Resumo
Objetivo
Analisar a associação entre a prática de atividades físicas, a participação nas aulas de educação física e indicadores de isolamento social em adolescentes.
Métodos
Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, baseado na análise secundária de dados, a partir de uma amostra representativa de estudantes (14-19 anos) do ensino médio da rede pública estadual (n = 4.207). Os dados foram coletados por meio do questionário Global School-based Student Health Survey. As variáveis independentes foram o nível de atividade física e a participação nas aulas de educação física, enquanto as variáveis dependentes foram dois indicadores de isolamento social (sentimento de solidão e ter poucos amigos). Na análise estatística, recorreu-se a procedimentos descritivos e inferenciais.
Resultados
A maioria dos sujeitos foi classificada como insuficientemente ativa (65,1%) e relatou não participar das aulas de educação física (64,9%). Aproximadamente 15,8% referiram sentimento de solidão e 19,5% reportaram ter até um amigo. Na análise bivariada, verificou-se uma proporção significativamente inferior de isolamento social entre os adolescentes que participavam das aulas de educação física. Na regressão logística binária, após ajustamento de variáveis, verificou-se que a participação nas aulas de educação física foi identificada como fator de proteção em relação ao indicador de isolamento social "ter poucos amigos", mas somente entre as moças.
Conclusões
A participação nas aulas de educação física está associada à menor isolamento social em adolescentes do sexo feminino
PALAVRAS-CHAVE
Isolamento social; Amigos; Atividade física; Educação física; Adolescente