 3) testar a relevância de preditores do desenvolvimento da Coordenação motora (CoM) tais como o IMC e os níveis de Atividade Física. A amostra é constituída de 285 crianças (143 meninos e 142 meninas). A coordenação motora foi determinada a partir da bateria de testes KTK (Equilíbrio em deslocamento para trás, Saltos laterais, Saltos monopedais e Transposição lateral). O questionário de Godin e Shephard (1985) foi utilizado para avaliar a Atividade Física. As estatísticas descritivas básicas foram calculadas no SPSS 15. A mudança intra-individual e as diferenças inter-sujeitos foram efetuadas no programa estatístico HLM, versão 6. É visível um incremento dos valores médios, em ambos os sexos, para as todas as provas do KTK, bem como do IMC e o dos níveis de Atividade Física. Os melhores resultados foram observados nas crianças que estavam no 1º quartil do IMC e no 3º da Atividade Física. Os resultados reafirmam a necessidade de uma estrutura didático-metodologica das aulas de Educação Física para que as crianças alcancem níveis adequados de coordenação para sua idadeResumo em Inglês:
This study aims at: 1) describing models for developmental changes and interindividual differences in gross motor coordination (CoM); 2) verify the presence of gender effects; 3) and test the importance of BMI and physical activity level in motor coordination (CoM) development. Sample size comprises 285 children (143 boys and 142 girls). Motor coordination was evaluated with the test battery "Körperkoordinationstest für Kinder" (KTK) consisting of four tests: backward balance (ER), jumping sideways (SL), hopping on one leg (SM), and shifting platforms (TL). Godin and Shephard's questionnaire was used to evaluate children's physical activity level. Basic statistics were computed in SPSS. Intraindividual changes and interindividual differences were estimated within the framework of multilevel modeling using the HLM software, version 6. Mean significant changes were noticed on both genders in CoM, BMI and physical activity. Best CoM values were found for children in the 1st quartile of BMI and 3rd quartile of physical activity. These results call for a closer attention to novel approaches of didactical issues in the preparation of physical education classes, so that all children may achieve adequate levels of success according to their ageResumo em Português:
Na década de 20, o esporte ainda era visto como uma instituição masculina, o que invalidava a experiência atlética feminina, sendo apenas o atletismo, a dança clássica e o bola ao cesto, consideradas atividades saudáveis para o intitulado "sexo frágil". Uma vez excluídas dos estádios e instituições esportivas, assim como da própria vida pública determinada na época, a condição feminina foi limitada pela dedicação ao lar e à família.Em contrapartida, o Movimento Feminista lutava pelo direito à cidadania, à uma existência legal na vida pública e a própria Educação Física apontava através de seus discursos a mulher como fisicamente ativa, dentro de propósitos eugenistas e higienistas. O objetivo deste trabalho é discutir como se deu a participação da mulher nas práticas corporais em clubes na década de 20 na cidade de São PauloResumo em Inglês:
In the second decade of the XX century, sports were still accepted as a male institution, which disabled the female athletic experience, being only the athletics, the classic dance and the basketball (called "bola ao cesto") considered as healthy activities to the so called "fragile gender". Once banned from stadiums and sport institutions as well as from the very public life at that time, the female condition was limited to home and family activities. Notwithstanding, the Feminism strived for the right to citizenship and to a legal existence in public life. The Physical Education very itself referred women as physically active through its discourses within eugenics and hygienic purposes. The aim of this study is to discuss how occurred the women participation in corporal practices in clubs in the decade of 20 in São Paulo cityResumo em Português:
O objetivo do estudo foi analisar a autopercepção da imagem corporal (IC) e associar a IC com indicadores sociodemográficos, estado nutricional e nível de atividade física de universitários. Realizou-se um estudo transversal com 294 universitários (136 homens e 158 mulheres), mensurou-se a percepção da IC por meio da escala de silhueta, indicando a silhueta atual (SA), silhueta ideal (SI) e a silhueta ideal do sexo oposto (SIO). Ainda foram coletadas variáveis demográficas (sexo, idade, turno de estudo, ocupação), nível socioeconõmico, estado nutricional (índice de massa corporal) e o nível de atividade física (IPAQ - versão curta). Utilizou-se a análise descritiva e o teste de associação do qui-quadrado para análise dos dados. A prevalência de insatisfação com a IC foi de 61,2% (n = 180), sendo 61% nos homens e 61,4% nas mulheres. A silhueta 2 foi apontada por 57% das mulheres como a SI, entre os homens 38,2% e 39,7% apontaram a silhueta 3 e 4 como a SI. Foi identificada como SIO à silhueta 3 (63,2% masculino e 56,3% feminino). As mulheres demonstraram uma maior percepção (67,6%) em possuir uma silhueta menor que a atual. Já entre os homens houve a tendência (66,7%) a desejarem uma silhueta maior do que a atual. Além do sexo a percepção com a IC foi associada com o estado nutricional (p < 0,05), onde se observou que 78,7% dos indivíduos com excesso de peso desejam ter uma silhueta menor do que a atual. Concluísse que a autopercepção da IC esteve associada ao sexo e ao estado nutricional nos universitáriosResumo em Inglês:
