Acessibilidade / Reportar erro

Técnica de debriefing videoassistida para simulação em enfermagem: como proceder?

RESUMO

Objetivo:

Identificar, na literatura científica, elementos que viabilizam a técnica de debriefing videoassistida no processo de ensino e aprendizagem, na simulação em enfermagem.

Métodos:

Revisão integrativa da literatura, realizada de maio a julho de 2019. Selecionaram-se estudos primários, sem recorte temporal, em português, inglês ou espanhol, nas bases de dados PubMed®, Scopus®, CINAHL e LILACS, por meio do aplicativo Rayyan. Adotou-se a análise qualitativa.

Resultados:

Identificaram-se, inicialmente, 205 estudos, sendo seis deles selecionados e categorizados em: “Elementos que compõem a técnica de debriefing videoassistida”; “Benefícios da utilização da técnica de debriefing videoassistida” e “Desafios da utilização da técnica de debriefing videoassistida”.

Conclusões:

Os elementos que viabilizaram a técnica de debriefing videoassistida, no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem, foram: conceito, objetivos, recursos materiais e procedimento. O principal benefício foi o reconhecimento imediato de comportamentos, e o desafio foi o risco de o vídeo tornar o debriefing cansativo e humilhante.

Palavras-chave
Estudantes de enfermagem; Gravação em vídeo; Simulação; Aprendizagem

ABSTRACT

Objective:

To identify elements in scientific literature that make the video-assisted debriefing technique feasible in the teaching and learning process, in nursing simulation.

Method:

Integrative literature review, conducted from May to July of 2019. Primary studies, with no time frame, were selected in Portuguese, English or Spanish, in the PubMed®, Scopus®, CINAHL and LILACS databases, using the Rayyan application. Qualitative analysis was adopted.

Results:

205 studies were initially identified, six of which were selected and categorized into: “Elements that make up the video-assisted debriefing technique”; "Benefits of using the video-assisted debriefing technique" and "Challenges of using the video-assisted debriefing technique".

Conclusions:

The elements that made the video-assisted debriefing technique feasible in the teaching and learning process in nursing were concept, objectives, material resources and procedure. The main benefit was the immediate recognition of behaviors, and the challenge was the risk that the video would make debriefing tiring and humiliating.

Keywords
Students, nursing; Video recording; Simulation technique; Learning

RESUMEN

Objetivo:

Identificar, en la literatura científica, los elementos que permiten la técnica de video debriefing asistida en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la simulación de enfermería.

Métodos:

Revisión integral de la literatura, de mayo a julio de 2019. Estudios primarios, sin corte temporal, en portugués, inglés o español, en PubMed®, Scopus®, CINAHL y LILACS, con la solicitud de selección de Rayyan. El análisis cualitativo.

Resultados:

Se identificaron 205 estudios, seis de los cuales fueron categorizados como: "Elementos que componen la técnica de video debriefing asistida"; "Beneficios del uso de la técnica de video debriefing asistida" y "Retos de usar la técnica de video debriefing asistida".

Conclusiones:

Los elementos de la técnica de video debriefing asistida fueron: concepto, objetivos, recursos materiales y procedimiento. El benefício fue el reconocimiento inmediato de los comportamientos, y el desafío fue el riesgo de que el video genere informes agotadores y humillantes.

Palabras clave
Estudiantes de enfermería; Grabación en video; Simulación; Aprendizaje

INTRODUÇÃO

O ensino da enfermagem deve ser condizente com as novas demandas de trabalho do mercado, de modo a superar aspectos tradicionais e dicotômicos entre aquilo que se ensina e o que se vivencia, atrelando o ensino à prática11. Rodrigues CC, Carvalho DP, Salvador PT, Medeiros SM, Menezes RM, Ferreira Júnior MA, et al. Innovative nursing education from the perspective of epistemologies of the South. Esc Anna Nery. 2016;20(2):384-9. doi: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160053
https://doi.org/10.5935/1414-8145.201600...
. Daí a importância da incorporação de novas estratégias de ensino para o rompimento das barreiras pedagógicas vigentes11. Rodrigues CC, Carvalho DP, Salvador PT, Medeiros SM, Menezes RM, Ferreira Júnior MA, et al. Innovative nursing education from the perspective of epistemologies of the South. Esc Anna Nery. 2016;20(2):384-9. doi: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160053
https://doi.org/10.5935/1414-8145.201600...
e, nessa perspectiva, a simulação clínica vem possibilitar a articulação entre teoria e prática, e contribuir para novas oportunidades de aprendizagem22. Tyerman J, Luctkar-Flude M, Graham L, Coffey S, Olsen-Lynch E. A systematic review of health care presimulation preparation and briefing effectiveness. Clin Simul Nurs. 2019;27:12-25. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.11.002
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.11.0...
.

