Acessibilidade / Reportar erro

Medidas de QTc e QTcd e suas Relações com Hipertrofia Ventricular Esquerda em Pacientes em Hemodiálise

Palavras-chave
Hipertrofia Ventricular Esquerda; Diálise Renal; Eletrocardiografia

Caro Editor,

Lemos a publicação sobre "Medidas de QTc e QTcd e suas Relações com a Hipertrofia Ventricular Esquerda em Pacientes em Hemodiálise", que é muito interessante.11 Alonso MAG, Lima VAC, Carreira MAM, Lugon JR. Reproducibility and reliability OF QTe and QTed measurements and their relationships with left ventricular hypertrophy in hemodialysis patients. Arq Bras Cardiol.2017;109(3):222-30. Alonso et al.,11 Alonso MAG, Lima VAC, Carreira MAM, Lugon JR. Reproducibility and reliability OF QTe and QTed measurements and their relationships with left ventricular hypertrophy in hemodialysis patients. Arq Bras Cardiol.2017;109(3):222-30. concluíram que "Descobrimos que o intervalo QTc, em contraste com o QTcd, é uma medida reprodutível e confiável e mostrou uma correlação fraca, mas positiva, com o IMVE em pacientes em HD". Esse estudo utilizou um grupo de controle não-pareado; portanto, pode-se esperar o viés de seleção. De fato, a hipertrofia pode ser esperada em um paciente em hemodiálise que poderia ter síndrome metabólica e doença vascular subjacentes.22 Chirakarnjanakorn S, Navaneethan SD, Francis GS, Tang WH. Cardiovascular impact in patients undergoing maintenance hemodialysis: clinical management considerations. Int J Cardiol. 2017;232:12-23. Para testar a reprodutibilidade, é necessária a repetição da análise e há uma necessidade de avaliar a precisão intra- e inter-análise. No presente relato, não é possível concluir que o teste tenha boa reprodutibilidade.

References

  • 1
    Alonso MAG, Lima VAC, Carreira MAM, Lugon JR. Reproducibility and reliability OF QTe and QTed measurements and their relationships with left ventricular hypertrophy in hemodialysis patients. Arq Bras Cardiol.2017;109(3):222-30.
  • 2
    Chirakarnjanakorn S, Navaneethan SD, Francis GS, Tang WH. Cardiovascular impact in patients undergoing maintenance hemodialysis: clinical management considerations. Int J Cardiol. 2017;232:12-23.

Carta-resposta

Agradecemos seus comentários sobre o nosso trabalho.

Nosso relato foi um estudo caso-controle com pacientes em hemodiálise recrutados de um único centro de diálise e um grupo controle pareado por sexo e idade sem doença renal evidente. Para avaliação da reprodutibilidade e confiabilidade das medidas de QTc e QTcd, os testes de correlação e concordância intra- e inter-observador foram realizados empregando-se a correlação de Pearson, coeficiente Kappa de Cohen e diagrama de Bland-Altman. Dois observadores (sem ter conhecimento dos resultados um do outro) mediram manualmente o intervalo QT e a sua dispersão no mesmo traçado eletrocardiográfico em dois momentos diferentes, com um intervalo de uma semana entre as medições. A maioria dos estudos anteriores que consideraram a reprodutibilidade das medidas de QTc e QTcd, utilizou apenas um método de avaliação, especialmente o teste do coeficiente de correlação, sem contemplar os testes de concordância. Aplicamos três tipos diferentes de testes, com dois observadores diferentes chegando a uma provável conclusão de boa reprodutibilidade do QTc. Em contraste, o QTcd não parece ser uma medida confiável e reprodutível.

O presente estudo traz algumas limitações, como o número relativamente pequeno de pacientes e os critérios de exclusão. Estudos futuros realizados em populações maiores de pacientes são necessários para determinar o tempo ideal para medir esses parâmetros (pré-diálise, durante a diálise ou pós-diálise), assim como a padronização dos pontos de corte para esses parâmetros, técnicas de mensuração e correção para a frequência cardíaca.

Atenciosamente,

Maria Angélica Gonçalves Alonso

Valentine de Almeida Costa de Castro Lima

Maria Angela Magalhães de Queiroz Carreira

Jocemir Ronaldo Lugon

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2018

Histórico

  • Recebido
    02 Out 2017
  • Revisado
    14 Mar 2018
  • Aceito
    14 Mar 2018
Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br