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Livros de viagem do Oitocentos e a fabricação do Oriente: a Índia e a escrita em Maria Graham

Resumos

O artigo visa analisar os usos da representação do outro pela ótica das relações de poder, gênero e cultura na estrutura de narrativas de viagem ao Oriente, por meio de Journal of a Residence in India e Letters on India, escritos por Maria Graham e publicados no início do século XIX. Focalizam-se as visões e as percepções produtoras de memória e imaginação, através da experiência da observação do viajante e de seu enquadramento aos protocolos de escrita de livros de viagem.

livros de viagem; Maria Graham, Índia, século XIX.


This article analyzes the uses of otherness representation, from power relations, gender and culture perspectives, in the frame of travel narratives about Orient, through the books Journal of a Residence in India e Letters on India, written by Maria Graham and published at the beginning of 19th century. The focus turns to the views and perceptions that produce memory and imagination, through the traveler experience of observing, and adherence to the writing travel books narrative protocol.

travel books; Maria Graham, India, 19th century.


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  • 1
    Ralph Dundas era surdo-mudo e estudou, segundo informação de Maria Graham em suas memórias publicadas postuma-mente, em Braidwood's Deaf and Dumbs Academy. Cf. GOTCH, Rosamund Brunel. Maria Lady Callcott. The creator of "LittleArthur". London: John Murray, 1937, p. 71.
  • 2
    Em seu diário pessoal, Maria Graham menciona que chegou numa quinta-feira, por volta de três horas da tarde, em 25 de maio, um dia antes do que é registrado em Journal of a Residence in India. Idem, p. 135.
  • 3
    Cf. BAILY, Christopher. The Birth of the modern World: 1780-1914. Global Connections and Comparison. Oxford: Blackwell, 2004, p. 125.
  • 4
    Cf. SCHAMA, Simon. A History of Britain 2 1603-1776. The British wars. Londres: BBC Books, 2001, p. 386.
  • 5
    A expressão "momento maquiavélico" refere-se ao impacto da secularização no âmbito da ideia de República e o confronto entre "virtude", "fortuna" e a "corrupção". Na perspectiva do embate político do Setecentos na Grã- Bretanha, trata-se de enfocar a continuidade histórica do "momento maquiavélico", no sentido dos problemas colocados por uma dimensão do tempo secular e o desdobramento do humanismo cívico no confronto entre virtu e corrupção, em que o vocabulário humanista e maquiaveliano é mostrado como veículo de uma percepção basicamente hostil ao primeiro capitalismo inglês. A atuação de Edmund Burke na crítica a Warren Hastings (1732-1818), primeiro governador geral da Índia britânica, é a fase derradeira desse prolongamento de questões que dizem respeito a conceitos e valores republicanos e maquiavelianos, tanto quanto os constitucionalistas na Inglaterra. Ver POCCOCK, J. G. A. The Maquiavellian Moment. Florentine Political Thought and the Atlantic Republic Tradition. New Jersey: Princeton University Press, 1975.
  • 6
    A violência e a rapacidade da companhia são acentuadas por Edmund Burke: "Our conquest there, (...), is as crude as it was the first day. (...) Animated with all the avarice of age and all the impetuosity of youth they roll in one after another, wave after wave; and there is nothing before the eyes of the natives but an endless, hopeless prospect of new flights of birds of prey and passage, with appetites continually renewing for a food that is continually wasting. Every rupee of profit made by an Englishman is lost forever to India." Citado em SCHAMA, Simon, op. cit., p. 389.
  • 7
    Cf. MARSHALL, P. J. The Bristish in Asia: Trade to Domination, 1700-1765. In MARSHALL, P. J. (ed.) The Oxford History of the British Empire, v. II. The Eighteenth Century. Oxford: Oxford University Press, 1998, p. 487.
  • 8
    Bayly afirma que no período anterior a 1760, o acúmulo de conhecimento e informação acerca da região indiana pelos bri-tânicos era inferior ao dos holandeses, que tiveram acesso aos registros dos mongóis. Desse modo, tinham controle de dados sobre a navegação entre Europa e Ásia nos portos indianos. "Even so, before the 1762 British commercial knowledge was never as full as that of the Dutch who had gained access to Mungal customs records and were consequently able to keep track of all European and Asian shipping in Indian ports. The British achieve this until after they gained direct control of Indian territory, which time indigenous shipping had lost much of its importance." BAYLY, Christopher A. Empire and Information. Intelligence Gathering and Social Communication in India, 1780-1870. Cambridge: Cambridge University Press, 1996, [ Cambridge Studies in Indian History and Society], p. 45-46.