Definida como uma estratégia de ensino que aproxima o participante da realidade, por basear-se em situações que imitam situações reais, a simulação clínica é dividida em três fases: preparação, participação e debriefing33. Palaganas JC, Fey M, Simon R. Structured debriefing in simulation-based education. AACN Adv Crit Care. 2016;27(1):78-85. doi: https://doi.org/10.4037/aacnacc2016328
https://doi.org/10.4037/aacnacc2016328 ...
. A fase de preparação abrange duas etapas; na primeira, denominada pré-simulação, ocorre o envio de materiais didáticos para estudo dos participantes; na segunda, chamada de prebriefing/briefing, acontece a orientação dos participantes sobre a cena proposta, os objetivos e os papéis de cada indivíduo. Já a fase de participação é definida pela realização do cenário e o debriefing refere-se a um processo de reflexão da experiência, sendo uma das fases mais importantes para a aquisição e a retenção do conhecimento pelo participante22. Tyerman J, Luctkar-Flude M, Graham L, Coffey S, Olsen-Lynch E. A systematic review of health care presimulation preparation and briefing effectiveness. Clin Simul Nurs. 2019;27:12-25. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.11.002
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.11.0...
. Quando bem conduzido, o debriefing promove o desenvolvimento de competências22. Tyerman J, Luctkar-Flude M, Graham L, Coffey S, Olsen-Lynch E. A systematic review of health care presimulation preparation and briefing effectiveness. Clin Simul Nurs. 2019;27:12-25. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.11.002
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.11.0...
.

Mais de 30 métodos e dez técnicas de debriefing surgiram na última década. Porém, ainda são escassos os estudos bem delineados, voltados para o desenvolvimento de competência na enfermagem por meio do debriefing, fato que contribui para a lacuna deste conhecimento44. Waznonis AR. Methods and evaluations for simulation debriefing in nursing education. J Nurs Educ. 2014;53(8):459-65. doi: https://doi.org/10.3928/014834-20140722-13
https://doi.org/10.3928/014834-20140722-...
.

A técnica de debriefing videoassistida (DVA) vêm sendo recomendada pela literatura para apoiar a aprendizagem e melhorar a qualidade deste processo55. Rossignol M. Effects of video-assisted debriefing compared with standard oral debriefing. Clin Simul Nurs. 2017;13(4):145-53. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2016.12.001
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2016.12.0...
, referindo-se à resposta audiovisual da sessão simulada, que permite a revisão das vivências, para melhorar a aprendizagem66. Krogh K, Bearman M, Nestel D. Expert practice of video-assisted debriefing: an Australian qualitative study. Clin Simul Nurs. 2015;11(3):180-7. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.003
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.0...
-99. Cheng A, Morse KJ, Rudolph J, Arab AA, Runnacles J, Eppich W. Learner-centered debriefing for health care simulation education: lessons for faculty development. Simul Healthc. 2016;11(1):32-40. doi: https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000136
https://doi.org/10.1097/SIH.000000000000...
. Embora amplamente recomendada e considerada o padrão-ouro para o debriefing1010. Levett-Jones T, Lapkin S. A systematic review of the effectiveness of simulation debriefing in health professional education. Nurse Educ Today. 2014.34(6): e58-63. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.09.020
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.09.0...
, a técnica de DVA necessita de investigações científicas mais aprofundadas, pois os estudos existentes apresentam variabilidade de resultados quanto à sua efetividade e benefícios educacionais para a enfermagem1111. Savoldelli GL, Naik VN, Park J, Joo HS, Chow R, Hamstra SJ. Value of debriefing during simulated crisis management: oral versus video-assisted oral feedback. Anesthesiology. 2006;105(2):279-85. doi: https://doi.org/:10.1097/00000542-200608000-00010
https://doi.org/:10.1097/00000542-200608...
-1212. Sawyer T, Sierocka-Casteneda A, Chan D, Berg B, Lustik M, Thompson M. The effectiveness of video-assisted debriefing versus oral debriefing alone at improving neonatal resuscitation performance: a randomized trial. Simul Healthc. 2012;7(4):213-21. doi: https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3182578eae
https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e318257...
. Além disso, há uma falta de clareza sobre as diretrizes para condução da DVA66. Krogh K, Bearman M, Nestel D. Expert practice of video-assisted debriefing: an Australian qualitative study. Clin Simul Nurs. 2015;11(3):180-7. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.003
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.0...
, e poucos estudos bem desenhados apoiam sua eficácia quanto aos resultados de aprendizagem dos alunos99. Cheng A, Morse KJ, Rudolph J, Arab AA, Runnacles J, Eppich W. Learner-centered debriefing for health care simulation education: lessons for faculty development. Simul Healthc. 2016;11(1):32-40. doi: https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000136
https://doi.org/10.1097/SIH.000000000000...
,1313. Grant VJ, Robinson T, Catena H, Eppich W, Cheng A. Difficult debriefing situations: a toolbox for simulation educators. Med Teach. 2018;40(7):703-12. doi: https://doi.org/ 10.1080/0142159X.2018.1468558
https://doi.org/ 10.1080/0142159X.2018.1...
-1414. Royle C, Hargiss K. Comparison of baccalaureate nursing students’ experience of video-assisted debriefing versus oral debriefing following high-fidelity human simulation. Int J Strat Inform Technol Applic. 2015;6(2):40-9. doi: https://doi.org/10.4018/978-1-5225-5490-5.ch014
https://doi.org/10.4018/978-1-5225-5490-...
. Desta forma, este estudo se faz importante, pela exploração dos elementos necessários para se proceder corretamente à técnica de DVA, compreendendo seus componentes, para elaboração futura de protocolos que embasem sua utilização, apoiados em evidências científicas. Considerando a necessidade de investigação acerca de melhores práticas sobre a técnica de DVA, surgiu a seguinte questão norteadora: Para se proceder corretamente e com eficácia à técnica de DVA, quais os elementos necessários? Este estudo objetivou identificar, na literatura científica, os elementos que viabilizam a técnica de DVA no processo de ensino e aprendizagem, na simulação em enfermagem.

