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PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL

PHYSICAL ACTIVITY OF SCHOOL CHILDREN IN THE 4TH AND 5TH YEARS OF A PUBLIC STATE SCHOOL

PRÁCTICA DE ACTIVIDAD FÍSICA DE ESCOLARES DE 4º Y 5º AÑOS DE ENSEÑANZA FUNDAMENTAL DE LA RED PÚBLICA ESTADUAL

RESUMO

Introdução:

A prática de atividade física constitui a base que norteia os protocolos de saúde com intuito de manutenção e preservação da saúde e, quando realizada adequadamente, pode prevenir e controlar doenças crônicas. No Brasil, há poucos estudos de base populacional ou escolar sobre atividade física em adolescentes, sendo que a prevalência é muito variada.

Objetivos:

Este estudo analítico teve como objetivo descrever o padrão da prática regular de atividade física de escolares do ensino fundamental da rede pública estadual de Manaus-AM, no ano de 2011.

Método:

Participaram 304 alunos que responderam o questionário Dia Típico de Atividade Física e Alimentação.

Resultados:

A média de idade foi de 9,4 anos e o desvio padrão foi 0,7 ano, com IC 95% (9,3;9,5). Entre as atividades físicas, apenas os exercícios físicos sistematizados foram estatisticamente maiores no grupo dos não ativos. O sedentarismo foi observado em 48,0% IC 95% (42,4;53,6) e a prática da atividade física de leve a moderada foi de 96,7% IC 95% (94,7;98,7) de escolares.

Conclusões:

O comportamento sedentário é, portanto, preocupante, sendo imprescindível o incremento de pesquisas nessa área visando evidenciar seus riscos e incentivar a inserção de prática de atividades físicas regulares e monitoradas no dia a dia de escolares para propiciar o crescimento seguro e saudável dessa população.

Descritores:
atividade motora; crianças; saúde escolar; estilo de vida sedentário.

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