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MERCANTILIZAÇÃO NO FEMININO: A VISIBILIDADE DO TRABALHO DAS MULHERES NO BRASIL* * Este texto foi preparado para a mesa-redonda “Mercado de trabalho e desigualdades de gênero: medidas e resultados”, seminário internacional “Trabalho, cuidado e políticas sociais: Brasil-França em debate” (Universidade de São Paulo, 26 de agosto de 2014). Os autores agradecem o suporte do Centro de Estudos da Metrópole (Cebrap), através do projeto Cepid/CEM (processo n. 2013/07616-7, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp) e do projeto INCT/CEM (Processo 2008/57843-1, CNPq-MCT/Programa INCT). Agradecem, igualmente, a Ticiana Labate pelo apoio no levantamento bibliográfico sobre os estudos feministas que referimos na parte 2 e pela sistematização da documentação referente às mudanças nas categorias censitárias, tratadas na parte 3. As sugestões dos pareceristas anônimos, aos quais também agradecemos, contribuíram para aumentar a clareza e precisão dos argumentos aqui apresentados.

COMMODIFICATION IN FEMININE: THE VISIBILITY OF WOMEN’S WORK IN BRAZIL

LA MARCHANDISATION AU FÉMININ: LA VISIBILITÉ DU TRAVAIL DES FEMMES AU BRÉSIL

Neste artigo, os autores exploram duas faces do intenso movimento de mercantilização do trabalho feminino ocorrido no Brasil durante as últimas cinco décadas: sua face visível, expressa nos números oficiais, e sua face invisível, que se esconde nas entrelinhas das definições das categorias estatísticas. Para melhor entender tal movimento, analisam-se as tendências expressas nos dados dos cinco últimos recenseamentos brasileiros (de 1960 a 2010), em diálogo com interpretações que se mostraram seminais ao seu tempo, produzidas tanto pela literatura sociodemográfica a respeito do mercado brasileiro de trabalho, como pelos estudos de gênero e feministas.

Mercado de trabalho; Gênero; Trabalho feminino; Brasil, Censos


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