MÉTODOS

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre os elementos que viabilizam a técnica de DVA, na intencionalidade de identificá-los e compreendê-los, definindo as melhores práticas para desenvolver esta técnica.

Seguiram-se seis etapas: (1) identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa; (2) estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos; (3) definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/categorização dos estudos; (4) avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; (5) interpretação dos resultados (6) apresentação da síntese do conhecimento1515. Ganong LH. Integrative reviews of nursing research. Res Nurs Health.1987;10(1):1-11. doi: https://doi.org/10.1002/nur.4770100103
https://doi.org/10.1002/nur.4770100103...
.

Inicialmente, procedeu-se à identificação do tema, bem como à seleção da questão de pesquisa, por meio da estratégia PICO (acrômio para Patient-Intervention-Comparison-Outcomes), para descrever os componentes da seguinte questão norteadora: Quais as evidências disponíveis na literatura sobre os elementos necessários para execução da técnica de DVA para o aprendizado na simulação em enfermagem?

As buscas foram realizadas de maio a julho de 2019, com estratégias de busca delimitadas para cada base. No PubMed® e no Scopus®, os descritores Nursing, “Video Recording”, “Simulation Training” e Learning, e a palavra-chave debriefing foram identificados no Medical Subjects Headings (MESH), com a seguinte estratégia de busca: (Nursing OREconomics, NursingOREducation, NursingORHistory of NursingORLegislation, Nursing”) AND (“Video RecordingORRecording, VideoORRecordings, VideoORVideo RecordingsOR Videorecording OR Videorecordings ORAudiovisual RecordingORAudiovisual RecordingsORRecording, AudiovisualORRecordings, Audiovisual”) AND (Debriefing) AND (“Simulation TrainingORTraining, SimulationORInteractive LearningORLearning, Interactive”) AND (Learning OR Phenomenography ORMemory TrainingORTraining, Memory”.

Na base de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), os descritores Nurses, “Students, Nursing”, “Video recordings”, Simulations e Learning, e a palavra-chave debriefing foram identificados em títulos, por meio da estratégia de busca: (Nurses OR “Nursing Assistants” OR “Nursing Home Personnel”) AND (“Students, Nursing” OR “Students, Nurse Midwifery” OR “Students, Nursing, Associate”) AND (Videorecordings OR Videodiscs) AND (Debriefing) AND (Simulations) AND (Learning).

Na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), os descritores “Students, Nursing”, “Nurses; Teaching”, “Video Recording”, Simulation e Learning, e a palavra-chave debriefing foram identificados nos Descritores em Saúde (DeCS), com as seguintes estratégias ,: (“Students, Nursing”) AND (Nurses) AND (“Video Recording”) AND (Debriefing) AND (Simulation) AND (Learning; ; (“Alunos de Enfermagem”) AND (Enfermeiros) AND (“Gravação em Vídeo”) AND (Debriefing) AND (Simulação) AND (Aprendizagem); ("Estudiantes, Enfermería") AND (Enfermeras) AND ("Grabación de video") AND (Interrogatorio) AND (Simulación) AND (Aprendizaje). O termo debriefing foi utilizado como palavra-chave, tendo em vista a dificuldade em encontrar publicações referentes ao objetivo proposto neste estudo, visando, desta forma, relacionar a busca ao caráter intrínseco da temática.