  • 9
    Cf. MARSHALL, P. J. The First British Empire. In WINKS, Robin (ed.). The Oxford History of the British Empire. Volume V. Historiography. Oxford: Oxford University Press, 1998.
  • 10
    Cf. STAFFORD, Barbara Maria Voyage into Substance: Art, Science, Nature and the Illustrated Travel Account, 1760-1840. Cambridge: Cambridge Mass, MIT Press, 1984.
  • 1
    Habermas assinala a distinção entre o termo opinião equivalente a "mero palpite", uma acepção, portanto, negativa, e julga-mento, verdade, razão, a capacidade de avaliação e controle do Estado. A emergência do que equivale à opinião pública é projetada no exemplo da ação da denúncia de corrupção a Warren Hastings por Edmund Burke na Inglaterra ao final do século XVIII. Cf. HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 2003, p. 110.
  • 12
    "In classical terms, however, the true awkwardness of 'opinion' as a directing force in society lies in the rootedness of opi-nion not merely in the private person, but in the private mind. Whatever its ultimate expression, 'opinion' is shaped by individual subjectivity and inter-subjective exchange-the same inward aspect of private life in which Smith investigated the training of our 'moral sentiments'." PHILLIPS, Mark Salber. Reconsiderations on History and Antiquarianism: Arnaldo Momigliano and the Historiography of Eighteenth-Century Britain. Journal of the History of Ideas, v. 57, n. 2 (Apr., 1996), p. 306.
  • 13
    Segundo Michel Foucault, na "relação da linguagem com sua infinita repetição uma mudança se produziu no fim do século XVIII - quase coincidindo com o momento em que a obra de linguagem se tornou o que ela é agora para nós, ou seja, literatura." FOUCAULT, Michel Ditos e Escritos III Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2001, p. 53.
  • 14
    Segundo Philippe Lejeune, o nome do autor-narrador-protagonista fundamenta o pacto autobiográfico que fornece legi-timidade à autobiografia. Essa definição pode ser utilizada para o repertório de livros de viagem em que a narrativa se organizava pelo eu-autoral. Cf. LEJEUNE, Philippe. L'autobiographie em France. Paris: Armand Colin, 1971; Le moi des demoiselles. Enquête sur le journal de jeune fille. Paris: Éditions du Seuil, 1993.
  • 15
    Chen Tzoref-Ashkenazi indica a centralidade do conceito de experiência no relato de viagem e analisa a polêmica entre Kant e o escritor de livro de viagens George Forster (1754-1794), que participou da segunda viagem de volta ao mundo de James Cook em 1772-75. Forster é o exemplo de autor que valoriza a experiência pessoal do viajante. Destaca que a observação empírica e a sistematização do conhecimento não devem ser separadas, uma resposta à crítica de Kant à literatura de viagem no ensaio "Bestimmung des Begriffs einer Menschenrasse" [Determinação do conceito de raça humana]. Cf. TZOREF-ASHKENAZI, Chen. The Experienced Traveller as a Professional Author: Friedrich Ludwig Langstedt, Georg Forster and Colonialism Discourse in Eighteenth-Century Germany. History. Vol. 95 Issue 317, p. 2-24. Disponível em <http:// www3.interscience.wiley.com/journal/123215515/abstract> Acesso em 02/02/2010.
  • 16
    GOTCH, Rosamund Brunel, op. cit., p. 59.
  • 17
    As obras dos portugueses João de Barros, Diogo do Couto e Antonio Bocarro, nos séculos XVI e XVII, constituem uma fase anterior de práticas de escrita que se inscrevem no esquadro do "orientalismo", como indicado por Charles Boxer (Apud CURTO, Diogo Ramada. "Orientalistas e cronistas do Quinhentos". In Cultura Escrita. Séculos XV a XVIII. Lisboa: ICS, 2007). A nova fase dos estudos orientalistas possui os marcos fundantes das contribuições do erudito francês Anquetil-Duperron (1731-1805) e de William Jones, que desvelaram, segundo Said, a opulência do védico, do sânscrito. SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente São Paulo, Companhia das Letras, 2003, p. 61.
