Acessibilidade / Reportar erro

Atitude dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem

Actitud de los enfermeros de un hospital público de enseñanza en cuanto al proceso de enfermería

RESUMO

Objetivo

Mensurar as atitudes dos enfermeiros sobre o processo de enfermagem em hospital público de ensino.

Método

Estudo transversal e analítico, junto a enfermeiros de um hospital terciário. Foi aplicado um instrumento para a caracterização da amostra e o instrumento Posições sobre o Processo de Enfermagem, que mensura a atitude do enfermeiro em relação ao processo de enfermagem. São 20 itens a serem considerados, o valor mínimo possível é de 20, e o máximo, de 140. Os dados foram submetidos à estatística descritiva, e as variáveis de interesse, analisadas pelos testes Mann-Whitney, t de Student, Qui-quadrado, Kruskal-Wallis, coeficiente de correlação de Spearman e modelos de regressão múltipla hierárquicos, conforme apropriado.

Resultados

Em uma amostra de 226 enfermeiros, 80,5% (182) afirmaram realizar o processo de enfermagem diariamente. O escore médio do instrumento foi de 102,50 (DP=21,76). O item “rotineiro/criativo” apresentou escore mais baixo (3,54), enquanto “sem importância/importante” apresentou escore mais alto (5,81).

Conclusão

Os enfermeiros referiram ser favoráveis e apresentaram atitudes positivas quanto ao processo de enfermagem, além de considerarem-no importante, porém rotineiro, além de que afirmaram pouco ou nenhum contato com pesquisas, aulas e eventos sobre a temática.

Processo de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Atitude do Pessoal de Saúde; Hospitais de Ensino

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br