Na segunda etapa da revisão integrativa, estabeleceram-se critérios para inclusão e exclusão de estudos, incluindo estudos primários expusessem com clareza os componentes da técnica de DVA, sem delimitar recorte temporal, nos idiomas português, inglês ou espanhol, publicados em periódicos científicos e disponíveis eletronicamente. Revisões da literatura, editoriais, resenhas, relatos de experiências, estudos de caso, reflexões teóricas, dissertações, teses, monografias e resumos publicados em anais de eventos foram excluídos. Para selecionar os estudos, realizou-se a triagem dos artigos, com a avaliação de títulos e resumos por dois profissionais, por meio do aplicativo de revisão Rayyan, que agiliza e torna fidedigna está triagem, usando um processo de semi-automação que incorpora alto nível de credibilidade no processo1616. Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan - a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev. 2016;5(1):210. doi: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4
https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-...
. Após, os 10 estudos que ocasionaram divergência entre os pesquisadores foram entregues a um terceiro, responsável por tomar a decisão de inclusão ou exclusão, seguindo, posteriormente, para leitura na íntegra e definição da amostra final. Para extrair as informações dos estudos, utilizou-se um instrumento1717. Ursi ES, Galvão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latino-Am Enfermagem. 2006;14(1):124-31. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017
https://doi.org/10.1590/S0104-1169200600...
validado, caracterizando-se: título, nível de evidência, país de origem, ano da publicação, objetivos, método e resultados. Identificaram-se também os elementos necessários para execução da técnica de DVA, seus benefícios e desafios para execução. Por fim, ocorreu a classificação do nível de evidência dos estudos1818. Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. 2. ed. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2011. e a apresentação de sua seleção1919. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, The PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Int J Surg. 2010;8(5):336-41. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2010.02.007
https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2010.02.0...
conforme demonstrado na Figura 1.

Figura 1 -
Apresentação do fluxograma de seleção dos estudos proposto nas recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA)

RESULTADOS

Para cumprir as fases metodológicas finais desta revisão integrativa de literatura, consideraram-se elegíveis seis estudos primários. O Quadro 1 demonstra as principais características dos manuscritos selecionados.

Quadro 1 -
Caracterização dos artigos que compuseram a amostra

O quadro 2 demonstra as características que viabilizam a técnica de debriefing videoassistida, tanto quanto seus benefícios e desafios.

Quadro 2 -
Caracterização dos elementos que compõem a técnica de debriefing videoassistida, benefícios e desafios de sua aplicação

DISCUSSÃO

A produção científica acerca da técnica de DVA especificamente sobre seus elementos foi considerada incipiente para esta pesquisa. Pode ser contraditório visualizar o atual acervo literário sobre a técnica de DVA e afirmar que há poucos estudos neste âmbito, porém é especificamente escasso o número de pesquisas que objetivam descrever os componentes que, de fato, viabilizam a execução desta técnica66. Krogh K, Bearman M, Nestel D. Expert practice of video-assisted debriefing: an Australian qualitative study. Clin Simul Nurs. 2015;11(3):180-7. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.003
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.0...
,2020. Gamboa OA, Agudelo SI, Maldonado MJ, Leguizamón DC, Sandra MC. Evaluation of two strategies for debriefing simulation in the development of skills for neonatal resuscitation: a randomized clinical trial. BMC Res Notes. 2018; 11:739. doi: https://doi.org/10.1186/s13104-018-3831-6
https://doi.org/10.1186/s13104-018-3831-...
,2323. MacLean S, Geddes F, Kelly M, Della P. Video reflection in discharge communication skills training with simulated patients: a qualitative study of nursing students’ perceptions. Clin Simul Nurs. 2019; 28:15-24. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.12.006
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.12.0...
, o que justifica a reduzida amostra da presente pesquisa.

As publicações sobre a temática são exclusivamente de cunho internacional, tendo início em 2013, caracterizando a recente motivação para compreender os elementos presentes na técnica2222. Megel ME, Bailey C, Schnell A, Whiteaker D, Vogel A. High-fidelity simulation: how are we using the videos? Clin Simul Nurs. 2013;9: e305-e310. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.04.003
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.04.0...
.

