Acessibilidade / Reportar erro

CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PERIÓDICO CIENTÍFICO NA ÁREA DE ENFERMAGEM E SAÚDE

CREACIÓN Y IMPLEMENTACIÓN DE UN PERIÓDICO CIENTÍFICO EN EL ÁREA DE ENFERMERÍA Y SALUD

RESUMO

Objetivo:

relatar a experiência de criação e implementação de um periódico científico na área de enfermagem e saúde.

Método:

relato de experiência da criação e implementação de um periódico científico na área de enfermagem e saúde, no norte do Paraná, Brasil, entre outubro de 2018 e setembro de 2019.

Discussão:

ao delinear missão, política editorial e escopo do periódico, além da formação do Conselho Fundador e o regimento interno, normas, corpo editorial, implementação da versão eletrônica, no portal de periódicos da universidade, redes sociais e o lançamento em evento científico com participação da comunidade interna e externa à universidade, deixa-se explícita a seriedade e rigor necessários nesse processo.

Conclusão:

a criação e implementação ocorreu de forma sistemática, levando em consideração padrões de qualidade. O relato contribui para que outros pesquisadores possam estruturar novos periódicos, ao retratar todas as etapas percorridas desde o planejamento até a publicação do primeiro volume.

DESCRITORES:
Editoração; Publicação Periódica; Publicações de Divulgação Científica; Comunicação e Divulgação Científica; Enfermagem

RESUMEN:

Objetivo:

relatar la experiencia de creación e implementación de un periódico científico en el área de enfermería y salud.

Método:

relato de experiencia de la creación e implementación de un periódico científico en el área de enfermería y salud, en el norte de Paraná, Brasil, entre octubre de 2018 y septiembre de 2019.

Discusión:

al delinear la misión, política editorial y alcance del periódico, además de la formación del Consejo Fundador y el reglamento interno, las normas, el cuerpo editorial, implementación de la versión electrónica, en el portal de periódicos de la universidad, redes sociales y el lanzamiento en un evento científico con la participación de la comunidad interna y externa de la universidad, se explícita la seriedad y rigor necesarios en este proceso.

Conclusión:

la creación e implementación ocurrió de manera sistemática, teniendo en cuenta padrones de calidad. El relato contribuye a que otros investigadores puedan estructurar nuevos periódicos, al retratar todos los pasos dados desde la planificación hasta la publicación del primer volumen.

DESCRIPTORES:
Edición; Publicación Periódica; Publicaciones de Divulgación Científica; Comunicación e Divulgación Científica; Enfermería

ABSTRACT

Objective:

to report the experience of creating and implementing a scientific journal in the field of nursing and health.

Method:

experience report of the creation and implementation of a scientific journal in the nursing and health field, in northern Paraná, Brazil, from October 2018 to September 2019.

Discussion:

by outlining the journal’s mission, editorial policy, and scope, besides the creation of the Founding Board and the internal rules, standards, editorial board, implementation of the electronic version, on the university’s journal portal, social networks, and its launching in a scientific event with the participation of the internal and external community at the university, the seriousness and rigor required in this process are presented.

Conclusion:

the creation and implementation took place systematically, considering quality standards. The report helps other researchers to develop new journals, by portraying all the steps taken from planning to the first volume’s publication.

DESCRIPTORS:
Publishing; Periodical; Publications for Science Diffusion; Scientific Communication and Diffusion; Nursing

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da ciência agregou valores substanciais aos sistemas de saúde ao longo dos anos, uma vez que permitiu, continuamente, aprimorar a prática profissional a partir de resultados das pesquisas(1)1. Chambers DA, Feero WG, Khouri MJ. Convergence of implementation science, precision medicine, and the learning health care system: a new model for biomedical research. JAMA [Internet]. 2016 [accessed 19 out 2019]; 315(18). Available from: http://dx.doi.org/10.1001/jama.2016.3867.
http://dx.doi.org/10.1001/jama.2016.3867...
. Dentre os fatores que contribuíram para essa evolução, bem como para a visibilidade das diferentes profissões e a formação de um corpo teórico robusto, está a criação de periódicos científicos.

