Acessibilidade / Reportar erro

Ambiente e desenvolvimento Como citar este artigo: Procianoy RS. Environment and development. J Pediatr (Rio J). 2016;92(3 Suppl 1):S1.

A criança é um ser em constante desenvolvimento, tanto em relação ao desenvolvimento somático, com a diferenciação dos diversos órgãos, como quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor, com a diferenciação psicoemocional.

Desenvolvimento e ambiente estão intimamente ligados. De tal forma que hoje se conhecem inúmeros fenômenos epigenéticos que decorrem da modificação da manifestação gênica em função de influência ambiental.

O ambiente em fases muito precoces da vida exerce influência na saúde da criança. Evidências recentes reforçam que não apenas um ambiente enriquecido em estímulos motores e atenção global para com a criança, mas, especificamente, o uso da linguagem expressiva pelos pais com os seus filhos de forma continuada e precoce promove obtenção de melhor desempenho cognitivo, especialmente em populações com maior vulnerabilidade.11 Roberts MY, Kaiser AP, Wolfe CE, Bryant JD, Spidalieri AM. Effects of the teach-model-coach-review instructional approach on caregiver use of language support strategies and children's expressive language skills. J Speech Lang Hear Res. 2014;57:1851-69.,22 Morgan C, Novak I, Dale RC, Guzzetta A, Badawi N. GAME (Goals–Activity–Motor Enrichment): protocol of a single blind randomized controlled trial of motor training, parent education and environmental enrichment for infants at high risk of cerebral palsy. BMC Neurol. 2014;14:203.

O efeito da qualidade nutricional no crescimento é conceitualmente conhecido há muitos anos, mas a influência do ambiente intestinal no cérebro e os mecanismos que envolvem o novo conceito de neuronutrição são recentes. O ambiente intrauterino, o tipo de dieta materna, o tipo de parto, a idade gestacional ao nascer e a presença de aleitamento materno modulam o microbioma intestinal e são determinantes de saúde ou doença.33 Keunen K, van Elburg RM, van Bel F, Benders MJ. Impact of nutrition on brain development and its neuroprotective implications following preterm birth. Pediatr Res. 2015;77:148-55.55 Heberling C, Dhurjati P. Novel systems modeling methodology in comparative microbial metabolomics: identifying key enzymes and metabolites implicated in autism spectrum disorders. Int J Mol Sci. 2015;16:8949-67. O presente suplemento tem por objetivo mostrar os tópicos importantes da interação ambiente e desenvolvimento na saúde infantil e convidar a comunidade científica a mergulhar na leitura desses artigos.

  • Como citar este artigo: Procianoy RS. Environment and development. J Pediatr (Rio J). 2016;92(3 Suppl 1):S1.

Referências

  • 1
    Roberts MY, Kaiser AP, Wolfe CE, Bryant JD, Spidalieri AM. Effects of the teach-model-coach-review instructional approach on caregiver use of language support strategies and children's expressive language skills. J Speech Lang Hear Res. 2014;57:1851-69.
  • 2
    Morgan C, Novak I, Dale RC, Guzzetta A, Badawi N. GAME (Goals–Activity–Motor Enrichment): protocol of a single blind randomized controlled trial of motor training, parent education and environmental enrichment for infants at high risk of cerebral palsy. BMC Neurol. 2014;14:203.
  • 3
    Keunen K, van Elburg RM, van Bel F, Benders MJ. Impact of nutrition on brain development and its neuroprotective implications following preterm birth. Pediatr Res. 2015;77:148-55.
  • 4
    Sherman MP, Zaghouani H, Niklas V. Gut microbiota, the immune system, and diet influence the neonatal gut-brain axis. Pediatr Res. 2015;77:127-35.
  • 5
    Heberling C, Dhurjati P. Novel systems modeling methodology in comparative microbial metabolomics: identifying key enzymes and metabolites implicated in autism spectrum disorders. Int J Mol Sci. 2015;16:8949-67.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Jun 2016
Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br