Imagem reputada a Maria
Incidência
Excerto de análise
Referência
Virgem (Parthénos)
82 vezes
1. "E digo isto depois de ter lido as palavras de Nestório e observado que ele não concorda em chamarmos a santa Virgem, Mãe de Deus, nem com a ideia de que dela tivera nascido o Emanuel, que é Deus. Ele não se importa em fazer guerra contra a glória de Cristo" (Cirilo, Adversus Nestorium, 2, 1). *
Tomos I, II, III, IV, V.
Mãe de Deus (Theotókos)
59 vezes
2. "E digo isto depois de ter lido as palavras de Nestório e observado que ele não concorda em chamarmos a santa Virgem, Mãe de Deus, nem com a ideia de que dela tivera nascido o Emanuel, que é Deus. Ele não se importa em fazer guerra contra a glória de Cristo" (Cir., Adv. Nestor., 2, 1).
Tomos I, II, III, IV, V.
Santa (Hágios)
41 vezes
3. "O plano do mistério é simples e verdadeiro, não apresentando dispositivos variados de imaginações impuras, mas é simples como eu disse. Nós acreditamos que o corpo nascido da santa Virgem apresenta uma alma racional, a Palavra de Deus, que é o Pai unido a Ele mesmo" (Cir., Adv. Nestor., 4, 5).
Tomos I, II, III, IV, V.
Abençoada (Eulogēmenē)
16 vezes
4. "A Sagrada Escritura, portanto, é completamente coesa, pregando a inseparável e verdadeira união do Filho que nos leva de volta a fé em uma única Pessoa. (...) Ele [Nestório] tem medo de prestar reverência à Virgem Santa, e chamá-la de Mãe de Deus, por achar que tal ação seria um excesso (...), este julga isso como algo terrível, mas confunde totalmente as coisas, indo contra as ideias que pertencem a retidão e a verdade." (Cir., Adv. Nestor., 2, 2).
Tomos I e II.
Completamente pura (teleío̱skatharó)
1 vez
5. "Quem te convenceu de soltar sua língua contra aqueles que são zelosos no pensar e acusar com crueldade os adoradores de Deus? Você diz isso sobre a igreja: Nestório - Eu tenho dito frequentemente que se algum dentre nós ou dentre outros se regozijar com o uso do termo Theotókos, não sentirei rancor por este; só não faça, no entanto, da Virgem uma deusa [Theá]. Como ousa se colocar com uma boca tão amarga? E ainda afrontar a congregação do Senhor com seus escritos! Mas nós, meu amigo, vamos continuar chamando-a de mãe de Deus, mas nunca deificando qualquer daqueles que são elencados entre as criaturas (...) nós sabemos que a abençoada Virgem era mulher como nós" (Cir., Adv. Nestor, 1, 9-10).
Tomo I.
* Tradução de P. E. Pusey, 1875.