Acessibilidade / Reportar erro

Violência Intrafamiliar contra a criança e o adolescente: reflexões sobre o cuidado de enfermeiras

RESUMOS

Violência Intrafamiliar contra a criança e o adolescente: reflexões sobre o cuidado de enfermeiras

Orientadora: Drª Telma Elisa Carraro

Grüdtner DI. Violência Intrafamiliar contra a criança e o adolescente: reflexões sobre o cuidado de enfermeiras [tese]. Florianópolis (SC): UFSC/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2005.

Esta tese é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratório, que teve por objetivo refletir sobre o cuidado das enfermeiras diante do fenômeno de violência intrafamiliar contra a criança e o adolescente, buscando saber se suas interações/ações eram permeadas pelo cuidado amoroso. O referencial utilizado para sustentar o estudo constitui-se de uma tessitura literária sobre o interacionismo simbólico, a violência, mais especificamente a intrafamiliar, o amor e o cuidado. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas junto a 11 enfermeiras atuantes em serviços de saúde pública, hospitalares e em órgãos de proteção a esse segmento da sociedade. Tratando-se de uma investigação com seres humanos, o projeto foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Catarina, e a identidade das enfermeiras participantes preservada sob codinomes de pássaros. As entrevistas foram gravadas, transcritas, sistematizadas e analisadas, seguindo o caminho da análise de dados qualitativos proposto por Minayo. Neste exercício analítico, os fios das falas das enfermeiras, ou seja, os dados formaram uma rede composta por três grandes categorias: Reconhecendo o Fenômeno e a Família, Interagindo/agindo Frente ao Fenômeno e Sentindo Frente ao Fenômeno, as quais se desdobraram em subcategorias. Ao serem decompostos, compreendidos e interpretados, os fios das falas formaram uma tessitura mostrando que as enfermeiras cuidam frente ao fenômeno da violência intrafamiliar contra criança e adolescente, mostrou ainda que elas cuidam com amor. Os resultados configuram um corpo de conhecimentos disponibilizado a outras tantas enfermeiras que, em seu dia-a-dia, se deparam com a real violência. Como contribuições, os resultados deste estudo, podem também subsidiar o repensar das políticas públicas de saúde, quer seja no que se refere a prevenir o fenômeno, preservar e cuidar das vítimas quer seja no promover a saúde. Tais resultados apontam à premência de que esta temática seja incluída nos currículos dos cursos, não apenas de Enfermagem, mas de todos aqueles cujos profissionais possam vir a atuar frente ao fenômeno da violência intrafamiliar contra a criança e o adolescente. Eles ainda trazem a possibilidade de re-conhecimentos e re-formulações quanto à visão de que o amor está contido no cuidado de Enfermagem, para as próprias enfermeiras do estudo. Ao trazerem visibilidade ao cuidado amoroso, diante desse fenômeno, os resultados da tese trarão benefícios intangíveis para as próprias vítimas, suas famílias, profissionais e à sociedade em geral, a partir da visão de que o amor é componente indispensável ao viver humano.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Set 2007
  • Data do Fascículo
    Mar 2007
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br