Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Estamos lançando o terceiro número do volume de 2017 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 10, Número 3, Junho de 2017), com dez artigos sobre tópicos interessantes relacionados a aplicações de concreto estrutural. O primeiro artigo traz uma discussão sobre uma metodologia prescrita pela Norma Brasileira ABNT NBR 8522: 2008 para determinar o comportamento tensão-deformação de corpos de prova cilíndricos de concreto, apresentando considerações sobre possíveis aprimoramentos relacionados à aplicação em concretos com agregados reciclados. O segundo artigo destina-se a avaliar a influência de diferentes métodos de regularização para espécimes cilíndricos de concreto em ensaios à compressão simples. O terceiro artigo descreve um estudo analítico e experimental sobre o comportamento de conectores de cisalhamento em pilares mistos com seção vazada preenchida com concreto. Um conector do tipo parafuso estrutural como foi selecionado como um conector de cisalhamento para validar expressões analíticas fornecidas pela ABNT NBR 16239: 2014. Um estudo sobre as cargas de projeto devidas a amarração e atracação de embarcações é apresentado no quarto artigo, com vistas ao projeto de estruturas portuárias. O quinto artigo descreve um projeto de pesquisa destinado a monitorar o progresso da frente da carbonatação e a variação do pH na superfície do compósito cimentício, em conformidade com a norma europeia EN 14630. A estrutura dos vazios na matriz foi avaliada com a técnica de imagem μ-CT. O sexto artigo discute uma avaliação das sobrepressões de uma onda explosiva usando um software computacional de dinâmica de fluidos. O sétimo artigo discute o efeito do colapso de uma cobertura de aço nos pilares de concreto de fachada de um armazém em chamas. Um procedimento baseado na literatura britânica, que considera a carga horizontal nos pilares, é adaptado às normas brasileiras e aplicado a um estudo de caso. O artigo seguinte propõe uma metodologia simplificada para a análise dinâmica de pontes rodoviárias curvas sob o efeito de um veículo pesado. No nono artigo, as não-linearidades físicas e os fundamentos da mecânica da fratura para materiais quase frágeis são considerados para determinar a energia da fratura e o comprimento da zona do processo de fratura, bem como o módulo de elasticidade, a resistência à tração e a resistência à compressão, para caracterizar o comportamento mecânico do concreto autoadensável. O último artigo estuda o efeito da variabilidade da seção geométrica de colunas quadradas e retangulares, com diferentes taxas de armadura longitudinal de tração em blocos sobre duas estacas.

Parabenizamos os autores pela qualidade dos trabalhos publicados e destacamos a dedicação dos revisores, fundamental para a consolidação do nossa Revista.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Jun 2017
IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Av. Queiroz Filho, nº 1700 sala 407/408 Torre D, Villa Lobos Office Park, CEP 05319-000, São Paulo, SP - Brasil, Tel. (55 11) 3735-0202, Fax: (55 11) 3733-2190 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arlene@ibracon.org.br