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O trabalho do professor de Física no ensino médio: um retrato da realidade, da vontade e da necessidade nos âmbitos socioeconômico e metodológico

The Physics teacher's work in high school: a picture of reality, the will and the need in socioeconomic and methodological áreas

Resumo:

Partimos da hipótese de que a aprendizagem de física no ensino médio no Brasil está muito aquém da ciência e da tecnologia atuais e de que os professores estão insatisfeitos com sua prática cotidiana, para defendermos a tese de que é preciso romper com a atual estrutura de trabalho do professor se for almejada uma formação científica cidadã, autônoma, crítica e democrática. Estudamos o trabalho docente na lógica do capitalismo contemporâneo e como a física e a pesquisa em ensino de física (PEF) vêm sendo construídas. Aplicamos um questionário a professores de física de nível médio de escolas públicas da cidade de São Paulo e concluímos que a realidade do trabalho lhes impede que preparem melhor suas aulas e que tornem a física viva, como eles têm vontade; mantêm aulas expositivas, ensinando a física clássica de modo tradicional, demonstrando necessidade de mudanças urgentes.

Palavras chave:
Trabalho docente; Ensino de Física; Ensino médio; Formação de professores; Escola pública

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