Acessibilidade / Reportar erro

Teorias de enfermagem na ampliação conceitual de boas práticas de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Discutir a contribuição das teorias de enfermagem na ampliação conceitual de boas práticas da área para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS).

Método:

Produção teórica de reflexão, sustentada no referencial neomodernista da filosofia da ciência.

Resultados:

Aborda-se o conhecimento e os compromissos políticos, epistemológicos e sociais da enfermagem, destacando as relações das teorias com as boas práticas na construção e aplicação dos conhecimentos da área no âmbito do sistema de saúde brasileiro. Reflete-se como as teorias de médio alcance podem auxiliar na resolução de dicotomias entre disciplina, teoria, prática, produtores e consumidores do conhecimento.

Conclusão:

Apresentam-se reflexões originais de contribuições do conhecimento disciplinar e profissional das teorias de enfermagem para a construção do SUS, defendendo-se uma construção pela parceria academia-serviço, na qual as teorias passam a ser incorporadas a uma nova conceituação de boas práticas de enfermagem alinhada a princípios neomodernistas da ciência.

Descritores:
Modelos Teóricos; Teoria de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Sistema Único de Saúde; Padrões de Prática em Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br