Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO, MEDICINA E RACIALIZAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS (PERNAMBUCO, DÉCADA DE 1930)

EDUCATION, MEDICINE AND RACIALIZATION IN CLASSROOMS OF PHYSICAL EDUCATION OF PRIMARY SCHOOLS (PERNAMBUCO, DECADE OF 1930)

EDUCACIÓN, MEDICINA Y RACIALIZACIÓN EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA DE LAS ESCUELAS PRIMARIAS (PERNAMBUCO, DÉCADA DE 1930)

ÉDUCATION, MÉDECINE ET RACIALISATION EN CLASSE D'ÉDUCATION PHYSIQUE DES ÉCOLES PRIMAIRES (PERNAMBUCO, DÉCENNIE DE 1930)

Resumo

O estudo busca compreender como se davam as ações médicas para determinar o biotipo das crianças que frequentavam as aulas de educação física nas escolas primárias pernambucanas, na década de 1930, com vistas a perceber como se estabeleceram comparações entre brancos e negros, a partir das práticas de racialização presentes no ambiente escolar. Analisamos documentos da instrução pública, jornais de grupos escolares, revistas de ensino e da área médica, entre outros. Baseamos-nos no conceito de representação social de Roger Chartier (1990), em estudos sobre o pensamento racial brasileiro e da história da educação no Brasil. Destacamos o papel que teve a educação física no cenário nacional e local, tendo em vista que as políticas de racialização, baseadas em testes e medições antropométricas, imprimiram a missão de revigorar a raça e garantir o estabelecimento de uma sociedade saudável fisicamente, intelectualmente e moralmente.

Palavras-chave:
história da educação; medicina; racialização; escolas primárias

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com