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Práticas profissionais de educação/formação dos enfermeiros em uma unidade de cuidados intensivos

RESUMO

Objetivo:

Compreender a educação/formação dos enfermeiros que trabalham numa unidade de cuidados intensivos.

Método:

Pesquisa qualitativa, recorrendo-se ao modo de investigação estudo de caso, a partir de uma amostra intencional. Para a coleta e tratamento dos dados, fez-se uso de diversas técnicas de pesquisa, privilegiando a análise documental, o inquérito por entrevista e a observação no terreno.

Resultados:

Os dados evidenciam valores de bem-estar, satisfação e motivação dos enfermeiros para a educação e formação em contexto de trabalho. Algumas práticas organizacionais parecem promover as relações interpessoais e, consequentemente, a disposição dos profissionais para adotar dinâmicas formativas permanentes como recompensa, instituindo-se uma estreita relação entre o formal, o não formal e o informal.

Considerações Finais:

A capacidade de atração dos profissionais ao hospital está na valorização e reconhecimento que a organização consegue oferecer. Existe uma reciprocidade entre o hospital que legitima a assistência atualizada e os profissionais que procuram a evidência científica.

Descritores:
Administração Hospitalar; Educação Continuada; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Unidades de Terapia Intensiva; Enfermeiras e Enfermeiros

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