Resumo em Português:
A Fisiologia do Exercício, área de conhecimento derivada da Fisiologia, é caracterizada pelo estudo dos efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre as estruturas e as funções dos sistemas do corpo humano. Ela pode ser considerada uma das disciplinas mais tradicionais relacionadas à prática acadêmica e profissional da Educação Física e do Esporte em função da grande herança biológica destas áreas. Neste artigo, serão abordadas às linhas de pesquisa nessa área, a integração do conhecimento científico com a prática profissional e as perspectivas futuras da Fisiologia do Exercício.Resumo em Inglês:
Exercise Physiology is a sub discipline from the area of Physiology. It is characterized by the investigation of the acute and chronic effects of physical exercise on the structures and functions of the human body. Exercise Physiology can be considered one of the most traditional academic and professional sub disciplines of the Physical Education and Sport because of the biological heritage of these fields. In this paper, we are going to discuss the lines of investigation, the relationship between the scientific knowledge and professional practice, and the future perspectives for the Exercise Physiology.Resumo em Português:
Trata o artigo da contextualização da biomecânica enquanto disciplina acadêmica que compõe o corpo de conhecimento da Educação Física e do Esporte. São discutidos aspectos relacionados à fundamentação metodológica da avaliação do movimento humano; aspectos históricos; e as perspectivas da aplicação dos conhecimentos de natureza biomecânica para a prática profissional na Educação Física e no Esporte. No que se refere às aplicações profissionais, especial ênfase é dada aos esforços objetivando a otimização do desempenho esportivo, a detecção de soluções para promover a qualidade de vida, e o controle das lesões.Resumo em Inglês:
The paper discusses the context of biomechanics as an academic discipline that composes the body of knowledge of Physical Education and Sports. This review discusses methodological aspects related to the basis of evaluation of human movement, historical aspects, and perspectives of applying knowledge of biomechanics to the nature of professional practice in Physical Education and Sport. Concerning to professional applications, particular emphasis is given to efforts aiming at the optimization of sports performance, the detection of solutions to improve the quality of life, and the control of injuries.Resumo em Português:
A prática é considerada o fator mais importante em aprendizagem motora e consequentemente organização da prática é o fator mais investigado na área. Existem dois diferentes tipos de prática: mental e física. Prática física é dividida em fracionamento, distribuição e variabilidade de prática. Apesar dos estudos investigarem diferentes tipos de organização da prática separadamente, em situações de ensino e treinamento todas elas interagem na organização da prática. Esta revisão também está organizada da mesma forma, mas ao final foram analisadas as possibilidades de interações.Resumo em Inglês:
Practice is considered the most important factor in motor learning and consequently practice schedule is the most investigated factor in the area. There are two different types of practice: mental and physical. Physical practice is divided in fractionated, distributed and variable. Although the studies investigated different types of practice organization separately, in teaching or training situations all of them interact in practice scheduling. This review is organized in a similar way but at the final it was analyzed the possibilities of interactions.Resumo em Português:
A inatividade física é fortemente relacionada à incidência e severidade de um vasto número de doenças crônicas. Assim sendo, o exercício físico torna-se uma das ferramentas terapêuticas mais importantes na promoção de saúde e o profissional de Educação Física, o responsável por sua ampla disseminação. Nesse artigo, discorremos sobre as seguintes questões: Qual o impacto - biológico e socioeconômico - da inatividade física na saúde dos indivíduos?; 2) Qual o impacto da inserção da atividade física vida dos indivíduos?; 3) Qual o papel da profissional de Educação Física na promoção de saúde e quais os desafios que a Educação Física, enquanto ciência ("lato sensu") e profissão, deve enfrentar nas próximas décadas? Tendo como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas, pretendemos revelar o imenso potencial do exercício físico como agente terapêutico.Resumo em Inglês:
Physical inactivity is strongly related to the incidence and severity of a number of chronic diseases. Hence, physical exercise emerges as one of the most important therapeutic tool to health promotion, with the Physical Education professional being the responsible for disseminating it widely. In this manuscript, we will discuss the following questions: 1) What is the social and biological impact of physical inactivity on overall health? 2) What is the impact of physical activity on people's lives? 3) What is the role of the Physical Education professional in the promotion of health and what are the challenges that Physical Education Discipline, as a science ("lato sensu") and profession, will face in the next decades? Having in mind the role of physical inactivity upon the etiology of chronic diseases, we intend to reveal the large potential of physical exercise as a therapeutic agent.Resumo em Português:
A Nutrição aplicada a atividade motora se divide em quatro áreas do movimento humano, a saber: esporte, educação física, dança, recreação/lazer. Essa definição conceitual diferencia a população alvo da intervenção nutricional. O organismo humano sempre apresentou o movimento como parte de sua atividade cotidiana e selecionou evolutivamente os organismos mais econômicos. Em contrapartida por conta de demandas, sociais, financeiras dentre outras a vida moderna impôs o sedentarismo como padrão de comportamento motor que aliado ao padrão genético de economia resultaram nas doenças modernas como obesidade, diabetes, etc. Assim a sociedade institucionalizou o movimento humano criando manifestações distintas descritas acima e suas necessidades específicas passaram a ser de interesse acadêmico/cientifico. Nutricionalmente os estudos se concentram no balanço energético, na necessidade de carboidratos, proteínas, lipídios assim como dos micronutrientes e outros compostos biologicamente ativos. Estes estudos definem estas substancias sob critérios de essencialidade ou efeito ergogênico superior a capacidade fisiológica. O primeiro determina mudanças nas necessidades nutricionais e o segundo substâncias consideradas ilícitas. No presente momento grande parte da comunidade cientifica dedicada à nutrição aplicada à atividade motora, dirige sua vocação na tentativa de descobrir as necessidades específicas provocadas pela pratica regular da atividade motora permitindo seu exercício regular para que a mesma propicie os benefícios na manutenção da saúde de forma plena nas quatro áreas descritas acima.Resumo em Inglês:
Nutrition applied to motor activity is divided in four areas of human movement, namely: sports, physical education, dance, recreation/leisure. This conceptual definition differentiates the target population of nutritional intervention. The human body has always presented the movement as part of their daily activity and selected organisms evolutionarily more economical. In return for the account of demands, social, financial, among other modern life imposed inactivity as the motor pattern of human behavior that together with the genetic default of the economy resulted in the modern diseases such as obesity, diabetes etc. In this way society has institutionalized human movement creating distinct manifestations described above and their specific needs have to be of academic interest / scientific. Nutritionally, the studies focus on energy balance, the need for carbohydrates, proteins, lipids and micronutrients and other biologically active compounds. These studies define these substances under the criteria of essentiality or ergogenic effect than the physiological. The first determines changes in nutritional needs and the second substances deemed illegal. At present much of the scientific community dedicated to nutrition applied to motor activity, directs his calling in an attempt to discover the specific needs caused by the regular practice of motor activity allowing for regular exercise that triggers the same benefits in health maintenance so full in the four areas described above.Resumo em Português:
O treinamento físico é uma importante área de atuação profissional da Educação Física e do Esporte. Ela tem por objetivo precípuo, a melhoria do desempenho físico-esportivo através da aplicação de um processo organizado e sistemático composto por exercícios físicos. Nos últimos anos, os progressos tecnológicos e nos métodos de investigação científica nas diferentes subáreas relacionadas ao treinamento físico trouxeram um avanço significativo na obtenção deste objetivo. Neste artigo será discutido, do ponto de vista acadêmico-científico e também da prática profissional, o estado da arte do conhecimento associado à avaliação do treinamento, ao controle da carga de treinamento, aos modelos de organização da carga de treinamento e ao desenvolvimento das capacidades motoras. Esperamos que ao final, o leitor possa ter um bom entendimento destes diferentes componentes, como eles contribuem para a modificação do desempenho motor e como aplicá-los para a elaboração, implementação, avaliação e reformulação de programas de treinamento físico.Resumo em Inglês:
Physical training is an important field of work for the Physical Education and Sport professional. Its main goal is to develop the physical capacity and sports performance of an individual by means of an organized and systematic application of physical exercises. In the past years, the technological progress in the scientific investigation within the different disciplines related to physical training have contributed a great deal towards the accomplishment of such goal. In this manuscript we discuss, from both an academic-scientific and from a practical application point-of-view, the state of the art of the knowledge associated with the physical training evaluation, loading control, loading scheming, and the development of physical abilities. Our goal is to provide a comprehensive overview of the different components of the physical training and how they contribute to the development of the physical performance as well as how to apply these concepts in the elaboration, implementation, and evaluation of physical training programs.Resumo em Português:
O objetivo do presente texto foi apresentar o estado da arte dos estudos sobre as modalidades esportivas de combate (MEC). Inicialmente, é destacada a relevância destas modalidades, tanto do ponto de vista histórico, quanto em relação à sua representatividade em competições internacionais, como os Jogos Olímpicos. Também são apresentadas as áreas mais comuns de atuação do profissional de Esporte nas MEC, bem como as iniciativas de organização de eventos, publicações, grupos de estudos e instituições científicas direcionadas às MEC. Posteriormente, estudos com possibilidade de aplicação em diferentes áreas de intervenção - preparação física, técnica e tática, gestão e organização - por parte do profissional do Esporte foram destacados. Finalmente, perspectivas de novos estudos e aspectos relacionados à preparação profissional são evidenciados.Resumo em Inglês:
The objective of the present text was to present the state of art of studies related to combat sports (CS). Initially, it is presented the relevancy of these sports, from a historical perspective to its representativeness in international competitions, as the Olympic Games. The common areas of Sport's professional intervention, the initiatives of events, publications, research groups and scientific organizations related to the CS are also presented. Additionally, studies applied to different areas of Sport's professional intervention - physical training, technical and tactical preparation, management and organization - were also illustrated. Finally, perspectives of new studies and aspects related to professional preparation were reported.Resumo em Português:
A sociedade contemporânea tem na velocidade de transformação de conceitos e padrões e no dinamismo suas principais marcas. O reconhecimento desse fenômeno por pensadores de diferentes correntes teóricas e mesmo os cidadãos comuns que se prestam a observar seu entorno são capazes de notar rápidas e estruturais alterações sociais. O esporte é um dos maiores fenômenos culturais da sociedade contemporânea e em virtude disso, suas características em muito se assemelham com a do contexto no qual se insere. O presente texto buscou estreitar as relações entre esporte e sociedade, reconhecendo seus pontos comuns e propondo maneiras de se olhar para o fenômeno esportivo na contemporaneidade. Sem pretensões de aqui encerrar o assunto e questionando a possibilidade disso efetivamente acontecer, notou-se que haverá sempre grande dificuldade na compreensão dos fenômenos esportivos modernos, uma vez que a intensa velocidade de transformação dificulta análises profundas. No entanto é preciso reconhecer a importância do pensar o esporte inserido na sociedade, para que as ações envolvendo o esporte não sejam carregadas de elementos alienantes e pouco relevantes aos que o praticam.Resumo em Inglês:
The current society have two indelible trademarks - the speed in which concepts and standards are transformed and its dynamism. The recognition if that phenomenon is being made by countless contemporary authors and even by the common citizens that observes his/hers surroundings and can easily notice how fast social and structural changes occur. Sports are a relevant element of contemporary society and because of that its aspects and characteristics are deeply connected to the social context. The dissertation that follows looks into narrowing the space between sports and society, acknowledging the common points and bringing to the table new ways of looking at the sports phenomenon in contemporary society. With no intention of ending that discussion and questioning if we will ever in fact find an end, it's noticeable that there will always be a great deal of hard work in fully understanding the sports phenomenon in the modern world, since the speed in which everything happens makes it almost impossible to analyze things with the necessary depth. However, we must recognize how important is the study of sports in society, to the actions around it do not get taken as elements of alienation and irrelevancy to those who practice it.Resumo em Português:
A gestão do esporte constitui-se em uma área de investigação acadêmica, com formação específica a partir da década de 60. Em termos de atuação e intervenção profissional, as organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, de prática ou administração esportiva se configuram como campos de atuação para o gestor do esporte. Este artigo foi desenvolvido no sentido de contextualizar a área em três eixos. Inicialmente, o atual estágio acadêmico da gestão esportiva é discutido a partir do desenvolvimento de cursos de pós-graduação, das associações profissionais e das revistas científicas da área. Em seguida, gestão do esporte e termos relacionados são definidos. Por fim, as subáreas e as principais linhas de pesquisa da área são apresentadas, com exemplos de estudos sob a ótica das teorias que as sustentam. Em cada um desses tópicos considera-se a área em termos internacionais e seu desenvolvimento no país, de forma a fornecer subsídios para a definição de escopos de ensino, pesquisa e prática profissional.Resumo em Inglês:
Sport management has been a field of scientific investigation since 1960. Regarding professional intervention, sport managers work in public and private, for profit or not-for-profit sport organizations and governing bodies. This article considers three aspects to define the field of sport management. First, the current academic status of the field is discussed based on the development of academic programs, professional associations, and scientific journals. Second, sport management and related terms are defined. Finally, content areas and main research topics are presented considering supporting theories. Each of these aspects was approached taking into account the development of the field internationally and specifically in Brazil, in order to establish borders for teaching, research, and professional intervention.Resumo em Português:
O objetivo deste artigo é caracterizar e problematizar a Educação Física Escolar como prática profissional e subárea de pesquisa no campo mais amplo da Educação Física e das investigações educacionais. Para tal, inicialmente delimita o que é pesquisa em Educação Física Escolar, distinguindo-a da pesquisa sobre Educação Física Escolar, e quais seriam os objetos e hipóteses de pesquisa significativos para esta subárea. A seguir, analisa 289 artigos caracterizados como pesquisa em Educação Física Escolar, publicados em 11 periódicos (revistas) brasileiras, classificando-os nas categorias "ciclo de escolarização", "prática corporal " e "tema" investigados. Os resultados indicam que predominam os estudos no ensino fundamental, nas práticas "jogo" e "esporte", e pesquisas de cunho descritivo-interpretativo das aulas de Educação Física em várias dimensões e interrelações. Em conclusão, aponta a necessidade de maior direcionamento para as pesquisas nos âmbitos da didática, da implementação dos programas (currículos) formulados no bojo das políticas públicas, e da formação de professores. Por fim, alerta para a necessidade dos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil investirem mais nas pesquisas em Educação Física Escolar.Resumo em Inglês:
The aim of this paper is to characterize and discuss the School Physical Education as a profession and sub-area of research in the broader academic field of Physical Education and educational research. To do that, it initially defines the difference between research in School Physical Education from research about School Physical Education, and point out the themes and research hypotheses for this subarea. It also analyses 289 articles characterized as research in School Physical Education, published in 11 Brazilian periodicals, classifying them in the following categories: "level of schooling", "bodily practice" and "theme". The results indicate that the majority of studies are carried out in elementary school, in "games" and "sports", and in descriptive and interpretative research in School Physical Education practices in several dimensions and interrelations. In conclusion, it points to the need to a focus in the research in teaching, the implementation of public curricula, and teacher education. Finally, it alerts to the need for Brazilian postgraduate programs in the academic field of physical education to invest more in research in School Physical Education subarea.Resumo em Português:
O objetivo do artigo foi discutir a Educação Física e o Esporte no contexto da universidade, isto é, como áreas de conhecimento. Procurou-se, inicialmente, descrever a missão e a função da universidade, identificando alguns desafios para o seu desempenho. A seguir a Educação Física e o Esporte foram abordados quanto ao seu processo histórico de estruturação como áreas de conhecimento. Apesar dos avanços observados, concluiu-se que uma melhor definição das suas identidades acadêmicas constitui-se um problema a ser ainda solucionado.Resumo em Inglês:
The objective of this article was to discuss Physical Education and Sport as fields of knowledge in the university context. Initially, the mission and the role of the university were described, and as a result some challenges to accomplish them were identified. Next, the historical structuring process of Physical Education and Sport as fields of knowledge was discussed. It was concluded that, despite observed advancement a better definition of their academic identities constitutes a problem still to be solved.Resumo em Português:
Crescimento refere-se essencialmente às transformações progressivas de cunho quantitativas que ocorrem nas dimensões do corpo humano, enquanto desenvolvimento engloba simultaneamente transformações quantitativas e qualitativas, sendo resultante de aspectos associados ao próprio processo de crescimento físico, à maturação biológica e, especificamente no caso da Educação Física e do Esporte, ao desempenho motor. Profissionais de Educação Física e Esporte se encontram em posição privilegiada para acompanhar indicadores de crescimento e desenvolvimento, considerando seu envolvimento com aspectos educacionais e de promoção da saúde na população jovem. O objetivo deste estudo de revisão foi apresentar conceitos básicos e atual estado-da-arte associado ao tema crescimento e desenvolvimento aplicado à pesquisa e à prática profissional na área de Educação Física e Esporte.Resumo em Inglês:
Growth refers essentially to progressive transformation of quantitative nature that occur in human body dimensions, while development involves both quantitative and qualitative changes, resulting from aspects related to process itself of physical growth, maturation and, specifically in the case of physical education and sport, motor performance. Professional physical education and sport are uniquely positioned to monitor indicators of growth and development, considering its involvement with educational aspects and health promotion among young people. The objective of this review study was present basic concepts and current state of the art associated with growth and development applied to research and professional practice in the area of physical education and sport.