Evidencia-se um equilíbrio na classificação do nível de evidência dos estudos que compuseram a amostra desta revisão, dividindo-se entre estudos experimentais e quasi-experimentais2020. Gamboa OA, Agudelo SI, Maldonado MJ, Leguizamón DC, Sandra MC. Evaluation of two strategies for debriefing simulation in the development of skills for neonatal resuscitation: a randomized clinical trial. BMC Res Notes. 2018; 11:739. doi: https://doi.org/10.1186/s13104-018-3831-6
https://doi.org/10.1186/s13104-018-3831-...
-2222. Megel ME, Bailey C, Schnell A, Whiteaker D, Vogel A. High-fidelity simulation: how are we using the videos? Clin Simul Nurs. 2013;9: e305-e310. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.04.003
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.04.0...
) e pesquisas de abordagem qualitativa66. Krogh K, Bearman M, Nestel D. Expert practice of video-assisted debriefing: an Australian qualitative study. Clin Simul Nurs. 2015;11(3):180-7. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.003
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.0...
,77. Há E. Attitudes toward video-assisted debriefing after simulation in undergraduate nursing students: an application of Q methodology. Nurse Educ Today. 2014;34(6):978-84. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.01.003
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.01.0...
,2323. MacLean S, Geddes F, Kelly M, Della P. Video reflection in discharge communication skills training with simulated patients: a qualitative study of nursing students’ perceptions. Clin Simul Nurs. 2019; 28:15-24. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.12.006
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.12.0...
. Os estudos quasi-experimentais identificados demonstraram que a técnica de DVA é efetiva para o desenvolvimento de competência clínica na enfermagem2121. Jacobs PJ. Using high-fidelity simulation and video-assisted debriefing to enhance obstetrical hemorrhage mock code training. J Nurses Prof Dev. 2017;33(5):234-9. doi: https://doi.org/10.1097/NND.0000000000000387
https://doi.org/10.1097/NND.000000000000...
-2222. Megel ME, Bailey C, Schnell A, Whiteaker D, Vogel A. High-fidelity simulation: how are we using the videos? Clin Simul Nurs. 2013;9: e305-e310. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.04.003
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.04.0...
. Já o único estudo experimental que delimitou que comparou a técnica de debriefing oral e a técnica por vídeo, descrevendo seus elementos e procedimento, não demonstrou resultados estatisticamente significativos, concluindo que não há superioridade de uma sobre a outra2020. Gamboa OA, Agudelo SI, Maldonado MJ, Leguizamón DC, Sandra MC. Evaluation of two strategies for debriefing simulation in the development of skills for neonatal resuscitation: a randomized clinical trial. BMC Res Notes. 2018; 11:739. doi: https://doi.org/10.1186/s13104-018-3831-6
https://doi.org/10.1186/s13104-018-3831-...
.

Estudo de revisão integrativa, que abordou a efetividade da técnica de DVA, identificou resultados mistos e poucos conclusivos relacionados à efetividade para aprendizagem2424. Ali AA, Miller ET. Effectiveness of video-assisted debriefing in health education: an integrative review. J Nurs Educ. 2018;57(1):14-20. doi: https://doi.org/10.3928/01484834-20180102-04
https://doi.org/10.3928/01484834-2018010...
. Corroborando esta afirmação, pesquisa de revisão integrativa apontou que, embora amplamente recomendada pela literatura, várias investigações sobre a técnica de DVA não conseguiram comprovar seus benefícios educacionais88. Sawyer T, Eppich W, Brett-Fleegler M, Grant V, Cheng A. More than one way to debrief: a critical review of healthcare simulation debriefing methods. Simul Healthc. 2016;11(3):209-17. doi: https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000148
https://doi.org/10.1097/SIH.000000000000...
,2525. Zhang H, Mörelius E, Goh SHI, Wang W. Effectiveness of video-assisted debriefing in simulation-based health professions education: a systematic review of quantitative evidence. Nurse Educ. 2019;44(3): E1-E6. doi: https://doi.org/10.1097/NNE.0000000000000562
https://doi.org/10.1097/NNE.000000000000...
. Este cenário aponta para a necessidade de aprofundamento científico sobre a utilização da técnica de DVA para a educação em enfermagem.

Para compreender as características referentes à técnica de DVA, categorizaram-se três domínios: “Elementos que compõem a técnica de debriefing videoassistida”; “Benefícios da utilização da técnica de debriefing videoassistida” e “Desafios da utilização da técnica de debriefing videoassistida”.

A primeira categoria apontou os quatro principais componentes; dentre eles o conceito e os objetivos da técnica, que se articulam diante do significado da visualização do desempenho do indivíduo, objetivando relembrá-lo e avaliá-lo66. Krogh K, Bearman M, Nestel D. Expert practice of video-assisted debriefing: an Australian qualitative study. Clin Simul Nurs. 2015;11(3):180-7. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.003
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.0...
,2020. Gamboa OA, Agudelo SI, Maldonado MJ, Leguizamón DC, Sandra MC. Evaluation of two strategies for debriefing simulation in the development of skills for neonatal resuscitation: a randomized clinical trial. BMC Res Notes. 2018; 11:739. doi: https://doi.org/10.1186/s13104-018-3831-6
https://doi.org/10.1186/s13104-018-3831-...
,2222. Megel ME, Bailey C, Schnell A, Whiteaker D, Vogel A. High-fidelity simulation: how are we using the videos? Clin Simul Nurs. 2013;9: e305-e310. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.04.003
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.04.0...
-2323. MacLean S, Geddes F, Kelly M, Della P. Video reflection in discharge communication skills training with simulated patients: a qualitative study of nursing students’ perceptions. Clin Simul Nurs. 2019; 28:15-24. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.12.006
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.12.0...
. A técnica de DVA favorece a observação de comportamentos com mais acurácia, já que o participante não precisa ficar relembrando como agiu e quando agiu, o que facilita o desenvolvimento de pensamento crítico e desenvolvimento de competência2626. Reiersona IA, Haukedala TA, Hedemana H, Bjørk IT. Structured debriefing: what difference does it make?Nurse Educ Pract. 2017; 25:104-10. doi: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2017.04.013
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2017.04.0...
.