  • 18
    Ver sobre a descoberta do hinduísmo pelas academias britânicas KOPF, David. British Orientalism and the Bengal Renaissance: the dynamics of Indian modernizaiton 1773-1835. Calcutá: Firma K. L. Mukhopadhyay, 1969; MARSHALL, P. J. (ed.) The British discovery of Hinduism in the eighteenth century. Cambridge: Cambridge University Press, 1970 e CLARKE, J. J. Oriental Enlightenment: the encounter between Asian and Western thought. Londres: Nova Iorque, Routledge, 1997.
  • 19
    William Jones, no primeiro discurso como presidente do jornal Asian Researches, em 1784, afirma que "Asiatick" é um termo mais clássico e apropriado do que oriental para a região que se estendia pelo norte da África, Turquia e Japão. Cf. TRAVERS, Robert. Ideology and Empire in Eighteenth-Century. The British Bengal. Cambridge Studies in Indian History and Society series. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 5, nota 17. Cf. <http://asiaticsocietycal.com/ history/1.htm> Acesso em 04/08/2010.
  • 20
    A publicação concentra debates e temas de interesse da Asiatic Society e do College em Fort William. Na conexão entre poder e conhecimento, a East Indian Company destaca-se pela participação no fomento e produção de conhecimento sobre a Ásia. Warren Hastings foi o primeiro presidente da Asiatic Society of Bengal e William Jones seu vice-presidente. Disponível em <http://asiaticsocietycal.com/history/1.htm> Acesso em 20/03/2010). Entre 1788 e 1839, quando foi substituída pelo Journal of the Asiatic Society, editou 20 volumes.
  • 21
    A fixação do campo do orientalismo em Calcutá por Hastings incluiu o subcontinente indiano na produção intelectual da história, civil e militar, dos estudos antiquários, das artes, ciências e da literatura da Ásia. Ver ALMEIDA, Hermione de, GILPIN George H. Indian Renaissance: British romantic art and the prospect of India. Burlington, Ashgate, 2007, p, 58.
  • 22
    A publicação com ilustrações fugia ao padrão mais popular dos pequenos exemplares in-12 ou in-16. Seu custo foi consi-derado elevado, segundo o comentário do Quartely Review em 1812: "Miss Graham will readily perceive, by the attention which we have given to her labours, that she has published her book in a form which must necessarily exclude it form general readers - but this is the vice of a luxurious age, which in time will correct itself." Sept-Dec., The Quarterly Review, v. VIII, p. 421. O periódico literário Quarterly Review foi fundado, em 1809, pelo célebre editor escocês John Murray (1778-1843), uma versão tory do whig Edinburg Review, de 1802. Ambas constituíam veículos de divulgação editorial e também dominaram esse universo de periódicos até 1810, quando novas revistas como a Blackwood's Edinburgh Magazine (1817) e a London Magazine (1820) confirmavam o crescimento do mercado de escritores, casas de edição e de leitores e são indicadores da ampliação da esfera pública na acepção habermasiana . Ver SCHOENFIELD, Mark. Novel Marriages, Romantic Labor and the Quartely Press. In WHEATLEY, Kim. Romantic periodicals and print culture. Londres, Routledge, 2003.
  • 23
    Journal d' un séjour fait aux Indes Orientalespendant les années 1809, 1810 et 1811. Genebra/Paris: J.-J. Paschoud/ Maison de Commerce, 1818, é uma edição de 302 páginas e não reproduziu as ilustrações dos originais em inglês. A tradução adotou o formato epistolar, uma adaptação de Journal of a Residence in India, em 30 cartas.
  • 24
    Cf. SCHOENFIELD Mark, idem, p. 77.
  • 25
    Ver ARENDT, Hannah. A condição humana. 11a Edição. Rio de Janeiro, Editora Forense, 2010, p.14.
  • 26
    "La historia del arte de la Antigüedad que me propongo escribir aquí no es uma mera narración de la serie temporal y de los cambios que tuvieron lugar em la misma, seno que tomo la palavra historia [Geschichte] em el sentido amplio que tiene em la lengua griega, y es mi intención producir um ensayo de um sistema doctrinal [Lehrgebaüde]". Apud KOSELLECK. Reinhart. historia/Historia. Madri, Editorial Trotta, 2004, p. 42.
