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Escola médica e Sistema Único de Saúde (SUS): criação do curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil (UFSCar) sob perspectiva de docentes e estudantes* * Recorte elaborado de tese de doutorado da autora principal com orientação do segundo autor.

Medical schools and Brazilian National Health System (SUS): Implantation of the Federal University of São Carlos (UFSCar) medical school from the perspective of teachers and students

Escuela médica y Sistema Brasileño de Salud (SUS): creación de la escuela de medicina de la Universidad Federal de São Carlos, SP, Brasil (UFSCar) bajo la perspectiva de docentes y alumnos

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) implantou seu curso de Medicina em 2006, com currículo baseado em competências e aprendizado prático integrado ao SUS. O objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa com docentes e graduandos da Primeira Turma da Medicina-UFSCar, realizada por meio da metodologia da História Oral de Vida. As narrativas indicam que o currículo favoreceu o desenvolvimento de competências como: capacidade de busca, pensamento crítico-reflexivo e autogerenciamento do aprendizado, apesar de relatos sobre deficiências em infraestrutura. A prática integrada ao SUS, especialmente nas Unidades de Saúde da Família, aprimorou as dimensões intelectivas, relacionais e afetivas do cuidado, favorecendo a autonomia profissional.

Educação de graduação em medicina; Educação baseada em competências; Aprendizagem baseada em problemas; Sistema Único de Saúde


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