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Educação comparada no Brasil: esboço de agenda

Comparative education in Brazil: an agenda outline

Partindo de breve histórico da educação comparada no Brasil, rastrearam-se as publicações da área, isto é, artigos, dissertações e teses. Além da revisão da literatura, foram identificados os artigos de acesso aberto publicados eletronicamente até 2014, de autores brasileiros ou não, em periódicos do Brasil. A distribuição temática mostra que o maior interesse da educação comparada está nas visões macroscópicas e nas suas dimensões internacionais, ou seja, nas políticas educacionais. O número de trabalhos se manteve estável no último decênio, apesar da globalização, e Portugal e os países latino-americanos foram os principais focos de comparação. No sentido da agenda, nota-se que a maioria dos trabalhos se circunscreve ao eixo ibero-americano, possivelmente por dificuldades linguísticas. Um dos temas que requerem massa crítica é a avaliação educacional, inclusive internacional, de que o País vem participando. No rumo de uma agenda, alerta-se para as dificuldades suscitadas por um arco ideológico que tem nas pontas o isolacionismo e a imitação acrítica. Igualmente, aponta-se a necessidade de aplicar os métodos quantitativos, embora sem sacralizá-los. Por fim, convida-se à qualidade e ao pluralismo teórico e metodológico, ainda que a educação comparada mantenha número modesto de publicações.

educação comparada; sistemas educacionais; políticas públicas em educação; pesquisa da educação; globalização e educação; Brasil


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