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Comunidade de aprendizagem da docência em estágio curricular obrigatório: aprendizagens evidenciadas pelos licenciandos

Teaching learning community in mandatory curricular training: learning evidenced by undergraduates

Resumo:

Estudos recentes na área de formação de professores têm se preocupado em entender quais são os saberes envolvidos na prática docente, bem como os processos de desenvolvimento de tais conhecimentos. O presente trabalho, inserido no paradigma da racionalidade prática, fundamenta-se na concepção de que a construção e acúmulo de conhecimentos pelo professor se dão ao longo de sua vida, por meio de suas experiências pessoais, formativas e profissionais, e compreende a reflexão como processo potencializador da aprendizagem profissional da docência. Participaram desta investigação alunos graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no período de estágio curricular obrigatório, cujas práticas formativas configuraram uma comunidade de aprendizagem. Foram investigados os diferentes tipos de conhecimentos docentes e em quais ambientes de aprendizagem sua aquisição foi favorecida durante o período de estágio. As potencialidades do estágio inicial como período de intensa aprendizagem docente, bem como algumas dificuldades e sugestões, são discutidas.

Palavras-chave:
Formação inicial de professores; Estágio curricular; Prática reflexiva; Ensino de biologia; Ambiente de aprendizagem

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