Resumos
Desenvolvimento é um direito fundamental de qualquer criança e depende da interação entre herança genética e condições ambientais. A partir desta premissa, triou-se o desenvolvimento de 66 crianças (37 meninos e 29 meninas) de 2 a 3 anos que freqüentavam 4 instituições públicas de educação infantil (IEIs) na cidade de São Paulo. Usou-se o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II. A maior parte da amostra (62,74%) ganha até 0,5 SM per capita por mês. As adequações de cada área do desenvolvimento foram: pessoal-social (N=54; 81,8%), motor fino (N= 53; 80,3%), motor grosso (N=53; 80,3%) e linguagem (N=49; 74,2%). Nas áreas de linguagem e pessoal-social, as crianças obtiveram os piores resultados e na motora grossa, os melhores. Levanta-se como hipóteses: os resultados de linguagem e pessoal-social foram prejudicados pelas condições das IEIS (escolaridade das educadoras e tamanho dos grupos de crianças) e talvez pela situação familiar. Quanto à área motora, vê-se que as crianças, mesmo pequenas, têm a possibilidade de brincar nas ruas. As hipóteses precisam ser comprovadas por novas pesquisas.
Triagem; Desenvolvimento Infantil; Creche; Enfermagem Pediátrica; Promoção da Saúde
To develop is an important right that any child has and occurs according the relationship between genetic background and environment. Following this statement, a screening of development was done in 66 children (37 boys and 29 girls) between 2 and 3 years' old who attended 4 public day-care centers in the city of Sao Paulo. The Denver II Development Selection Test was used. The better part of the sample (62.74%) earns up to 0.5 MS (minimum salary) per capita per month. The adequacies for each development area were: personal-social(N=54; 81.8%), fine engine (N=53; 80.3%), rough engine (N=53; 8.3%) and language (N=49; 72.4%). In the language and personal-social areas the children attained the worst results, and in the rough engine the best. It is hypothesized: the language and personal-social language were prejudiced by the day-care centers' conditions (educators' schooling and the children's groups' sizes) and maybe by the familiar situation. As to the motor area, one can see children, even though small, playing in streets. The hypotheses must be proven with new researches.
Triage; Child Development; Child Day Care Centers; Pediatric Nursing; Health Promotion
Desarrollarse es un derecho que todo niño tiene y que depende de la herencia y lo ambiente. A seguir, se procedió a una selección de desarrollo de 66 niños (37 niños y 29 niñas) de 2 a 3 años que frecuentaban 4 instituciones publicas de educación infantil en la ciudad de São Paulo Brasil, en el período de agosto de 2003 a agosto de 2005. Fue utilizado el Test de Selección de Desarrollo de Denver II. La mayor parte de los seleccionados (62,74%) gana hasta 0,5 SM per cápita por mes. Las adecuaciones de cada área de desarrollo fueron: personal-social (N=54;81,8%), motriz fina (N=53; 80,3%), motriz gruesa (N=53; 80,3%) y lenguaje (N=49; 74,2 %). En las áreas de lenguaje y personal-social, los niños obtuvieron los peores resultados, y en la de motriz gruesa los mejores. Se levanta como hipótesis: los resultados de lenguaje y personal-social fueron perjudicados por las condiciones de los jardines infantiles (escolaridad de las educadoras y el tamaño de los grupos infantiles), y tal vez por la situación familiar. En cuanto al área motriz, se ve a los niños, mismo siendo pequeños, jugando en las calles. Estas hipótesis precisan ser comprobadas por nuevas pesquisas.
Triaje; Desarrollo Infantil; Jardines Infantiles; Enfermería Pediatrica; Promoción de la Salud
ARTIGOS DE PESQUISA
Triagem de desenvolvimento neuropsicomotor em instituições de educação infantil segundo o Teste de Denver IIª ª Este trabalho está inserido em projeto mais amplo denominado "Desenvolvimento infantil em creches e pré-escolas", em curso desde 2001, que vem sendo conduzido no âmbito do grupo de pesquisas "Cuidado e promoção da saúde e do desenvolvimento infantis" (Diretório de Pesquisas do CNPq).