No que se refere ao início das publicações científicas, apesar da existência de pensamentos filosóficos registrados desde a mitologia grega, as revistas científicas desenvolveram-se mais recentemente, nos séculos XVII e XVIII, com crescimento expressivo desde então. A importância da divulgação científica está incorporada em todos os cenários acadêmicos e profissionais. Atualmente, o periódico deve buscar a qualidade de suas publicações para, assim, ampliar sua visibilidade e qualificação no ambiente editorial(2)2. Lüscher TF. The future of scientific publishing. EuroIntervention [Internet]. 2019 [accessed 16 maio 2020]; 15. Available from: https://doi.org/10.4244/EIJV15I2A28.
https://doi.org/10.4244/EIJV15I2A28...
.

Nos últimos anos, tem-se observado uma expansão de cursos e programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, os quais são responsáveis por impulsionar o desenvolvimento da ciência, tecnologia e informação. Assim, a disponibilização de periódicos científicos de qualidade também pode contribuir para a divulgação de produções científicas robustas, com impactos diretos para a melhoria da prática profissional(3)3. Scochi CGS, Munari DB, Gelbcke FL, Ferreira MA. Desafios e estratégias dos programas de pós-graduação em enfermagem para a difusão da produção científica em periódicos internacionais. Esc Anna Nery [Internet]. 2014 [accessed 19 out 2019]; 18(1). Available from: http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140001.
http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.2014...
.

Internacionalmente, tem-se adotado diferentes indicadores bibliométricos para avaliar a qualidade dos periódicos e das pesquisas publicadas, no que se refere ao seu impacto e ressonância no meio acadêmico(4)4. Bornmann L, Marx W. The journal impact factor and alternative metrics. EMBO Rep [Internet]. 2016 [accessed 23 nov 2019]; 17. Available from: http://dx.doi.org/10.15252/embr.201642823.
http://dx.doi.org/10.15252/embr.20164282...
. O primeiro e mais utilizado índice para ranquear instituições, periódicos e publicações foi o Fator de Impacto (FI), criado em 1975, tendo a partir de 2004 outros concorrentes como o SCImago Journal & Country Rank (SJR) implantado pela Elsevier(5)5. Nassi-Calò L. Métricas de avaliação em ciência: estado atual e perspectivas. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2017 [accessed 23 nov 2019]; 25. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0000.2865.
http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0000...
.

No Brasil, dentre as estratégias utilizadas para a avaliação da qualidade da produção científica dos programas de pós-graduação, destaca-se a estratificação Qualis-Capes, que tem passado por uma reestruturação, ainda em avaliação nas áreas de conhecimento, com o objetivo de equilibrar a avaliação entre as áreas e alinhar os critérios à internacionalização(6)6. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. CAPES melhora ferramentas de avaliação da pós-graduação [Internet]. 2019 [accessed 23 nov 2019]. Available from: http://www.capes. gov.br/36-noticias/9730-capes-melhora-ferramentas-de-avaliacao-da-pos-graduacao.
http://www.capes. gov.br/36-noticias/973...
.

A adoção de critérios de avaliação deve estar presente desde o delineamento inicial da proposta de um novo periódico. A equipe editorial também deve analisar os fatores dificultadores e as potencialidades de um novo meio de divulgação para a área. Portanto, a criação e implementação de um periódico científico voltado à área de enfermagem e saúde representa o produto de uma avaliação detalhada que, aliada à preocupação em atender aos indicadores de qualidade, reforça a possibilidade de alcançar o reconhecimento e visibilidade no meio acadêmico.

Diante do exposto, objetivou-se relatar a experiência de criação e implementação de um periódico científico na área de enfermagem e saúde.

