Acessibilidade / Reportar erro

Evolução do câncer do reto alto e baixo após cirurgia com ETM

PANORAMA INTERNACIONAL

CLÍNICA CIRÚRGICA

Evolução do câncer do reto alto e baixo após cirurgia com ETM

A excisão total do mesorreto (ETM) é procedimento já consagrado na cirurgia do câncer retal. O objetivo deste estudo foi analisar prospectivamente a evolução e a sobrevida após cinco anos de cirurgia considerada curativa para câncer do reto alto (> de 6 cm da borda anal) e baixo (< de 6 cm da borda anal) em 140 pacientes portadores de câncer de reto, todos eles submetidos a excisão total do mesorreto. Foram estudados a recidiva local e a sobrevida nos dois grupos. Houve recidiva local em 5% dos pacientes com câncer de reto alto e 18% dos pacientes operados por câncer de reto baixo, mostrando diferença estatisticamente significante (p= 0,0014). A sobrevida em cinco anos foi de 78% nos tumores acima de 6 cm da borda anal e 59% nos tumores abaixo de 6 cm (p= 0,0292).

Conclusão: a cirurgia apresentou cura em 72% dos pacientes, no entanto, nos cânceres abaixo de 6 cm da borda anal, os resultados foram insatisfatórios. A provável explicação para este fato é que os tumores baixos têm disseminação lateral que não é atingida pela excisão do mesorreto. A radioterapia pré-operatória e a excisão lateral de linfonodos deve ser considerada nos tumores de reto abaixo de 6 cm da borda anal.

Comentário

Temos visto com certa freqüência a recidiva local de tumores baixos de reto após cirurgia oncologicamente curativa (margens livres e excisão do mesorreto). Este fato nos tem levado a considerar uma maior indicação de quimio e radioterapia pós-operatória nestes tumores e a uma maior indicação de amputações de reto nesses pacientes, uma vez que esta cirurgia possibilita uma maior retirada de linfonodos laterais ao reto que não são retirados com a ETM.

Elias Jirjoss Ilias

Paulo Kassab

Osvaldo Antonio Prado Castro

Refêrencia

Faerden A, Naimy N, Wiik P, Reiertsen O, Weiessa S. Tronnes S, et al. Total mesorectal excision for rectal cancer: difference in outcome for low and high rectal cancer. Dis Colon Rectum 2005; 48(12):224-31.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Jun 2006
  • Data do Fascículo
    Abr 2006
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br