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O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil

Social by products from Brazilian higher education quota system

Resumos

Propõe demonstrar que as ações afirmativas no Brasil, no âmbito da universidade pública, originalmente reivindicadas pelo segmento negro, acabaram proporcionando um consistente subproduto social que beneficiou outros segmentos etnicorraciais. Para tanto, foi realizada uma análise de indicadores sobre a temática, com a qual pôde inferir as conclusões dos autores. Nesse sentido, o conceito de "subproduto social" deve ser entendido como a extensão de benefícios a outros grupos sociais que historicamente não sofreram desvantagens efetivas no Brasil. Trata-se de um artefato conceitual que possui dois componentes: o primeiro decorre da essência do debate ideológico sobre o tema e o outro tem um cunho perverso, pois transfere as vagas das "cotas raciais" não preenchidas para as "cotas sociais".

ação afirmativa; educação superior pública; cotas raciais; cotas sociais


The aim of this study is to present that affirmative actions in Brazilian public universities, which were originally claimed by the Black movement, ended up developing benefits to other social, racial and ethnic groups. Thus, we performed an analysis of indicators in order to infer the authors' conclusions. Therefore, the concept of "social by products" must be understood as the extension of benefits to other social groups that have not historically suffered significant disadvantages in Brazil. This is a conceptual discussion about two components: the first one is the essence of the ideological debate on the subject and the other is a perverse nature, because it moves vacancies from "racial quotas" to "social quotas".

affirmative action; higher public education; racial quotas; social quotas


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    20 Abr 2011
  • Aceito
    01 Mar 2013
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