Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de serviços educacionais no ensino superior: o ponto de vista de alunos regulares e vestibulandos portadores de deficiência

Resumos

A sociedade vem tornando cada vez mais consciente da diversidade humana que a compõe, e o segmento de portadores de deficiência mais consciente de seus direitos, mais atuante e participante dos serviços oferecidos. Os serviços educacionais consistem numa porta de entrada para uma atuação relevante no mercado profissional. Este trabalho teve como objetivo identificar se há diferenças quanto aos atributos utilizados pelos vestibulandos e alunos de cursos superiores, portadores de deficiência, para avaliar a qualidade de serviços educacionais oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior. Utilizou-se método qualitativo (Delphi) e o quantitativo, este com uma amostra probabilística de alunos de seis universidades de São Paulo. Os resultados evidenciaram que os vestibulandos avaliam os serviços educacionais oferecidos pelas instituições de ensino superior, de forma diferente daqueles que já são alunos.


Society has become more aware of its intrincate human diversity. The segment of society formed by handicapped people is more conscious of its rights, and therefore has become more demanding and has taken part more actively in services that are offered. Educational services consist of an entrance way to a relevant performance in the labour market. The objective of this paper is to identify whether there are differences as to the attributes that handicapped people, applicants to graduation courses and graduation students use to evaluate the quality of the educational services offered by colleges and universities. Qualitative (Delphy) and quantitative methods were used. The results evidenced that the attributes referenced in the literature used to evaluate the quality of services need to be slightly modified when applied to handicapped people. Besides, the analysis revealed that the applicants evaluated the educational services in a different way compared to regular graduation students.


ARTIGO

Avaliação de serviços educacionais no ensino superior: o ponto de vista de alunos regulares e vestibulandos portadores de deficiência

Beatriz Regina Pereira SaetaI; Silvio PopadiukII; Maria Luiza Mendes TeixeiraIII

IProfessora da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Faculdade de Psicologia

IIProfessor da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Programa de Pós Graduação em Administração de Empresas

IIIProfessora da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Programa de Pós Graduação em Administração de Empresas

R ESUMO

A sociedade vem tornando cada vez mais consciente da diversidade humana que a compõe, e o segmento de portadores de deficiência mais consciente de seus direitos, mais atuante e participante dos serviços oferecidos. Os serviços educacionais consistem numa porta de entrada para uma atuação relevante no mercado profissional. Este trabalho teve como objetivo identificar se há diferenças quanto aos atributos utilizados pelos vestibulandos e alunos de cursos superiores, portadores de deficiência, para avaliar a qualidade de serviços educacionais oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior. Utilizou-se método qualitativo (Delphi) e o quantitativo, este com uma amostra probabilística de alunos de seis universidades de São Paulo. Os resultados evidenciaram que os vestibulandos avaliam os serviços educacionais oferecidos pelas instituições de ensino superior, de forma diferente daqueles que já são alunos.

A BSTRACT

Society has become more aware of its intrincate human diversity. The segment of society formed by handicapped people is more conscious of its rights, and therefore has become more demanding and has taken part more actively in services that are offered. Educational services consist of an entrance way to a relevant performance in the labour market. The objective of this paper is to identify whether there are differences as to the attributes that handicapped people, applicants to graduation courses and graduation students use to evaluate the quality of the educational services offered by colleges and universities. Qualitative (Delphy) and quantitative methods were used. The results evidenced that the attributes referenced in the literature used to evaluate the quality of services need to be slightly modified when applied to handicapped people. Besides, the analysis revealed that the applicants evaluated the educational services in a different way compared to regular graduation students.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

REFERÊNCIAS

AMA - American Marketing Association. Board approves new marketing definition. Marketing News, v.19, n.1, 1985.

ANDRESSEN, O. (org) A Dinamarca como uma sociedade de serviços. Copenhague: Dinamarca, 1983.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 1977.

BESSON, R.M. Unique aspects of marketing of services. Business Bulletin, Arizona, November, 1973.

