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Mapeamento de competências: ferramenta para a comunicação e a divulgação científica

Competence mapping: tool for scientific communication and diffusion

Resumos

Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade do modelo de mapeamento de competências a partir da implementação de um catálogo de especialistas ou guia de fontes para divulgação, compartilhamento de conhecimentos e ampliação da visibilidade da universidade. A pesquisa quantitativa de natureza descritiva foi desenvolvida na Diretoria de Divulgação e Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Para coleta de dados, foram utilizados questionários distribuídos para 71 servidores e contratados, com retorno de 60 respondentes. Os resultados apontam que o mapeamento de competências poderá ser uma ferramenta de comunicação ao servir para consulta do setor de comunicação institucional, bem como de seus diversos públicos, como a comunidade acadêmica, a imprensa e a sociedade. Pode ainda ser considerado como instrumento de divulgação científica, por facilitar o acesso aos pesquisadores, aqueles que constroem o conhecimento e, ao mesmo tempo, estão entre os responsáveis pela popularização da ciência. A partir da identificação e do apontamento dos seus especialistas e de suas competências, o mapeamento de competências permite também o compartilhamento do conhecimento, a disponibilização das experiências, o intercâmbio de saberes e a construção de redes de colaboração entre especialistas.

Comunicação social; Divulgação científica; Gestão do conhecimento; Mapeamento de competência


The aim of this article is to analyze the feasibility of the model of competence mapping by implementation of a catalogue or expert guide to sources for dissemination, knowledge sharing and increasing the visibility of the university. This research of a quantitative, descriptive nature, was developed by the Directorate of Advertising and Media Board of Universidade Federal de Minas Gerais. For data collection questionnaires were used, being distributed to 71 servers and workers, with 60 completed and returned. The results show that the mapping of skills can be a communication tool that serves to consult the corporate communication agency, and its various stakeholders such as academic community, media and society. It may also be considered a means of disseminating scientific topics, by facilitating access to researchers, those who construct knowledge and simultaneously contribute to the popularization of science. By identifying and pointing out the specialists and their skills, competence mapping also allows knowledge to be shared, experience to be made available, interchange of skills and building of a network of cooperation among experts.

Communication; Scientific dissemination; Knowledge management; Mapping of competence


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    11 Nov 2011
  • Aceito
    11 Jun 2012
  • Revisado
    23 Maio 2012
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