  • 27
    PHILLIPS, Mark Salber, op. cit., p. 307. Entretanto, Phillips menciona que Momigliano privilegia a vertente da pesquisa antiquária e não discorre sobre a histórica narrativa no século XVIII. A exceção acrescenta em nota de pé de página, é a rápida menção à filosofia da história e mesmo assim, destaca Phillips, não explora a relação com a tradição da história política (p. 303).
  • 28
    "Smith's hostility to innovations in historical narrative put him at odds with the most innovative developments in con-temporary practice, including the work of his good friend David Hume. Yet it was precisely because Smith would not abandon history's commitment to classically prescribed forms of narrative that he produced a fertile reexamination of the way in which a narrative of private life might be constructed." PHILLIPS, Mark Salber. Adam Smith and the history of private life: Social and sentimental narratives in eighteenth-century historiography. KELLEY, Donald R. e SACKS, David Harris (eds.).The Historical Imagination in Early Modern Britain: History, Rhetoric, and Fiction, 1500-1800. Cambridge: Woodrow Cambridge University Press, 2002. p. 320.
  • 29
    Sobre as condições históricas da emergência da noção de sinceridade e as transformações morais de concepções sobre o sujeito ver TRILING, Lionel. Sincerity and Authenticity. Harvard: Harvard University Press,1972.
  • 30
    No sentido de formação individual e autorrealização da tradição alemã da Bildung. "The origin and nature of Bildung was a discipline of the self that was central to the struggle of nonnoble groups for a sense of self-worth, inner strength, and fulfillment in response to personal domination in the absolutist state and by the ideals of the nobility." GOLDMAN, Havey. Politics, death, and the devil: self and power in Max Weber and Thomas Mann. California: University of California Press, 1992. p. 26. Se a acepção de Bildung corresponde ao universo de língua alemã, porém um sentido da educação, como elemento de construção e formação do indivíduo, adquire um valor universal.
  • 31
    "Presidency" corresponde à divisão administrativa do território sob controle da East India Company. Bombaim e Madras completam o quadro das presidências.
  • 32
    GRAHAM, Maria. Journal of a Residence in India. Segunda Edição. Edinburgh: George Ramsay and Company, 1813, p. VIII.
  • 33
    Cf. LEASK, Nigel, Curiosity and the Aesthetics of travel writing 1770-1840. Oxford, Oxford University Press, 2002, p. 207. Ver também Maria Graham. Journal of a Residence in India. Op. cit., p. 15.
  • 34
    "The Journal of a Residence in India, by a young lady who, probably, went thither, like most young ladies, to procure a husband instead of information, is a literary curiosity which we are not disposed to overlook." Quarterly review, v. 8 n. 16 (December 1812), p. 406.
  • 35
    A representação negativa de livros escritos por mulheres é constante no Quartely Review, como afirma Mark Schoenfield em estudo sobre a resenha do livro de Anna Letitia Barbauld, Eighteen Hundred and Eleven, no número anterior da Quartely Review: "Noticing Anna in the issue just prior to the review of Graham, the Quartely Review exclaims: 'We had hoped, indeed, that the empire might have been saved without the intervention of a lady-author' (Novel Marriages, Romantic Labor and the Quartely Press. In WHEATLEY, Kim. Romantic periodicals and print culture. Londres: Frank Cass, 2003. p. 78).
  • 36
    Informação na página do Quarterly Review Archive. Disponível em <http://www.rc.umd.edu/reference/qr/index/61.html> Acesso em 05/02/1010. John Barrow, oficial da marinha, foi comentador assíduo do Quarterly Review, além de escritor de vários livros de viagem e membro da Royal Geographical Society, fundada em 1830.
  • 37
    The British Review and London Critical, v. IV, p. 349-360.
  • 38
    Cf. Monthly Magazine, v. 34, 1812, p. 632.
  • 39
    Cf. LEASK, Nigel, op. cit., p. 206.
