Acessibilidade / Reportar erro

A ABOLIÇÃO DO ESTANCO DO SAL E A ARQUITETURA DE PODERES NA CAPITANIA DE SÃO PAULO, 1795-1806* * Agradeço ao apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para a realização desta pesquisa, parte da minha tese de doutorado em história econômica desenvolvida na Universidade de São Paulo entre 2008 e 2012. Também sou grato aos comentários e sugestões efetuados pelos pareceristas anônimos da Revista de História que contribuíram para a melhoria da argumentação e de diversos pontos específicos do texto.

THE ABOLITION OF THE SALT MONOPOLY AND THE ARCHITECTURE OF POWERS IN THE CAPTAINCY OF SÃO PAULO, 1795-1806

Resumo

Considerada um dos pilares das reformas liberais do Império colonial português ao início do século XIX, o objetivo do artigo é analisar a abolição do estanco do sal a partir da dinâmica dos poderes locais e regional na capitania de São Paulo. O estudo destaca os interesses envolvidos no abastecimento de sal e as mudanças na arquitetura de poderes no interior da capitania decorrentes do encaminhamento da reforma de 1801.

Palavras-chave:
Abastecimento; contrato do sal; capitania de São Paulo

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 , Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br