Resumos
INTRODUÇÃO: Este estudo aborda os usos e os sentidos da ferramenta do acolhimento na organização e na redefinição dos processos de atenção em saúde bucal. OBJETIVO: Avaliar a percepção dos usuários e dos trabalhadores de saúde do Centro de Extensão Universitária da Vila Fátima (CEUVF) sobre a implantação do acolhimento no acesso ao serviço de saúde bucal, por meio de uma abordagem metodológica qualitativa. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa com amostra intencional de cinco usuários cadastrados e cinco trabalhadores de saúde do Centro de Extensão Universitária da Vila Fátima (CEUVF) - PUCRS, unidade de ensino e saúde vinculada à rede pública do município de Porto Alegre. Por meio de entrevistas semiestruturadas e subsequente análise de conteúdo, objetivou-se descrever e avaliar a percepção de usuários e de trabalhadores de saúde sobre o acolhimento frente a conceitos, como: acesso, universalidade, resolutividade, humanização, integralidade e reorientação do modelo de atenção. RESULTADO: A análise de implantação do acolhimento revelou entraves e dificuldades relatados pelos atores envolvidos neste processo. Há dificuldades em garantir o acesso universal, mesmo após a implantação do acolhimento, sendo que a resolutividade garantida por este dispositivo ainda é um ideal a ser alcançado. O acolhimento significou uma mudança na atenção à saúde prestada no CEUVF, mais humanizada e integral.
Saúde pública; saúde bucal; acolhimento
INTRODUCTION: This study boards the uses and the senses about the user embracement in the organization and redefinition of the attention processes in oral health. OBJECTIVE: Assess the perception of users and health workers of the Centro de Extensão Universitária da Vila Fátima (CEUVF) on the deployment of welcoming reception to oral health services, through a qualitative approach. METHODOLOGY: It question is a qualitative inquiry with 5 users and 5 professionals of the Centro de Extensão Universitária da Vila Fátima (CEUVF) - PUCRS - a teaching and health unity linked to the public service of Porto Alegre. Through semi-structured interviews and subsequent content analysis, it was aimed to describe and evaluate the perceptions of users and health workers about the use of welcoming reception in front of the signs-concepts such as: access, universality, resolutivity, humanization, integrality and redirection of the attention model. RESULT: The analysis of the implementation of the welcoming reception revealed the obstacles and difficulties reported by participants themselves. There are difficulties in ensuring universal access and resoluteness guaranteed by the host. The welcoming reception meant a change in the health care provided in CEUVF, more humane and comprehensive.
Public health; oral health; user embracement
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
08 Nov 2013 -
Data do Fascículo
Out 2013
Histórico
-
Recebido
25 Fev 2013 -
Aceito
16 Set 2013