Acessibilidade / Reportar erro

ESPAÇO IMAGEM IMAGING SPACE

Senhora de 65 anos com mialgia, artralgia, astenia, febre baixa não aferida e dor em pavilhão auricular bilateral há um mês. Há uma semana havia desenvolvido hiperemia em olho direito com sensação de ardência associada. Não havia relato de perda de peso, dispnéia, tosse, diarréia ou surgimento de linfadenomegalias. O exame físico revelou hiperemia e deformidade de pavilhão auricular bilateral preservando o lóbulo da orelha. O exame ocular revelou hiperemia da conjuntiva em olho direito. Exames complementares como hemograma e velocidade de hemossedimentação (VHS) foram normais. A pesquisa de anticorpo antinuclear e bacilo álcool ácido resistente foram negativas. Foi diagnosticada policondrite recidivante. A paciente foi medicada com prednisona 40 mg com ótima resposta terapêutica. A Figura 1 (A e B) mostra a hiperemia de pavilhão auricular com deformidade associada e preservação do lóbulo da orelha.


Caso encaminhado por Francisco Alves Bezerra Neto, Professor Substituto de Reumatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), RN, Brasil.

Responsável: Manoel Barros Bértolo

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Fev 2007
  • Data do Fascículo
    Dez 2006
Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br