Neuropsychological development screening in child's educational institutions according to Denver II Test
Selección de desarrollo neuropsicomotriz en instituciones de educación infantil según el Test de Denver II
Magda Andrade RezendeI; Priscila da Silva CostaII; Patrícia Braga PontesII
IEscola de Enfermagem USP. e-mail: marezend@yahoo.com.br
IIEscola de Enfermagem USP
RESUMO
Desenvolvimento é um direito fundamental de qualquer criança e depende da interação entre herança genética e condições ambientais. A partir desta premissa, triou-se o desenvolvimento de 66 crianças (37 meninos e 29 meninas) de 2 a 3 anos que freqüentavam 4 instituições públicas de educação infantil (IEIs) na cidade de São Paulo. Usou-se o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II. A maior parte da amostra (62,74%) ganha até 0,5 SM per capita por mês. As adequações de cada área do desenvolvimento foram: pessoal-social (N=54; 81,8%), motor fino (N= 53; 80,3%), motor grosso (N=53; 80,3%) e linguagem (N=49; 74,2%). Nas áreas de linguagem e pessoal-social, as crianças obtiveram os piores resultados e na motora grossa, os melhores. Levanta-se como hipóteses: os resultados de linguagem e pessoal-social foram prejudicados pelas condições das IEIS (escolaridade das educadoras e tamanho dos grupos de crianças) e talvez pela situação familiar. Quanto à área motora, vê-se que as crianças, mesmo pequenas, têm a possibilidade de brincar nas ruas. As hipóteses precisam ser comprovadas por novas pesquisas.
Palavras-chave: Triagem. Desenvolvimento Infantil. Creche. Enfermagem Pediátrica. Promoção da Saúde.
ABSTRACT
To develop is an important right that any child has and occurs according the relationship between genetic background and environment. Following this statement, a screening of development was done in 66 children (37 boys and 29 girls) between 2 and 3 years' old who attended 4 public day-care centers in the city of Sao Paulo. The Denver II Development Selection Test was used. The better part of the sample (62.74%) earns up to 0.5 MS (minimum salary) per capita per month. The adequacies for each development area were: personal-social(N=54; 81.8%), fine engine (N=53; 80.3%), rough engine (N=53; 8.3%) and language (N=49; 72.4%). In the language and personal-social areas the children attained the worst results, and in the rough engine the best. It is hypothesized: the language and personal-social language were prejudiced by the day-care centers' conditions (educators' schooling and the children's groups' sizes) and maybe by the familiar situation. As to the motor area, one can see children, even though small, playing in streets. The hypotheses must be proven with new researches.
Keywords: Triage. Child Development. Child Day Care Centers. Pediatric Nursing. Health Promotion.
RESUMEN
Desarrollarse es un derecho que todo niño tiene y que depende de la herencia y lo ambiente. A seguir, se procedió a una selección de desarrollo de 66 niños (37 niños y 29 niñas) de 2 a 3 años que frecuentaban 4 instituciones publicas de educación infantil en la ciudad de São Paulo Brasil, en el período de agosto de 2003 a agosto de 2005. Fue utilizado el Test de Selección de Desarrollo de Denver II. La mayor parte de los seleccionados (62,74%) gana hasta 0,5 SM per cápita por mes. Las adecuaciones de cada área de desarrollo fueron: personal-social (N=54;81,8%), motriz fina (N=53; 80,3%), motriz gruesa (N=53; 80,3%) y lenguaje (N=49; 74,2 %). En las áreas de lenguaje y personal-social, los niños obtuvieron los peores resultados, y en la de motriz gruesa los mejores. Se levanta como hipótesis: los resultados de lenguaje y personal-social fueron perjudicados por las condiciones de los jardines infantiles (escolaridad de las educadoras y el tamaño de los grupos infantiles), y tal vez por la situación familiar. En cuanto al área motriz, se ve a los niños, mismo siendo pequeños, jugando en las calles. Estas hipótesis precisan ser comprobadas por nuevas pesquisas.
Palabras clave: Triaje. Desarrollo Infantil. Jardines Infantiles. Enfermería Pediatrica. Promoción de la Salud.
Agradecimentos
Às 4 IEIs envolvidas no estudo, aos pais e responsáveis pelas crianças e às próprias crianças. À Prof.ª Dr.ª Márcia Pedromônico, da Disciplina de Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, pela permissão do uso do formulário do TTDD II traduzido por ela e sua equipe. À Rejane A . de Oliveira Figueiredo, pela análise estatística. À Nadir Lopes, pela revisão das referências. A Jefferson de B. Álvares, pela revisão do artigo. À FAPESP, pela bolsa de iniciação científica (Processo 03/06249-9) e auxílio à pesquisa (Processo 03/13343-1) e ao CNPq por bolsa de iniciação científica (PIBIC - processo institucional 803070/1987-0).
Recebido em 07/03/2005
Reapresentado em20/07/2005
Aprovado em 29/09/2005
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
08 Nov 2006 -
Data do Fascículo
Dez 2005
Histórico
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Revisado
20 Jul 2005 -
Recebido
07 Mar 2005 -
Aceito
29 Set 2005