Acessibilidade / Reportar erro

Repercussões da utilização do plano de parto no processo de parturição

Repercusiones de la utilización del plan de parto en el proceso de parto

Resumo

OBJETIVO

Analisar as repercussões da utilização do Plano de Parto no processo de parturição a partir da produção científica nacional e internacional.

MÉTODOS

Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados LILACS, PUBMED, CINAHL e SciELO, compreendendo 13 artigos publicados nos idiomas inglês, espanhol e português, no período de 2008 a 2018.

RESULTADOS

A construção do Plano de Parto no pré-natal influencia positivamente o processo de parturição e os desfechos materno-fetais. Expectativas irrealistas podem causar insatisfação com a experiência de parto. Prestadores de cuidado desempenham papel central no apoio a realização do planejamento e no cumprimento deste.

CONCLUSÕES

As publicações analisadas justificam a implementação clínica do Plano de Parto por se configurar como tecnologia potencializadora de cuidados humanizados e satisfação materna. Persistem desafios relacionados à adesão das mulheres ao instrumento e apoio profissional para melhorar o cumprimento destes.

Palavras-chave:
Gravidez; Planejamento; Parto; Parto humanizado; Tomada de decisões; Revisão

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br