  • 40
    O Dictionary of the English Language, de Samuel Johnson, na 6ª edição de 1785 e na 11ª em 1799, indica dois sentidos para o vocábulo Journal, a mesma palavra, em francês, e giornale, em italiano (JOHNSON, Samuel. Dictionary of the English Language. Londres: J. F. and C. Rivington, L. Davis, T. Payne and Son... M. Newburt, 1785). Uma primeira acepção de diário, no sentido lato, de anotação dos negócios do dia, que se refere ao manejo administrativo ou de finanças. Uma segunda, do jornal publicado diariamente. A palavra journal, nas publicações de Maria Graham, projeta já uma fusão desses dois sentidos. Uma modalidade de registro que articula a escrita de notação pessoal à prática da atividade do periodista, do recurso da imprensa diária na figura do jornalista. O crescimento do mercado da imprensa periódica reorganiza os protocolos de escrita que passavam a informar o livro de viagens e vice-versa. Lembremos a expansão da edição de jornais no século XVIII, na qual o sucesso de Spectator na Inglaterra é um exemplo. Cf. PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. The Spectator. O teatro das luzes. Diálogo e Imprensa no século XVIII. São Paulo, Hucitec, 1995.
  • 41
    Nas primeiras páginas, Journal of a Residence in India faz referência à biblioteca da casa de James Mackintosh (1764-1832), em Tarala, próximo a Bombaim, a melhor depois do Cape: "It is arranged in a large room like the cell of a temple, surrounded with a viranda inclosed by Venetian shutters, which admit and exclude the light anda ir at pleasure." GRAHAM, Maria. Journal of a Residence in India, op. cit., p. 6. Mackintosh, jornalista e jurista, foi, entre 1806 e 1813, juiz da corte do vice-almirantado em Bombaim. Cf. GOTCH, Rosamund Brunel, op. cit. 135.
  • 42
    GRAHAM, Maria . Journal of a Residence in India, op. cit., p. 62. Essa passagem é também indicada por LEASK, Nigel. op. cit., p. 210.
  • 43
    Idem, p. 144.
  • 44
    No original: "There is something in the scenery of this place that reminds me of the beauty of the banks of the Thames: the same verdure, the same rich foilage, the same majestic body of the water." GRAHAM, Maria. Idem, p. 144.
  • 45
    Autores de romances de ficção identificados ao estilo gótico como Ann Radcliffe (1764-1823), em The Castles of Athlin and Dunbayne. A Highland Story (1789), Matthew Lewis (1775-1818), com The Monk (1796), Mary Shelley (1797-1851), com Frankenstein (1818), e Charles Maturin (1782-1824), autor de Melmoth the Wanderer (1820), configuraram maneiras de olhar a natureza e formas de construção da paisagem influenciadas pelas ideias do belo e sublime de Edmund Burke (1729-1797) e do pitoresco de William Gilpin (1724-1804). Segundo a indicação de Maria Graham no seu relato autobiográfico, a leitura de Burke foi indicada pelo seu professor de desenho, William Delamotte (1775-1863), filho de um refugiado francês da Revolução que estudou com Benjamin West (1738-1820), pintor que presidiu a prestigiosa Royal Academy de Londres, fundada em 1768, durante o reinado de George III (Cf. GOTCH, Rosamund Brunel, op. cit., p. 44). Segundo Nigel Leask, o efeito do pitoresco é a curiosidade; menos esplêndido do que o sublime, produz uma influência mais geral, "corrige o langor da beleza ou o horror do sublime" (LEASK, Nigel, op.cit. p. 173).
  • 46
    SIMMEL, Georg. The ruin. In Kurt Wolff. Georg Simmel: 1858-1928 (A collection of essays). Ohio: Ohio State University Press, 1959.
  • 47
    Colebrook indica cinco seitas (sects): saivás, adoradores de Siva ou Maha Deo; Vaisnavas, adoradores de Vishnu; os Sauras, Surya ou o sol; Ganepatyas ou Gosseinas, Gundputti ou Ganesa; e os Sactis, bawanee ou Parvati. Cf. GRAHAM, Maria. Journal of a Residence in India, op. cit., p. 45.
  • 48
    Idem, p. 52.
  • 49
    No original: "For my own part, living among the people, and daily beholding the prostrate worshipper, the temple, the altar, and the offering, I take an interest in them which makes up for their want of poetical beauty. Nor can I look with indifference upon a system, however barbarous and superstitious, which has so strong a hold of the minds of its votaries, and which can bring them to despise death and torture in their most dreadful forms." Idem, p. 52.
  • 50
    Ibidem, p. 19. A menção a Bernier, Jones e Colebrooke no segundo livro, Letters on India, mostra que o formato epistolar forjou um modelo mais ensaístico, em que o estudo e a erudição, na tradição antiquaria e da escrita orientalista se adequam a um padrão de narrativa distinto do que adota em Journal of a Residence in India.