O elemento “Recursos materiais” esclareceu que podem existir captura audiovisual básica, mais simples, e captura audiovisual mais complexa, que requer especialização técnica e tecnologia mais delineada66. Krogh K, Bearman M, Nestel D. Expert practice of video-assisted debriefing: an Australian qualitative study. Clin Simul Nurs. 2015;11(3):180-7. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.003
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.0...
. Recente revisão de literatura apontou que as reflexões realizadas por meio da utilização de vídeo, durante as simulação em saúde, requerem tecnologia dura e recursos humanos disponíveis e treinados, o que nem sempre é a realidade das instituições educacionais ou de saúde, principalmente na realidade brasileira2727. Pastor Júnior AA, Tavares CMM. Literature review of audiovisual practices in Nursing education. Rev Bras Enferm 2019;72(1):190-9. doi: http://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0890
http://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-08...
.

Foram identificadas considerações na literatura para utilização criteriosa da técnica de DVA, destacando-se o tempo de realização ideal do debriefing com vídeo; a escolha de utilizar o vídeo inteiro ou recortes para o debriefing; e o melhor período do debriefing para que o vídeo seja exposto aos participantes.

A literatura indica que, caso seja escolhida a técnica de DVA, o debriefing possivelmente será mais longo − geralmente com duração duas a três vezes maior do que o cenário, de 20 a 50 minutos. Portanto, devido ao tempo, é preciso selecionar recortes que viabilizem uma ótima discussão, pois nem sempre a visualização do vídeo inteiro é possível, tornando-se cansativo para os alunos88. Sawyer T, Eppich W, Brett-Fleegler M, Grant V, Cheng A. More than one way to debrief: a critical review of healthcare simulation debriefing methods. Simul Healthc. 2016;11(3):209-17. doi: https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000148
https://doi.org/10.1097/SIH.000000000000...
,2020. Gamboa OA, Agudelo SI, Maldonado MJ, Leguizamón DC, Sandra MC. Evaluation of two strategies for debriefing simulation in the development of skills for neonatal resuscitation: a randomized clinical trial. BMC Res Notes. 2018; 11:739. doi: https://doi.org/10.1186/s13104-018-3831-6
https://doi.org/10.1186/s13104-018-3831-...
,2323. MacLean S, Geddes F, Kelly M, Della P. Video reflection in discharge communication skills training with simulated patients: a qualitative study of nursing students’ perceptions. Clin Simul Nurs. 2019; 28:15-24. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.12.006
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.12.0...
.

Há duas possibilidades: ou momentos para exposição do vídeo antes da fase de reação do debriefing ou após a fase de reação, quando os ânimos e emoções estiverem mais alinhados e tranquilizados88. Sawyer T, Eppich W, Brett-Fleegler M, Grant V, Cheng A. More than one way to debrief: a critical review of healthcare simulation debriefing methods. Simul Healthc. 2016;11(3):209-17. doi: https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000148
https://doi.org/10.1097/SIH.000000000000...
,1313. Grant VJ, Robinson T, Catena H, Eppich W, Cheng A. Difficult debriefing situations: a toolbox for simulation educators. Med Teach. 2018;40(7):703-12. doi: https://doi.org/ 10.1080/0142159X.2018.1468558
https://doi.org/ 10.1080/0142159X.2018.1...
.

Sobre o domínio “Benefícios da utilização da técnica de debriefing videoassistida”, foram identificados diversos benefícios da adoção da técnica de DVA, com destaque para o reconhecimento imediato de comportamentos que exijam mudanças após visualização do vídeo. O sucesso e o benefício da utilização da técnica de DVA dependem mais da expertise e da experiência do facilitador/instrutor, do que, de fato, da utilização do vídeo. Demonstrar o desempenho do participante é útil e pode favorecer o aprendizado, porém, o aproveitamento de seus benefícios será exponencial se a condução desta reflexão for realizada de forma adequada2525. Zhang H, Mörelius E, Goh SHI, Wang W. Effectiveness of video-assisted debriefing in simulation-based health professions education: a systematic review of quantitative evidence. Nurse Educ. 2019;44(3): E1-E6. doi: https://doi.org/10.1097/NNE.0000000000000562
https://doi.org/10.1097/NNE.000000000000...
.

Também foram apontados desafios, em consonância com o terceiro domínio, “Desafios da utilização da técnica de debriefing videoassistida”, enfatizando-se que, caso não existam os devidos cuidados pedagógicos, o vídeo pode tornar o debriefing cansativo e humilhante para o participante.