MÉTODO

Trata-se de relato de experiência construído a partir da criação e implementação de um periódico científico na área de enfermagem e saúde. O estudo foi realizado no Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, localizada no norte do estado do Paraná, no período de outubro de 2018 a setembro de 2019.

A criação do periódico seguiu as etapas sistematizadas desde a definição da missão e do corpo editorial, até a implementação da versão eletrônica, conforme detalhado a seguir.

Foram levantados os critérios utilizados por bases de dados nacionais e internacionais para avaliação de periódicos, a fim de garantir que o novo periódico fosse delineado em consonância com os padrões necessários para pleitear estas indexações. Optou-se por seguir os requisitos das bases de dados científicas Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS).

No que se refere à periodicidade, determinou-se que o periódico teria um fluxo contínuo (rolling pass) de publicação, além de um corpo editorial e de consultores ad hoc nacionais e internacionais, com adoção de avaliação cega por pares (peer review).

A formação do Conselho Fundador, composto por docentes e pesquisadores da instituição de estudo e externos a esta, que atuavam em diferentes linhas de pesquisas e com experiência na área de editoração em outros periódicos científicos, constituiu-se um passo fundamental para alcançar um olhar ampliado na construção da missão e no delineamento do periódico. A partir de reuniões periódicas, foram definidos o regimento interno da revista, instruções aos autores, fluxo de recebimento e avaliação de artigos, a missão e o escopo, além da política e corpo editorial.

A proposta de implementação foi submetida à tramitação na universidade e, mediante aprovação junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Centro de Ciências da Saúde e Departamento de Enfermagem, a revista foi vinculada ao Departamento de Enfermagem e ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Com o apoio do Departamento de Design, definiu-se o layout, estilos de fontes e cartela de cores, bem como o template do formato Portable Document Format (PDF) dos artigos eletrônicos, tendo como premissa torná-lo atrativo, intuitivo e facilitar a leitura do conteúdo pelo usuário. Finalizada esta etapa, implementou-se a versão eletrônica, disponibilizada no portal de periódicos da Universidade, associada à divulgação das mídias sociais para maior visibilidade.

O lançamento do periódico ocorreu em um evento científico, organizado pelo corpo editorial e equipe de apoio, com mais de 120 participantes e transmissão ao vivo e acessos em território nacional e internacional, como a reprodução em tempo real em uma Universidade de Portugal.

No primeiro volume foram publicados um editorial e dez artigos científicos, sendo que todos os autores pertenciam a instituições de ensino externas à Universidade à qual o periódico está vinculado.

DISCUSSÃO

A criação de um novo periódico científico surge com o intuito de contribuir para a ampliação da comunicação e valorização da ciência, tendo desde o projeto inicial a preocupaçâo em garantir o rigor e qualidade das publicações. Apesar do elevado número de periódicos científicos existentes em áreas específicas, observou-se a necessidade de disponibilizar um novo espaço de divulgação de estudos, não somente para a área de enfermagem, mas para outras vinculadas à saúde.

A busca pela indexação em bases de dados tem sido almejada por periódicos científicos da área de saúde e enfermagem para ampliar a visibilidade e alcançar a internacionalização. Contudo, para alcançar tais padrões, faz-se necessária a estruturação de recursos humanos e materiais, além da necessidade de que o periódico possua um tempo mínimo de criação, periodicidade e qualidade dos artigos publicados(7)7. Avena MJ, Barbosa DA. Periódicos brasileiros de enfermagem: fortalezas, fragilidades e desafios. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [accessed 23 nov 2019]; 71(5). Available from: http://dx.doi. org/10.1590/0034-7167-2017-0828.
http://dx.doi. org/10.1590/0034-7167-201...
.