  • 51
    Adam Smith elaborou a teoria dos quatro estágios na Escócia, na mesma época que Turgot na França, e consta no Wealth of Nations. A elite intelectual escocesa, de uma maneira ou de outra, concebeu ou partilhou da tese dos estágios na compreensão do desenvolvimento da civilização. Entre eles, o filosofo e historiador David Hume, Francis Hutcheson, o jurista Henry Home, Lord Kames, o chefe da Igreja da Escócia e da Universidade de Edinburgh William Robertson, Adam Ferguson, Thomas Reid e John Millar. A teoria dos estágios incorpora uma concepção da história como processo que evolui da barbárie ao patamar civilizatório, uma perspectiva econômica em que o progresso impulsiona a expansão por meio do comércio da sociedade. Contudo, os letrados escoceses, à exceção de Ferguson, não partilham de um horizonte de expectativas de otimismo por um progresso indefinido. Está presente a preocupação moral com um futuro em que a opulência e a riqueza ameaçam e desestabilizam a sociedade. Cf. SPADAFORA, David. Progress. In KORS, Alan Charles (ed.). Encyclopedia of the Enlightenment, v. 3. Oxford: Oxford University Press, 2003, p. 367. A concepção de história afastava-se da matriz da exemplaridade clássica e incorporava a dimensão de regularidade da natureza humana, na qual o aprimoramento social indicava também um aprimoramento do indivíduo.
  • 52
    Cf. POCCOCK J. G. A. A mobilidade da propriedade e o nascimento da sociologia do século XVIII. Linguagens do Ideário Político. São Paulo, Edusp, 2003, p.156.
  • 53
    GOTCH, Rosamund Brunel, op. cit., p. 87.
  • 54
    Frade beneditino, da Congregação de Saint-Maur, Montfaucon foi membro da Académie des Inscriptions et Belles-Lettres e fundou a Academie des Bernardins. Cf. SOLL, Jacob. Jean-Baptiste Colbert's Republic of Letters. Republics of Letters: A Journal for the Study of Knowledge, Politics, and the Arts 1, no. 1 (May 1, 2009). Disponível em <http://rofl.stanford.edu/ node/28> Acesso em 20/08/2010.
  • 55
    GRAHAM, Maria, Letters on India, op. cit., p. 381.
  • 56
    GRAHAM, Maria. Journal of a Residence in India, p. 64.
  • 57
    James Storer, por sua vez, é um desenhista especializado em retratar igrejas e catedrais medievais. A ilustração de Maria Graham da gruta de Carli, como uma projeção de uma catedral gótica, através do jogo de escala dos arcos, oferece ao leitor de Journal of a Residence in India a confirmação do que é já familiar ao europeu, como destaca a narrativa. James Storer denomina esse gênero de arquitetura de "antigo". Ver STORER, James; GREIG, John. Antiquarian and Topographical Cabinet, containing a series of elegant views of the most interesting objectis of curiosity in Great Britain. Vol 1. Londres, Clarke, Carpenter, Chapple, Ricahrdson, Sherwood, Neely e Jones, 1807. Sobre os dados biográficos de James Storer consultar <http://www.antiquemapsandprints.com/traveller.htm> Acesso em 20/02/2010. Todas as ilustrações do Journal são de Graham, com gravação de Storer.
  • 58
    No original: "Leaving this group of caves, we ascended the hill by a rude path, which leads to steps cut in the rock; and found not a few cave, as I expected, but a whole city excavated in the mountain, which is perfectly bare, but surrounded by woody hills. Some of the caves are small, and seem adapted for private dwellings; to each of these there is a reservoir of excellent water; others are large, and I could imagine them the residence of priests or persons of distinction. One in particular has a long viranda in front; the chamber within is about forty feet square, its sides are covered with figures of Jine saints, four of which are standing, the others sitting in the posture of meditation, or reasoning, with the fore-finger of the right hand applied to the thumb of the left. Narrow door-ways in three sides of the cave lead to cells of ten feet by six, in each of which there is a raised seat; the fourth side has one door, and several windows looking into the viranda. The small caves are in a variety of shapes and the pillars that support them are not less various; yet I think none of them are ugly, and many are very elegant. The large square cave is in a ravine, where there are shrubs and trees; over it the stones dug from other caves are piled, so as to support earth, where a few trees flourish, and render the spot cooler than any other part of this subterraneous city, for excepting here, there is no vegetation but now and then an euphorbia, which seems to root in the stone itself." GRAHAM, Maria. Journal of a Residence in India, op. cit., p. 117. Grifos meus.