Estudo realizado em uma universidade da Coreia do Sul com 44 estudantes de enfermagem sobre a técnica de DVA constatou que, se não houver atitude respeitosa e ética do facilitador, os alunos podem se sentir expostos e humilhados diante da visualização de seu comportamento. Assim, faz-se fundamental o treinamento de profissionais para o debriefing77. Há E. Attitudes toward video-assisted debriefing after simulation in undergraduate nursing students: an application of Q methodology. Nurse Educ Today. 2014;34(6):978-84. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.01.003
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.01.0...
.

As principais limitações deste estudo foram o número reduzido de pesquisas que abordam os elementos da técnica de DVA para a aprendizagem na enfermagem, e a falta de clareza metodológica no delineamento de determinados estudos.

Portanto, a escolha da utilização da técnica de DVA é uma questão de equilíbrio entre seus benefícios e desafios, que variam de acordo com o estilo e a expertise de facilitadores, a qualidade do sistema audiovisual, o estilo educacional adotado, os objetivos da simulação e as características do aprendiz66. Krogh K, Bearman M, Nestel D. Expert practice of video-assisted debriefing: an Australian qualitative study. Clin Simul Nurs. 2015;11(3):180-7. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.003
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.0...
.

CONCLUSÃO

A produção de conhecimento científico acerca dos elementos que compõem a técnica de debriefing videoassistida é ainda incipiente, de cunho internacional e recente, dividindo-se em estudos experimentais ou quasi-experimentais e de abordagem qualitativa.

Foram elaboradas três categorias sobre a composição da técnica de debriefing videoassistida; os elementos, benefícios e desafios. Os elementos compositores da técnica foram o conceito, os objetivos, os recursos materiais e o procedimento ideal para realizá-la, com destaque para o tempo de realização do debriefing com vídeo, a escolha de utilizá-lo na íntegra ou apenas recortes; e o melhor período para que o vídeo seja exposto. Considerou-se como principal benefício o reconhecimento imediato de comportamentos que exijam mudanças e, como desafio, o uso do vídeo que pode gerar cansaço ou humilhação.

Esta pesquisa contribui para o ensino, a pesquisa e a assistência no âmbito da simulação em enfermagem, por identificar e provocar reflexão quanto as potencialidades e fragilidades na adoção desta técnica de debriefing para o processo de ensino e aprendizado e destacar seus elementos, o que torna possível a excelência em sua execução.

