Acessibilidade / Reportar erro

RESENHA LITERÁRIA

Prof. Dr. Edson Luiz Riccio

Universidade de São Paulo

Robert D. Galliers and Dorothy E. Leidner

Strategic Information Management -Challenges and Strategies in Managing Information Systems

Butterworth-Heinemann, 2003, 3rd Edition, 625pp.

ISBN: 0-7506-5619-0

A terceira edição deste livro, assim com a primeira e segunda (Galliers & Baker, 1994, 1999), tem como objetivo apresentar e discutir, com leitores já familiarizados com conceitos de tecnologia e sistemas, uma diversidade de questões complexas e interrelacionadas com a gestão de sistemas de informação.

O livro consiste de uma gama de artigos atuais conduzidos por renomados pesquisadores Norte Americanos e Europeus que visam contribuir com a Gestão dos Sistemas de informação. A coerência de coletânea é determinada na introdução por um framework conceitual onde está compreendida a gestão estratégica dos SI - Sistemas de Informações e seu planejamento dentro de um amplo contexto organizacional.

A segunda edição incluiu novos textos em comparação com a primeira com o propósito, segundo os autores, de formar o framework de interrelacionamentos entre os temas abordados e, ao mesmo tempo, atualizar seu conteúdo introduzindo resultados de pesquisas recentes. Nesta terceira edição os capítulos foram atualizados e foram introduzidas algumas reflexões adicionais sobre como os SI podem contribuir com as organizações.

Quanto aos dois autores (organizadores) do livro, Robert Galliers é um pesquisador de renome internacional por sua liderança e contribuição na área de TI e mudança organizacional. Possui diversos artigos e livros publicados e atualmente é Provost do Bentley College, Boston, USA e diretor de pesquisa no Departamento de Sistemas de Informações da London School of Economics (LSE). Atua como co-editor chefe do Journal of Strategic Information Systems. Dorothy E. Leidner é professora de Sistemas de Informação e diretora do Center for Knowledge Management at Baylor University, USA. Também foi professora da INSEAD e da Texas Christian University. Atualmente é co-editora da revista Data Base for Advances in Information Systems.

O livro é composto por uma introdução e quatro grandes partes, IS Strategy, IS Planning, Business Strategy e Organization Environment, cada uma com capítulos escritos por um total de 34 colaboradores. Ao todo as partes constroem o framework pretendido pelos organizadores. Este framework é apresentado e repetido no início de cada parte para que o leitor perceba claramente o que será analisado.

A introdução The Emergence of Information Technology as a Strategic Issue discute as mudanças ocorridas com a tecnologias ao longo do tempo passando da forma fragmentada e inflexível à forma integrada e interconectada e de seu foco de atenção nas tecnicalidades às questões organizacionais e sociais. Na parte um, denominada Information Systems Strategy pretendeu-se fornecer ao leitor uma maior clareza, através de uma visão geral, dos domínios dos Sistemas de Informação Estratégicos assim como destacar características-chave e resultados de pesquisas recentes. A parte dois, Information Systems Planning, considera os aspectos da gestão estratégica da informação que dizem respeito ao planejamento dos SI. O planejamento dos SI é contextualizado e considerado sob diferentes enfoques. Ao final, esta parte é concluída com as questões sobre a avaliação dos resultados dos processos de planejamento. A parte três The Information Systems Strategy - Business Strategy Relationship foca os aspectos de relacionamentos, as questões que surgiram a respeito do e-commerce e internet, e mais importante, a avaliação de propostas de investimento em SI. (p.262) Os capítulos desta parte tratam das questões de alinhamento dos negócios bem como quatro casos onde electronic market systems foi adotado, sendo dois casos de sucesso e dois de insucesso. Por fim, a parte quatro Information Systems Strategy and the Organizational Environment trata do ambiente no qual os SI estratégicos estão inseridos, ou seja, o ambiente organizacional. Nesta parte são tratadas questões de tomadas de decisão, construção e gestão de conhecimento, entre outras. O objetivo geral do último capítulo, assim como do SI estratégico como um todo (p.425), é permitir que as organizações adicionem valor aos investimentos em TI.

Pelo fato do livro ser uma coletânea de vários autores, os capítulos possuem coerência interna, e uma metodologia adequada ao assunto em questão. Os capítulos podem ser lidos ou discutidos em sala separadamente ou em conjunto. Cada um deles apresenta seus objetivos, método de análise e conclusão e a linguagem é clara e objetiva. As questões para discussão de cada capítulo são importantes fontes de idéias para novas pesquisas.

O livro está publicado na língua inglesa e não existe tradução para outras línguas. No entanto a 3ª Edição pode ser encontrada facilmente nas grandes livrarias nacionais ou quaisquer livrarias virtuais internacionais.

A impressão do livro é boa e contém tabelas e figuras nítidas. O grande volume de páginas é compensado pelas referencias completas por capítulos de autores, obras citadas, bem como índice por autor e por assunto, tornando possível o aprofundamento de cada tema através das fontes utilizadas..

Pelo nível das discussões que são apresentadas ao longo de todo o livro, este pode ser de grande interesse para pesquisadores de TI - Tecnologia de Informação, SI - Sistemas de Informação em geral e Mudança Organizacional. Entretanto, de acordo com os autores, o livro também é indicado para alunos em nível de MBA, Mestrado e Doutorado e alunos nos últimos anos da graduação que estejam cursando disciplinas relacionadas à Gestão de Sistemas de Informação. Como ao término de cada capítulo encontram-se questões para discussão, o livro realmente podem ser utilizado em sala de aula.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Out 2011
  • Data do Fascículo
    2004
TECSI Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação - FEA/USP Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 FEA 3, 05508-900 - São Paulo/SP Brasil, Tel.: +55 11 2648 6389, +55 11 2648 6364 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: jistemusp@gmail.com