Dentre os critérios de indexação de periódicos, está o alcance de padrões de indicadores bibliométricos, os quais visam avaliar o impacto dos artigos científicos a partir do número de citações recebidas(8)8. Belter CW. Bibliometric indicators: opportunities and limits. J Med Libr Assoc [Internet]. 2015 [accessed 23 nov 2019]; 103(4). Available from: http://dx.doi.org/10.3163/1536-5050.103.4.014.
http://dx.doi.org/10.3163/1536-5050.103....
. Atualmente, as métricas alternativas, como acesso por meio de mídias sociais, recomendações, compartilhamentos e downloads, também têm sido adotadas para mensurar a visibilidade do periódico na comunidade acadêmica(9)9. Ball R. Scientific profiling instead of bibliometrics: key performance indicators of the future. Infozine [Internet]. 2016 [accessed 23 nov 2019]; (spe1). Available from: https://doi.org/10.3929/ethz-a-010744972.
https://doi.org/10.3929/ethz-a-010744972...
.

A preocupação em formar um corpo editorial qualificado integra as ações de boas práticas de editoração científica adotadas pelo periódico, com vistas a garantir a transparência e o rigor em todo processo de avaliação dos artigos. Aliado a isso, a adoção do sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass) permite maior agilidade na divulgação dos artigos aprovados, uma vez que não há necessidade de aguardar a finalização de um novo volume, pois são disponibilizados assim que finalizada a diagramação(10)10. Marziale MHP. Desafios na gestão editorial de periódicos científicos. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2017 [accessed 23 nov 2019]; 31(3). Available from: https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.24028.
https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.24028...
.

A estratégia de utilização de mídias sociais por periódicos científicos tem sido fortemente adotada nacional e internacionalmente, como ferramenta para ampliar o alcance e o impacto frente à comunidade em geral. Estes meios são utilizados como fontes para obtenção de dados altimétricos, em complementariedade aos indicadores bibliométricos(77. Avena MJ, Barbosa DA. Periódicos brasileiros de enfermagem: fortalezas, fragilidades e desafios. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [accessed 23 nov 2019]; 71(5). Available from: http://dx.doi. org/10.1590/0034-7167-2017-0828.
http://dx.doi. org/10.1590/0034-7167-201...
,1111. Voytek B. Social media, open science, and data science are inextricably Linked. Neuron [Internet]. 2017 [accessed 16 maio 2020]; 96(6). Available from: https://doi.org/10.1016/j.neuron.2017.11.015.
https://doi.org/10.1016/j.neuron.2017.11...
).

Ressalta-se que os editores podem encontrar dificuldades frente à criação de um novo periódico, tais como a formação de um uma equipe editorial com interesse e disponibilidade para participar de todas as etapas de estruturação, e justificar à instituição e comunidade externa a necessidade de criação de um novo periódico, sobretudo diante do atual cenário de limitações financeiras.

A fim de superar estes dificultadores, buscou-se articulações internas e externas, junto a outras universidades nacionais e internacionais, para fortalecer e solidificar o corpo editorial. O apoio institucional e o aceite de editores com expertise na área de editoração científica foram fundamentais para viabilizar a implementação do periódico.

A busca de consultorias externas com editores que possuíam experiência na editoração de periódicos científicos da área de enfermagem e saúde também constituiu-se uma importante ferramenta para decisões como a adoção do fluxo contínuo (rolling pass) a partir do primeiro volume. A partir dessa parceria, evidenciou-se que, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, “ser editor” traz satisfação e permite ao profissional contribuir com o avanço científico de sua área.

CONCLUSÃO

A criação e implementação de um novo periódico científico na área de enfermagem e saúde ocorreu de forma sistemática, com evidente preocupação com padrões de qualidade. A adoção de ferramentas para o monitoramento contínuo dos indicadores bibliométricos e altimetria poderão contribuir para a maior visibilidade e solidificação no meio científico.

As vivências que permearam esse processo reforçam a importância do planejamento, da busca por parcerias e estratégias para superar as dificuldades enfrentadas na implementação.