REFERENCES

  • 1. Rodrigues CC, Carvalho DP, Salvador PT, Medeiros SM, Menezes RM, Ferreira Júnior MA, et al. Innovative nursing education from the perspective of epistemologies of the South. Esc Anna Nery. 2016;20(2):384-9. doi: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160053
    » https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160053
  • 2. Tyerman J, Luctkar-Flude M, Graham L, Coffey S, Olsen-Lynch E. A systematic review of health care presimulation preparation and briefing effectiveness. Clin Simul Nurs. 2019;27:12-25. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.11.002
    » https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.11.002
  • 3. Palaganas JC, Fey M, Simon R. Structured debriefing in simulation-based education. AACN Adv Crit Care. 2016;27(1):78-85. doi: https://doi.org/10.4037/aacnacc2016328
    » https://doi.org/10.4037/aacnacc2016328
  • 4. Waznonis AR. Methods and evaluations for simulation debriefing in nursing education. J Nurs Educ. 2014;53(8):459-65. doi: https://doi.org/10.3928/014834-20140722-13
    » https://doi.org/10.3928/014834-20140722-13
  • 5. Rossignol M. Effects of video-assisted debriefing compared with standard oral debriefing. Clin Simul Nurs. 2017;13(4):145-53. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2016.12.001
    » https://doi.org/10.1016/j.ecns.2016.12.001
  • 6. Krogh K, Bearman M, Nestel D. Expert practice of video-assisted debriefing: an Australian qualitative study. Clin Simul Nurs. 2015;11(3):180-7. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.003
    » https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.003
  • 7. Há E. Attitudes toward video-assisted debriefing after simulation in undergraduate nursing students: an application of Q methodology. Nurse Educ Today. 2014;34(6):978-84. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.01.003
    » https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.01.003
  • 8. Sawyer T, Eppich W, Brett-Fleegler M, Grant V, Cheng A. More than one way to debrief: a critical review of healthcare simulation debriefing methods. Simul Healthc. 2016;11(3):209-17. doi: https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000148
    » https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000148
  • 9. Cheng A, Morse KJ, Rudolph J, Arab AA, Runnacles J, Eppich W. Learner-centered debriefing for health care simulation education: lessons for faculty development. Simul Healthc. 2016;11(1):32-40. doi: https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000136
    » https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000136
  • 10. Levett-Jones T, Lapkin S. A systematic review of the effectiveness of simulation debriefing in health professional education. Nurse Educ Today. 2014.34(6): e58-63. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.09.020
    » https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.09.020
  • 11. Savoldelli GL, Naik VN, Park J, Joo HS, Chow R, Hamstra SJ. Value of debriefing during simulated crisis management: oral versus video-assisted oral feedback. Anesthesiology. 2006;105(2):279-85. doi: https://doi.org/:10.1097/00000542-200608000-00010
    » https://doi.org/:10.1097/00000542-200608000-00010
  • 12. Sawyer T, Sierocka-Casteneda A, Chan D, Berg B, Lustik M, Thompson M. The effectiveness of video-assisted debriefing versus oral debriefing alone at improving neonatal resuscitation performance: a randomized trial. Simul Healthc. 2012;7(4):213-21. doi: https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3182578eae
    » https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3182578eae
  • 13. Grant VJ, Robinson T, Catena H, Eppich W, Cheng A. Difficult debriefing situations: a toolbox for simulation educators. Med Teach. 2018;40(7):703-12. doi: https://doi.org/ 10.1080/0142159X.2018.1468558
    » https://doi.org/ 10.1080/0142159X.2018.1468558
  • 14. Royle C, Hargiss K. Comparison of baccalaureate nursing students’ experience of video-assisted debriefing versus oral debriefing following high-fidelity human simulation. Int J Strat Inform Technol Applic. 2015;6(2):40-9. doi: https://doi.org/10.4018/978-1-5225-5490-5.ch014
    » https://doi.org/10.4018/978-1-5225-5490-5.ch014
  • 15. Ganong LH. Integrative reviews of nursing research. Res Nurs Health.1987;10(1):1-11. doi: https://doi.org/10.1002/nur.4770100103
    » https://doi.org/10.1002/nur.4770100103
  • 16. Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan - a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev. 2016;5(1):210. doi: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4
    » https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4
  • 17. Ursi ES, Galvão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latino-Am Enfermagem. 2006;14(1):124-31. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017
    » https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017
  • 18. Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. 2. ed. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2011.
  • 19. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, The PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Int J Surg. 2010;8(5):336-41. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2010.02.007
    » https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2010.02.007
  • 20. Gamboa OA, Agudelo SI, Maldonado MJ, Leguizamón DC, Sandra MC. Evaluation of two strategies for debriefing simulation in the development of skills for neonatal resuscitation: a randomized clinical trial. BMC Res Notes. 2018; 11:739. doi: https://doi.org/10.1186/s13104-018-3831-6
    » https://doi.org/10.1186/s13104-018-3831-6
  • 21. Jacobs PJ. Using high-fidelity simulation and video-assisted debriefing to enhance obstetrical hemorrhage mock code training. J Nurses Prof Dev. 2017;33(5):234-9. doi: https://doi.org/10.1097/NND.0000000000000387
    » https://doi.org/10.1097/NND.0000000000000387
  • 22. Megel ME, Bailey C, Schnell A, Whiteaker D, Vogel A. High-fidelity simulation: how are we using the videos? Clin Simul Nurs. 2013;9: e305-e310. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.04.003
    » https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.04.003
  • 23. MacLean S, Geddes F, Kelly M, Della P. Video reflection in discharge communication skills training with simulated patients: a qualitative study of nursing students’ perceptions. Clin Simul Nurs. 2019; 28:15-24. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.12.006
    » https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.12.006
  • 24. Ali AA, Miller ET. Effectiveness of video-assisted debriefing in health education: an integrative review. J Nurs Educ. 2018;57(1):14-20. doi: https://doi.org/10.3928/01484834-20180102-04
    » https://doi.org/10.3928/01484834-20180102-04
  • 25. Zhang H, Mörelius E, Goh SHI, Wang W. Effectiveness of video-assisted debriefing in simulation-based health professions education: a systematic review of quantitative evidence. Nurse Educ. 2019;44(3): E1-E6. doi: https://doi.org/10.1097/NNE.0000000000000562
    » https://doi.org/10.1097/NNE.0000000000000562
  • 26. Reiersona IA, Haukedala TA, Hedemana H, Bjørk IT. Structured debriefing: what difference does it make?Nurse Educ Pract. 2017; 25:104-10. doi: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2017.04.013
    » https://doi.org/10.1016/j.nepr.2017.04.013
  • 27. Pastor Júnior AA, Tavares CMM. Literature review of audiovisual practices in Nursing education. Rev Bras Enferm 2019;72(1):190-9. doi: http://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0890
    » http://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0890

Editado por

Editor associado:

Cecília Helena Glanzner

Editor-chefe:

Maria da Graça Oliveira Crossetti

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Out 2020
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    10 Nov 2019
  • Aceito
    28 Abr 2020
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br