This study aimed at evaluating the self-perception of the body image (BI) and associating the BI to socio-demographic indicators, nutritional state and level of physical activities in university students. A cross-sectional study with 394 students was made (136 men and 158 women). The BI perception was measured by means of the silhouette scale, indicating the present silhouette (PS), the ideal silhouette (IS), and the ideal silhouette of the opposed gender (ISO). Demographic variables were also collected (gender, age, part of the day in which they study, occupation), socio-economical level, nutritional state (body mass index) and the level of physical activity (IPAQ - Short version). The descriptive analysis and the qui-square association test were used to analyze the data. The dissatisfaction prevalence with the BI was of 61.2% (n = 180), being 61% men and 61.4% women. The silhouette 2 was pointed by 57% and 38.2% of women and men as the IS, respectively. Silhouettes 3 and 4 were pointed as the IS by 38.2% of the women and 39.7% of the men. Silhouette 3 was identified as the ISO (63.2% male and 56.3% female). Women showed a higher prevalence (67.6%) of having a smaller silhouette than the present one. Men showed a tendency (66.7%) to prefer a bigger silhouette than the present one. Besides the gender, the BI perception was associated with the nutritional state (p < 0.05), in which it was observed that 78.7% of the overweight subjects to have a smaller silhouette than they have at present. The conclusion is that the BI self-perception was associated with gender and nutritional state of the university studentsResumo em Português:
Inúmeros problemas de saúde pública são atribuídos aos fatores induzidos pelo ambiente de trabalho que, associados ao estilo de vida sedentário, contribuem para deteriorar a qualidade de vida do trabalhador. Neste sentido, procuramos descrever o perfil, avaliar a condição física e o risco cardiovasculares dos funcionários da saúde. Foram avaliados 198 funcionários (46 ± 10 anos) que responderam uma anamnese e foram submetidos a avaliações bioquímicas, antropométricas e funcionais. Os valores foram apresentados como média ± desvio padrão da média. Foram utilizados testes de qui-quadrado (x²), taxa de "odds" e correlações de Pearson (p < 0,05). Dos avaliados, 54% apresentaram peso corporal elevado, 33% pressão arterial (PA) elevada e 56% eram sedentários. Colesterol total (CT), lipoproteína de baixa densidade e triglicerídeos (TG) acima da normalidade foram encontrados em 49%, 41% e 24% dos servidores, respectivamente e, 75% apresentaram taxas reduzidas de lipoproteína de alta densidade. As análises de x² e taxa de "odds" apontaram que os valores de TG e PA foram significativamente maiores para homens comparados às mulheres. Capacidade cardiorrespiratória ruim foi verificada em 56% dos homens e 23% das mulheres, além disso, a flexibilidade apresentou-se com níveis insatisfatórios para homens e mulheres. Observou-se que o índice de massa corporal se correlacionou positivamente com PA, CT e TG. Constatou-se, também que a idade foi fator agravante para PA, flexibilidade, CT e glicemia nas mulheres. Dessa forma, a prevalência de múltiplos fatores de risco nestes trabalhadores demonstra tratar-se de população não assistida pela saúde, motivo pelo qual sugere-se conscientização sobre sua própria saúde evitando a aposentadoria precoceResumo em Inglês:
Several public health problems are due to environmental work, which, associated with sedentarism, contribute to reduce the quality of life of the worker. Therefore, this study aimed to describe the profile, evaluate the physical condition and cardiovascular risk factor of health workers. Health workers (198) from Bauru and Jau cities (46 ± 10 years old) were assessed. They answered a questionnaire and participated in antrophometric and functional assessments. Values are presented as means ± SD. Qui-squared (x²) analysis, odds rate and Pearson correlation were used (p < 0.05). From all workers evaluated, 54% presented high body weight, 33% high blood pressure and 56% were sedentary. Total cholesterol (TC), low-density lipoprotein and triglycerides (TG) above normal values were found in 49%, 41% and 24% of the individuals, respectively, and 75% presented low values of high-density lipoprotein. Qui-squared analysis and odds rate confirmed that TG and blood pressure (BP) were higher for men compared with women. Physical capacity was bad for 56% of men and 23% of women. Also, flexibility was unsatisfactory for men and women. Body mass index correlated positively with BP, TC and TG. Aging was an important risk factor for BP, TC, blood glucose, body mass index and flexibility only for women (p < 0.05). The prevalence of multiple risk factors among these health workers shows that this population is not adequately assisted. For this reason, a program from the government in order to make this population recognize such problems and avoid premature retirement is suggested