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Ações substantivas e simbólicas na criação e condução de uma fraude corporativa: o caso Boi Gordo

Symbolic and substantive actions in the creation and management of a corporate fraud: The Boi Gordo case

Neste artigo, reportamos os resultados de um estudo interpretativo indutivo de um caso notório de fraude corporativa, ocorrido no Brasil dos anos 1980 à década de 2000. A partir de técnicas de análise de conteúdo e análise de discurso, examinamos o processo de criação do esquema fraudulento, assim como sua manutenção por mais de uma década. Estudamos os aspectos substantivos - os esquemas criados e gerenciados pelos agentes fraudadores -, e os aspectos simbólicos - os recursos de gerenciamento da impressão e da imagem empregados pelos agentes fraudadores. Nossa análise levou ao desenvolvimento de um modelo de fraude corporativa, o qual busca compreender a fraude ocorrida a partir de uma perspectiva processual. Acreditamos que tal modelo pode contribuir para o avanço da compreensão das fraudes corporativas, uma vez que trata de como a fraude ocorre e mostra como os agentes fraudadores realizam ações substantivas e simbólicas para criá-la, desenvolvê-la e mantê-la.

Fraudes corporativas; Agente fraudador; Imagem e substância; Gerenciamento da impressão; Gerenciamento da imagem


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