Acessibilidade / Reportar erro

Necessidades de crianças com síndrome congênita pelo Zika vírus no contexto domiciliar

Children's needs with congenital syndrome related to Zika virus in the domiciliary context

Resumo

Introdução

Famílias de crianças com Zika vírus têm se deparado com diversas demandas relacionadas ao cuidado com a criança, no domicílio e na vida social.

Objetivo

Compreender a dinâmica familiar e a promoção de cuidados à criança com síndrome congênita do Zika vírus no contexto domiciliar.

Método

Estudo qualitativo, do qual participaram oito famílias de crianças com síndrome congênita do Zika vírus. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas por meio de visita domiciliar.

Resultados

Emergiram três categorias que retratam o cuidado domiciliar e os desafios encontrados pelas famílias: necessidades da criança no ambiente domiciliar; demandas da família; coordenação do cuidado. Identificaram-se problemas centrados nas crianças, como dificuldade de deglutição, de sono e repouso, e desenvolvimento, problemas centrados nas famílias, como sobrecarga do cuidador e fragmentação do cuidado na rede de saúde.

Conclusão

O cuidado das crianças com microcefalia relacionada ao Zika vírus precisa se ampliar para um cuidado centrado na família, por meio de uma rede de saúde que funcione de forma coordenada e integrada à atenção primária.

Palavras-chave:
Zika vírus; relações familiares; cuidado da criança

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br