Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da escrita escolar: a importância e o papel dos critérios 1 1 A pesquisa se intitula Discursos sobre avaliação - o que se diz dos textos dos alunos e foi desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco. Dela participaram três bolsistas na época: Karla Renata de Lima, Maria Clara Sobral Galindo e Michelle Batista Bezerra, sendo as duas primeiras do curso de licenciatura em Letras e a última, do curso de Pedagogia.

The importance and role of criteria in the evaluation of writing

RESUMO

No presente texto, discutimos a avaliação da aprendizagem da escrita no contexto escolar, enfocando, especificamente, a questão dos critérios. A partir dos dados de uma pesquisa anterior sobre como os professores encaminham o processo de devolução dos textos aos alunos após a correção, fizemos uma análise crítica dos procedimentos avaliativos empregados por uma docente dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do município de Olinda (PE). Os dados foram coletados mediante observação de aulas de língua portuguesa, com audiogravação e registros em diários de campo, e sua análise foi baseada num referencial teórico centrado no conceito de avaliação formativa. Em seguida à discussão do corpus, mostramos uma possibilidade de trabalho que articule os processos de ensino, avaliação e aprendizagem. O estudo nos levou a reafirmar a importância e o papel dos critérios, qualquer que seja a dimensão do ato de avaliar a aprendizagem que esteja sendo considerada.

Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem; Avaliação da escrita escolar; Critérios de avaliação; Produção de texto

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br