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Saberes sobre produção de texto e avaliação de material didático na formação continuada

Resumos

Este trabalho objetiva descrever como professoras de Língua Portuguesa do ensino fundamental e médio mobilizam saberes de referência científica e experiencial para análise de material didático sobre produção de texto escrito. Os dados empíricos provêm de dois momentos de intervenção em um Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa, nos quais foram analisadas atividades de ensino de produção de texto, presentes em livro didático de Português. Fundamentam o trabalho conceitos oriundos dos estudos lingüísticos sobre linguagem, escrita e texto e dos estudos educacionais sobre aprendizagem, transformação de saberes e formação docente. Os resultados revelam que os sujeitos tendem a mobilizar, de forma mais sistemática, o saber de referência e o saber experiencial, quando a mediação contempla, ao lado da instância científica, a de normatização oficial para o ensino de produção de texto, o que aponta para o papel relevante dos processos de didatização do saber de referência na construção, pelo docente em formação, de significados sobre sua prática.

transformação de saberes; saber docente; ensino de escrita


Ce travail a pour but de décrire comment des enseignants de Langue Portugaise de l' Enseignement Fondamental et Moyen se servent des savoirs de référence scientifique et expérimentale pour l'analyse de matériel didactique sur la production du texte écrit. Les données empiriques proviennent de deux moments d'intervention dans un cours de spécialisation sur l'Enseignement de Langue Portugaise: des activités de production de texte présents dans des manuels de Portugais ont été analysés. Cette étude est fondée sur des études linguistiques à propos du langage, de l'écriture et du texte ainsi que sur des études dans le domaine de l'Education sur l'apprentissage, la transformation de savoirs et la formation des enseignants. Les résultats révèlent que les sujets ont tendance à mobiliser, de façon plus systématique, le savoir de référence et le savoir expérimental, quand la médiation considère, à côté de l'instance scientifique, celle de la normalisation officielle pour l'enseignement de la production écrite. Cela constitue un indice important du rôle significatif des processus de didactisation du savoir de référence dans la construction de sens sur sa propre pratique, par l'enseignant en formation.

transformation de savoirs; savoir de l'enseignant; l'énseignement de l'écriture


ARTIGOS

Saberes sobre produção de texto e avaliação de material didático na formação continuada* * Este trabalho contribui com a investigação sobre as práticas de reflexão sobre a escrita, desenvolvida no âmbito da pesquisa Práticas de Escrita e de Reflexão sobre a Escrita em Contextos de Ensino, projeto integrado CNPq/UNICAMP/UFCG (proc. 520427/2002-5). 1 Sabemos da discussão entre estudiosos sobre os termos "conhecimento" e "saber": este tende a um modo de conhecer menos sistematizado, mais dinâmico e mais próximo da prática; e aquele se refere à produção científica sistematizada, com regras validadas pela academia (Fiorentini, Sousa & Melo, 2000). Neste artigo, no entanto, estamos utilizando esses termos sem uma distinção rígida. São também intercambiáveis, neste artigo, as expressões "saber de referência científica" e "saber de referência teórica". 2 Na transcrição foram adotadas, com adaptações, as convenções presentes em Marcuschi (1986): /.../ : trechos não transcritos :: : alongamento de vogal ... : pausa Maiúsculas: ênfase 3 Este Curso de 360 horas-aula presenciais, oferecido entre maio de 2003 e agosto de 2004, teve sua estrutura curricular constituída, na ordem de oferta, das seguintes disciplinas: Tópicos em Políticas Públicas em Educação; Tópicos Especiais em Ensino de Língua Portuguesa; Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa; Estudos Psicolingüísticos e Ensino da Escrita; Oralidade e Ensino de Língua Portuguesa; Gêneros Textuais e Ensino de Língua Portuguesa; Estudos Semânticos e Ensino de Língua Portuguesa; Estudos Morfossintáticos e Ensino de Língua Portuguesa; Teorias de Leitura e Ensino de Língua Portuguesa; Teorias de Produção e avaliação de Texto e Ensino de Língua Portuguesa. 4 Os encontros com essa finalidade foram em número de oito de quatro horas-aula cada, durante os quais foram lidos e discutidos dois textos de Marcuschi ( Gêneros textuais: como classificá-los, inédito, e Gêneros textuais: definição e funcionalidade, publicado em 2002). 5 A noção e a denominação de gênero de discurso e gênero de texto apresentadas nos PCN foram confrontadas com as apresentadas em Marcuschi (2002), optando-se pela posição deste autor, que aponta para uma apreensão mais textual do gênero. Consideramos que essa opção teórica pode contribuir para uma prática de ensino que enfoque a relação entre os aspectos formais e funcionais da língua. Ao considerar a escrita como uma prática sócio-historicamente situada, considera-se o texto escrito como exemplar de um gênero, que deve ser abordado nos aspectos lingüísticos, textuais e pragmáticos. Este enfoque parece-nos mais compreensível para o professor que se encontra distanciado da discussão teórica sobre o tema.

