Acessibilidade / Reportar erro

Boas práticas no processo de parto: concepções de enfermeiras obstétricas

RESUMO

Objetivo:

conhecer as concepções de enfermeiras obstétricas sobre o cuidado pautado nas boas práticas às mulheres no processo de parto.

Método:

pesquisa descritiva com abordagem qualitativa desenvolvida em uma Maternidade-Escola Federal. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 20 enfermeiras obstétricas, sendo as falas categorizadas conforme análise de conteúdo temática, proposta por Franco.

Resultados:

o estudo revela que o cuidado pautado nas boas práticas deve embasar-se em conhecimento científico, evitar intervenções desnecessárias e incentivar o uso de técnicas não farmacológicas para alívio da dor, a ambiência apropriada, a atenção individualizada, o vínculo e sintonia entre profissional e parturiente, bem como o seu protagonismo.

Considerações Finais:

ao tempo que criticam o excesso de intervenções, as enfermeiras obstétricas valorizam as técnicas não invasivas e as relações interpessoais, bem como as subjetividades da parturiente, o que contribui para o cuidado humanizado no processo de parto.

Descritores:
Enfermeiras Obstétricas; Cuidado de Enfermagem; Assistência Integral à Saúde; Assistência ao Parto; Mulheres

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br