  • 59
    O jardim botânico teve início com Robert Kyd em 1787, um local de aclimatação de plantas, especiarias, da árvore teca, típica da Índia. O botânico William Roxburgh assumiu a direção seis anos após sua fundação e o projetou como um jardim botânico com plantas da Índia e asiáticas em geral. Introduziu a mahogany com sementes das Índias ocidentais inglesas. Na época da passagem de Maria Graham por Calcutá, permanecia ainda no cargo de administrador e não apenas a recebeu na visita que fez junto com o amigo Fleming como permitiu que observasse os artistas nativos no trabalho, desenhando espécimes raras de plantas. ALEXANDER, Edward Porter. Museums in motion: an introduction to the history and functions of museums. Lanham: AltaMira Press 1996, p. 146-147.
  • 60
    Cf. TRAVERS, Robert. Ideology and Empire in Eighteenth-Century. The British Bengal, op. cit., p. 33: "By 1756, Calcutta was the East India Company's most important trading post in India. Founded in the 1690s on the site of a few coastal villages by a maverick Company servant, Job Charnock, it soon became a 'presidency' town, with a governor and council, and an extensive fort complex, Fort William. In the early eighteenth century, Calcutta 1720s shipments form Bengal generally made up at least half the value of the Company's exports from India."
  • 61
    Segundo Roland Lardinois a formalização da cadeira de sânscrito no College de France foi incentivada pelo ministro do interior, abade de Mostesquiou, entre 1814 e 1815. O autor atenta para concorrência no controle dos estudos orientalistas entre os eruditos franceses, britânicos e alemães e a formação de novos espaços do trabalho acadêmico nas décadas finais do século XVIII e início do XIX. LARDINOIS, Roland. L'invention de l'Inde. Entre ésotérisme et sicence. Paris: CNRS Éditions, 2007, p. 43-45, 383.
  • 62
    Ver Asiatic Society em <http://asiaticsocietycal.com/history/4.htm> Acesso em 10/04/2010.
  • 63
    Comenta que alguns autores substituem as duas últimas por Apabjaransa ou Jargon e Misra ou língua mista. Letters on India, p. 12.
  • 64
    Idem, p. 18, 19.
  • 65
    Idem, p. 19
  • 66
    "Our breakfast hour is nine o'clock, after which some one of the party reads alound till twelve, when we play an hour at whist or back-gammon. I then study till half past two, when we dress for dinner. The evening is spent Índia reading and walking as much as the short quarter-deck of our vessel will allow, and after sunset Índia conversation." Cf. GRAHAM, Maria. Journal of a Residence in India, op. cit., p. 108.
  • 67
    BAYLY, Christopher A. Empire and Information. Intelligence Gathering and Social Communication in India, 1780-1870, op. cit.
  • 68
    Importante no estudo de Bayly é o controle das linhas regulares de comunicação pela Companhia e a ocupação dos pos-tos de origem mongol. Tal quadro aponta para a existência de uma ampla malha de circulação de comunicação e conhecimento na Índia pré-colonial. Ver BAYLY, Christopher A. Imperial Meridian: the British Empire and the World, 1780-1830. London: Longman, 1989, como também CHADHURI, Kirti N. The Trading World of Asia and the English East India Company, 1660-1760. Cambridge: CambridgeUniversity Press, 1978. SOOD, Gagan D. S. The Informational Fabric of Eighteenth-Century India and the Middle East: Couriers, Intermediaries and Postal Communication. Modern Asian Studies 43,5 (2009) p. 1085-1116, apresenta uma análise acerca da organização e administração da comunicação postal na Índia pré-colonial em que se destaca o papel de organismos privados nesse setor de postagem. A autora desenvolve a interessante idéia de que uma concepção de laissez-faire marcaria o padrão de dominação dos estados na fase anterior à apropriação dessa malha de comunicação pela Companhia das Índias Orientais.
  • 69
    RENDALL, Jane. The condition of women, women's writing and the Empire in nineteenth-century Britain. In HALL, Catherine e ROSE, Sonya (eds.). At Home with the Empire. Metropolitan Culture and the Imperial World. Cambridge, Cambridge University Press, 2006. p. 103.
