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O POTENCIAL DA ENTREVISTA EM CONTEXTO EDUCATIVO: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA

INTERVIEW'S POTENTIAL IN THE EDUCATIONAL CONTEXT - AN INVESTIGATIVE EXPERIENCE

RESUMO:

Subjaz a este artigo uma tese de doutoramento1 1 "Das Representações Sociais à Educação Intercultural - Identidade/ Alteridade de Alunos Autóctones e Estrangeiros numa Escola Multicultural" - tese de doutoramento em Didática e Formação, Ramo de Desenvolvimento Curricular, concluída em janeiro de 2014 na Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, com o apoio financeiro da DGAE - Ministério da Educação. , recentemente concluída, que usa as representações sociais como formas de conhecimento prático que permitem a compreensão do campo educativo. Esse estudo desenvolveu-se de acordo com uma metodologia qualitativa e o instrumento principal de recolha de dados foi a entrevista individual, semiestruturada, não interventiva. Os sujeitos principais foram alunos de uma escola do Ensino Secundário com 3º Ciclo. Os resultados que aqui apresentamos mostram-nos como a mera participação no processo de recolha de dados levou os participantes a uma metarreflexão potenciadora tanto de uma transição epistemológica como de uma transição ecológica, assumindo-se como agentes conscientes e ativos de mudança na escola.

Palavras-chave:
Entrevista; Investigação qualitativa; Representações sociais; Escola reflexiva; Educação intercultural

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