BLOIS, K.J. The marketing of services: an approach. European Journal of Marketing, v.8, p. 137- 45, 1974.

FREE, C. Developing a service strategy. In: Strategies for service management: marketing in today´s competitive environment. Paris, 1987.

KOTLER, Philip. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas,1994.

LÜDKE, M. & ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986.

OIT - Organização Internacional do Trabalho. Normas internacionais do trabalho sobre a reabilitação profissional e emprego de pessoas portadoras de deficiência. Brasilia: CORDE,1994.

OMOTE, Sadao. Deficiência e não deficiência: recortes do mesmo tecido. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v.1, n. 2, p. 65-73,1994.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, Valarie A; BERRY, Leonardo L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, v.49, fall 1985.

PARASURAMAN, A.; BERRY, L.; ZEITHAML, Valerie A. Understanding customer expectations of services. Cambridge, Massachusetts. Marketing Science Int. Research monograph, report n. 90, 1991.

SAETA, Beatriz R. Pereira. Qualidade de serviços no ensino superior para indivíduos portadores de deficiência física. 2001. Tese (Doutorado em Administração). Programa de Pós Graduação de Empresas, Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo.

SCHMIDT, R.C.. Managing delphi surveys using nonparametric statistical techniques. Decisions Sciences, v.28, n. 3, Summer, 1997.

SIEGEL, Sidney. Estatística não paramétrica. São Paulo: McGraw Hill, 1975.

SPSS – Statistical Package for the Social Science. Versão 10.0, 2000.

TEIXEIRA, Maria Luisa M. Utilização de determinantes da qualidade de serviços para o desenvolvimento de metodologia de avaliação de serviços. 1989. Dissertação.(Mestrado em Administração). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.Rio de Janeiro.

  • AMA - American Marketing Association. Board approves new marketing definition. Marketing News, v.19, n.1, 1985.
  • ANDRESSEN, O. (org) A Dinamarca como uma sociedade de serviços Copenhague: Dinamarca, 1983.
  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo Lisboa: Edições Setenta, 1977.
  • BESSON, R.M. Unique aspects of marketing of services. Business Bulletin, Arizona, November, 1973.
  • BLOIS, K.J. The marketing of services: an approach. European Journal of Marketing, v.8, p. 137- 45, 1974.
  • FREE, C. Developing a service strategy. In: Strategies for service management: marketing in today´s competitive environment Paris, 1987.
  • KOTLER, Philip. Marketing estratégico para instituições educacionais São Paulo: Atlas,1994.
  • LÜDKE, M. & ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas São Paulo: EPU,1986.
  • OIT - Organização Internacional do Trabalho. Normas internacionais do trabalho sobre a reabilitação profissional e emprego de pessoas portadoras de deficiência Brasilia: CORDE,1994.
  • OMOTE, Sadao. Deficiência e não deficiência: recortes do mesmo tecido. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v.1, n. 2, p. 65-73,1994.
  • PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, Valarie A; BERRY, Leonardo L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, v.49, fall 1985.
  • PARASURAMAN, A.; BERRY, L.; ZEITHAML, Valerie A. Understanding customer expectations of services. Cambridge, Massachusetts. Marketing Science Int. Research monograph, report n. 90, 1991.
  • SAETA, Beatriz R. Pereira. Qualidade de serviços no ensino superior para indivíduos portadores de deficiência física. 2001. Tese (Doutorado em Administração). Programa de Pós Graduação de Empresas, Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo.
  • SCHMIDT, R.C.. Managing delphi surveys using nonparametric statistical techniques. Decisions Sciences, v.28, n. 3, Summer, 1997.
  • SIEGEL, Sidney. Estatística não paramétrica São Paulo: McGraw Hill, 1975.
  • TEIXEIRA, Maria Luisa M. Utilização de determinantes da qualidade de serviços para o desenvolvimento de metodologia de avaliação de serviços. 1989. Dissertação.(Mestrado em Administração). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.Rio de Janeiro.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Nov 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2003
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br