O presente relato contribui para a estruturação de novos periódicos científicos, ao retratar as etapas percorridas, desde o planejamento inicial até a publicação do primeiro volume do periódico. Além disso, estimula-se aos profissionais da área de saúde e enfermagem, que buscam o aprimoramento e a carreira acadêmica em programas de pósgraduação, que não limitem sua contribuição à comunidade científica somente à submissão de manuscritos, mas possam avançar na atuação enquanto pareceristas e editores de periódicos.

  • 1.
    Chambers DA, Feero WG, Khouri MJ. Convergence of implementation science, precision medicine, and the learning health care system: a new model for biomedical research. JAMA [Internet]. 2016 [accessed 19 out 2019]; 315(18). Available from: http://dx.doi.org/10.1001/jama.2016.3867
    » http://dx.doi.org/10.1001/jama.2016.3867
  • 2.
    Lüscher TF. The future of scientific publishing. EuroIntervention [Internet]. 2019 [accessed 16 maio 2020]; 15. Available from: https://doi.org/10.4244/EIJV15I2A28
    » https://doi.org/10.4244/EIJV15I2A28
  • 3.
    Scochi CGS, Munari DB, Gelbcke FL, Ferreira MA. Desafios e estratégias dos programas de pós-graduação em enfermagem para a difusão da produção científica em periódicos internacionais. Esc Anna Nery [Internet]. 2014 [accessed 19 out 2019]; 18(1). Available from: http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140001
    » http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140001
  • 4.
    Bornmann L, Marx W. The journal impact factor and alternative metrics. EMBO Rep [Internet]. 2016 [accessed 23 nov 2019]; 17. Available from: http://dx.doi.org/10.15252/embr.201642823
    » http://dx.doi.org/10.15252/embr.201642823
  • 5.
    Nassi-Calò L. Métricas de avaliação em ciência: estado atual e perspectivas. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2017 [accessed 23 nov 2019]; 25. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0000.2865
    » http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0000.2865
  • 6.
    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. CAPES melhora ferramentas de avaliação da pós-graduação [Internet]. 2019 [accessed 23 nov 2019]. Available from: http://www.capes. gov.br/36-noticias/9730-capes-melhora-ferramentas-de-avaliacao-da-pos-graduacao
    » http://www.capes. gov.br/36-noticias/9730-capes-melhora-ferramentas-de-avaliacao-da-pos-graduacao
  • 7.
    Avena MJ, Barbosa DA. Periódicos brasileiros de enfermagem: fortalezas, fragilidades e desafios. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [accessed 23 nov 2019]; 71(5). Available from: http://dx.doi. org/10.1590/0034-7167-2017-0828
    » http://dx.doi. org/10.1590/0034-7167-2017-0828
  • 8.
    Belter CW. Bibliometric indicators: opportunities and limits. J Med Libr Assoc [Internet]. 2015 [accessed 23 nov 2019]; 103(4). Available from: http://dx.doi.org/10.3163/1536-5050.103.4.014
    » http://dx.doi.org/10.3163/1536-5050.103.4.014
  • 9.
    Ball R. Scientific profiling instead of bibliometrics: key performance indicators of the future. Infozine [Internet]. 2016 [accessed 23 nov 2019]; (spe1). Available from: https://doi.org/10.3929/ethz-a-010744972
    » https://doi.org/10.3929/ethz-a-010744972
  • 10.
    Marziale MHP. Desafios na gestão editorial de periódicos científicos. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2017 [accessed 23 nov 2019]; 31(3). Available from: https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.24028
    » https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.24028
  • 11.
    Voytek B. Social media, open science, and data science are inextricably Linked. Neuron [Internet]. 2017 [accessed 16 maio 2020]; 96(6). Available from: https://doi.org/10.1016/j.neuron.2017.11.015
    » https://doi.org/10.1016/j.neuron.2017.11.015

Editado por

Editora associada: Luciana Puchalski Kalinke

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Out 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    30 Nov 2019
  • Aceito
    16 Ago 2020
Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br