  • 70
    Cf. HALL, Catherine e ROSE, Sonya (eds.). Introduction: being at home with the Empire. Idem. Maria Graham comenta: There were a good many very pretty and very well dressed women, a few ancient belles, and at least three men for every woman. (...) After dinner the same topics continue to occupy the ladies, with the addition of lace jewels, intrigues, and the latest fashions; or, if there be any newly-arrived Young women, the making and breaking matches for them furnish employment for the ladies of the colony till the arrival of the next cargo. Journal..., p. 29.
  • 71
    "The English society of Calcutta, as it is more numerous, affords a greater variety of character, and a greater portion of intellectual refinement, than that of any other presidencies. I have met with some persons of both sexes in this place, whose benevolence attracted our affection, as their talents commanded our esteem, loved to relax form their serious occupations in the circle of their friends. Among the few here who know and appreciate these things, the most agreeable speculations are always those that point homeward to the Europe, where the mind of man seems to flourish in preference to any other land. If we look round us here, the passive submission, the apathy, and the degrading superstition of the Hindous; the more active fanaticism of the Mussulmans; the avarice, the prodigatiy, the ignorance, and the vulgarity of most of the white people, seems to place them all on a level, infinitely below that of the least refined nations of Europe." GRAHAM, Maria. Journal of a Residence in India, op. cit., p. 133, 134.
  • 72
    Cf. BARROS, Carolyn A., SMITH, Johanna M. Life-writings by British women, 1660-1815: an anthology. Northeastern: Northeastern University Press, 2000.
  • 73
    Cf. RENDALL, Jane, op. cit. p. 104.
  • 74
    Idem.
  • 75
    Cf. GONÇALVES, Margareth de Almeida. Artifício e excesso: narrativa de viagem e a visão sobre as mulheres em Por-tugal e Brasil. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 13, n. 3/2005; GONÇALVES, Margareth de Almeida. Viagem e escrita de si em Maria Graham. Revista Universidade Rural. Série Ciências Humanas, v. 29, 2007, p. 110-122.
  • 76
    RENDALL, Jane, op. cit., p. 109.
  • 77
    PRATT, Mary. Os olhos do Império. Relatos de viagem e transculturação. Santa Catarina: EDUSC, 1999.
  • 78
    Thomas Bowrey, um mercador privado inglês, deixou registro de seu contato com portugueses na região de Bengala, em Ungulim: "Um grande número de Portugueses habita no reino de Bengala, especialmente em Ugulim e noutras enseadas e ribeiros do rio. Muitos deles são filhos de Lisboa (como se designam a si próprios), ou seja, nascidos na Europa, mas muitos mais são filhos da Índia. (...) São na maioria muito pobres, mas notáveis por serem industriosos, ao viverem honestamente, e ainda mais louváveis por serem cristãos numa terra de gentios." SUBRAHMANYAN, Sanjay. O Império Asiático Português 1500-1700. Uma história política e econômica. Lisboa, DIFEL, 1995, p. 378.
  • 79
    "From Sion we went to Mahaim, passing in the way several neglected Portuguese churches." Maria Graham. Journal of a Residence in Índia. Op. cit., p. 8.
  • 80
    Idem.
  • 81
    "Who are scraping dishes and plates with their hands, and then, with the same unwashen paws, putting aside the next day's tiffin for their master's table". Idem, p. 30.
  • 82
    "After passing slowly by Telichery, the Anjedive islands, and the picturesque point of cape Ramas, we came in sight of the fortress of Aguada, at the entrance of the harbour of Goa, and I entertained the hopes of landing the next morning to see the old city, with its marble churches and magnificent monasteries and to pay my respects to the tombo of St Francis Xavier; but a contrary breeze sprung up in the night, and blew us far from the shore, so that I was obliged to reconcile myself to the disappointment, by reflecting on the present misery of that once flourishing colony, which would have embittered any pleasure I could hope for in admiring its exterior beauties. (...) The colony is almost abandoned by the mother-country, and its inhabitants scarcely speak their native tongue intelligibly. Their poverty is such, that the women of the best families earn their subsistence by making lace, or artificial flowers, and working muslin." Idem, p. 111.
  • 83
    Idem, p. 187.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Jun 2011
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