Maria Augusta de Macedo Reinaldo

Universidade Federal de Campina Grande

RESUMO

Este trabalho objetiva descrever como professoras de Língua Portuguesa do ensino fundamental e médio mobilizam saberes de referência científica e experiencial para análise de material didático sobre produção de texto escrito. Os dados empíricos provêm de dois momentos de intervenção em um Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa, nos quais foram analisadas atividades de ensino de produção de texto, presentes em livro didático de Português. Fundamentam o trabalho conceitos oriundos dos estudos lingüísticos sobre linguagem, escrita e texto e dos estudos educacionais sobre aprendizagem, transformação de saberes e formação docente. Os resultados revelam que os sujeitos tendem a mobilizar, de forma mais sistemática, o saber de referência e o saber experiencial, quando a mediação contempla, ao lado da instância científica, a de normatização oficial para o ensino de produção de texto, o que aponta para o papel relevante dos processos de didatização do saber de referência na construção, pelo docente em formação, de significados sobre sua prática.

Palavras-chave: transformação de saberes; saber docente; ensino de escrita.

RÉSUMÉ

Ce travail a pour but de décrire comment des enseignants de Langue Portugaise de l' Enseignement Fondamental et Moyen se servent des savoirs de référence scientifique et expérimentale pour l'analyse de matériel didactique sur la production du texte écrit. Les données empiriques proviennent de deux moments d'intervention dans un cours de spécialisation sur l'Enseignement de Langue Portugaise: des activités de production de texte présents dans des manuels de Portugais ont été analysés. Cette étude est fondée sur des études linguistiques à propos du langage, de l'écriture et du texte ainsi que sur des études dans le domaine de l'Education sur l'apprentissage, la transformation de savoirs et la formation des enseignants. Les résultats révèlent que les sujets ont tendance à mobiliser, de façon plus systématique, le savoir de référence et le savoir expérimental, quand la médiation considère, à côté de l'instance scientifique, celle de la normalisation officielle pour l'enseignement de la production écrite. Cela constitue un indice important du rôle significatif des processus de didactisation du savoir de référence dans la construction de sens sur sa propre pratique, par l'enseignant en formation.

Mots clés: transformation de savoirs; savoir de l'enseignant; l'énseignement de l'écriture.

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    Este trabalho contribui com a investigação sobre as práticas de reflexão sobre a escrita, desenvolvida no âmbito da pesquisa
    Práticas de Escrita e de Reflexão sobre a Escrita em Contextos de Ensino, projeto integrado CNPq/UNICAMP/UFCG (proc. 520427/2002-5).
    1 Sabemos da discussão entre estudiosos sobre os termos "conhecimento" e "saber": este tende a um modo de conhecer menos sistematizado, mais dinâmico e mais próximo da prática; e aquele se refere à produção científica sistematizada, com regras validadas pela academia (Fiorentini, Sousa & Melo, 2000). Neste artigo, no entanto, estamos utilizando esses termos sem uma distinção rígida. São também intercambiáveis, neste artigo, as expressões "saber de referência científica" e "saber de referência teórica".
    2 Na transcrição foram adotadas, com adaptações, as convenções presentes em Marcuschi (1986):
    /.../ : trechos não transcritos
    :: : alongamento de vogal
    ... : pausa
    Maiúsculas: ênfase
    3 Este Curso de 360 horas-aula presenciais, oferecido entre maio de 2003 e agosto de 2004, teve sua estrutura curricular constituída, na ordem de oferta, das seguintes disciplinas: Tópicos em Políticas Públicas em Educação; Tópicos Especiais em Ensino de Língua Portuguesa; Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa; Estudos Psicolingüísticos e Ensino da Escrita; Oralidade e Ensino de Língua Portuguesa; Gêneros Textuais e Ensino de Língua Portuguesa; Estudos Semânticos e Ensino de Língua Portuguesa; Estudos Morfossintáticos e Ensino de Língua Portuguesa; Teorias de Leitura e Ensino de Língua Portuguesa; Teorias de Produção e avaliação de Texto e Ensino de Língua Portuguesa.
    4 Os encontros com essa finalidade foram em número de oito de quatro horas-aula cada, durante os quais foram lidos e discutidos dois textos de Marcuschi (
    Gêneros textuais: como classificá-los, inédito, e
    Gêneros textuais: definição e funcionalidade, publicado em 2002).
    5 A noção e a denominação de gênero de discurso e gênero de texto apresentadas nos PCN foram confrontadas com as apresentadas em Marcuschi (2002), optando-se pela posição deste autor, que aponta para uma apreensão mais textual do gênero. Consideramos que essa opção teórica pode contribuir para uma prática de ensino que enfoque a relação entre os aspectos formais e funcionais da língua. Ao considerar a escrita como uma prática sócio-historicamente situada, considera-se o texto escrito como exemplar de um gênero, que deve ser abordado nos aspectos lingüísticos, textuais e pragmáticos. Este enfoque parece-nos mais compreensível para o professor que se encontra distanciado da discussão teórica sobre o tema.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      18 Out 2013
    • Data do Fascículo
      Dez 2006
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