Resumos
OBJETIVO: Analisar a qualidade de vida em crianças com deficiência visual atendidas em Ambulatório de Estimulação Visual Precoce da Unifesp em duas situações, antes e após intervenções reabilitacionais pela equipe multiprofissional. MÉTODOS: Aplicou-se o questionário de qualidade de vida QFVI. O instrumento possui uma versão para crianças menores de três anos e outra para crianças maiores de três anos (três a sete anos) e é dividido em seis domínios: Saúde geral; Saúde geral da visão; Competência; Personalidade; Impacto familiar e Tratamento. RESULTADOS: A correlação entre as subescalas nos dois momentos mostrou-se significativa. Houve diferença estatisticamente significativa em saúde geral da visão (p=0,029) e outras diferenças importantes foram obtidas em saúde geral, impacto familiar e qualidade de vida geral. DISCUSSÃO: Este instrumento mostrou-se eficiente na aferição da qualidade de vida relacionada à visão nas famílias que frequentam esse ambulatório. As intervenções multidisciplinares promoveram melhora da visão funcional da criança e qualidade de vida da família como um todo. CONCLUSÃO: A qualidade de vida relacionada à visão de crianças atendidas no Ambulatório de Estimulação Visual Precoce da Unifesp apresentou melhora significativa na saúde geral da visão.
Qualidade de vida; Baixa visão; Serviços de reabilitação
PURPOSE: To evaluate the quality of life in visually impaired children followed in the Early Visual Stimulation Ambulatory of Unifesp in two moments, before and after rehabilitational intervention of multiprofessional team. METHODS: A CVFQ quality of life questionnaire was used. This instrument has a version for less than three years old children and another one for children older than three years (three to seven years) divided in six subscales: General health, General vision health, Competence, Personality, Family impact and Treatment. RESULTS: The correlation between the subscales on two moments was significant. There was a statistically significant difference in general vision health (p=0,029) and other important differences obtained in general health, family impact and quality of life general score. DISCUSSION: The questionnaire showed to be effective in order to measure the quality of life related to vision on families followed on this ambulatory. The multidisciplinary interventions provided visual function and familiar quality of life improvement. CONCLUSION: The quality of life related to vision in children followed in Early Visual Stimulation Ambulatory of Unifesp showed a significant improvement on general vision health.
Quality of life; Vision, low; Rehabilitation services
ARTIGO ORIGINAL
Qualidade de vida de crianças com deficiência visual atendidas em Ambulatório de Estimulação Visual Precoce
Quality of life in visual impaired children treated for Early Visual Stimulation
Alcione Aparecida MessaI; Célia Regina NakanamiII; Marcia Caires Bestilleiro LopesIII
IPsicóloga, Ambulatório de Estimulação Visual Precoce. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp - São Paulo (SP), Brasil
IIMédica, Setor de Baixa Visão e Reabilitação Visual. Departamento de Oftalmologia. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp - São Paulo (SP), Brasil
IIIFisioterapeuta. Ambulatório de Estimulação Visual Precoce. Departamento de Oftalmologia. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp - São Paulo (SP), Brasil
Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Alcione Aparecida Messa. Rua Doutor Bacelar, 231, conjunto 31 São Paulo - SP - 04026-000 - Brasil E-mail: alcioneam@hotmail.com
RESUMO
OBJETIVO: Analisar a qualidade de vida em crianças com deficiência visual atendidas em Ambulatório de Estimulação Visual Precoce da Unifesp em duas situações, antes e após intervenções reabilitacionais pela equipe multiprofissional.
MÉTODOS: Aplicou-se o questionário de qualidade de vida QFVI. O instrumento possui uma versão para crianças menores de três anos e outra para crianças maiores de três anos (três a sete anos) e é dividido em seis domínios: Saúde geral; Saúde geral da visão; Competência; Personalidade; Impacto familiar e Tratamento.
RESULTADOS: A correlação entre as subescalas nos dois momentos mostrou-se significativa. Houve diferença estatisticamente significativa em saúde geral da visão (p=0,029) e outras diferenças importantes foram obtidas em saúde geral, impacto familiar e qualidade de vida geral.
DISCUSSÃO: Este instrumento mostrou-se eficiente na aferição da qualidade de vida relacionada à visão nas famílias que frequentam esse ambulatório. As intervenções multidisciplinares promoveram melhora da visão funcional da criança e qualidade de vida da família como um todo.
CONCLUSÃO: A qualidade de vida relacionada à visão de crianças atendidas no Ambulatório de Estimulação Visual Precoce da Unifesp apresentou melhora significativa na saúde geral da visão.
Descritores: Qualidade de vida; Baixa visão/reabilitação; Serviços de reabilitação
ABSTRACT
PURPOSE: To evaluate the quality of life in visually impaired children followed in the Early Visual Stimulation Ambulatory of Unifesp in two moments, before and after rehabilitational intervention of multiprofessional team.
METHODS: A CVFQ quality of life questionnaire was used. This instrument has a version for less than three years old children and another one for children older than three years (three to seven years) divided in six subscales: General health, General vision health, Competence, Personality, Family impact and Treatment.
RESULTS: The correlation between the subscales on two moments was significant. There was a statistically significant difference in general vision health (p=0,029) and other important differences obtained in general health, family impact and quality of life general score.
DISCUSSION: The questionnaire showed to be effective in order to measure the quality of life related to vision on families followed on this ambulatory. The multidisciplinary interventions provided visual function and familiar quality of life improvement.
CONCLUSION: The quality of life related to vision in children followed in Early Visual Stimulation Ambulatory of Unifesp showed a significant improvement on general vision health.
Keywords: Quality of life; Vision, low/rehabilitation; Rehabilitation services
INTRODUÇÃO
A percepção visual é uma das principais vias de veiculação e acesso às informações que são utilizadas posteriormente na construção de representações mentais e um dos mais importantes sentidos no desenvolvimento neuropsicomotor da criança. A deficiência na visão diminui a capacidade de integração de tais informações, afetando a personalidade do indivíduo, conduzindo-o a um ambiente social diferente do vidente(1,2).
As crianças com deficiência visual podem apresentar limitações no desempenho funcional de suas atividades de rotina diária, relacionadas ao autocuidado e mobilidade. Além disso, a deficiência visual pode interferir nos aspectos estruturais do indivíduo, constituição psíquica, personalidade, afetando de diferentes formas e em diferentes graus todas as suas funções, originando um processo de organização mental peculiar(3).
Em relação ao impacto familiar, as mães de crianças com deficiência visual relatam o profundo impacto emocional que a situação pode gerar. Sentem desespero, revolta, tristeza e raiva quando descobrem as dificuldades visuais de seus filhos, apresentando medo que a criança fique cega e pouco entendimento do diagnóstico e da baixa visão(4).
Não se deve afirmar, porém, que as famílias de crianças com deficiência necessariamente apresentarão distúrbios nos relacionamentos, dificuldades permanentes ou disfunções individuais. O risco se determina com a influência de múltiplos fatores, entre eles a capacidade da família em implementar estratégias e recursos de adaptação. O risco de distúrbios coexiste com a possibilidade de crescimento, fortalecimento e união dos membros familiares(5).
Com o intuito de avaliar o impacto de tratamentos de saúde e percepções do paciente, os instrumentos de qualidade de vida têm obtido reconhecimento como uma importante ferramenta(6,7). Em estudos referentes à qualidade de vida de crianças com deficiência visual, os resultados apontam comprometimento da qualidade de vida(8-10), podendo também ocorrer comprometimento emocional e dependência para a realização das tarefas cotidianas(11). Indivíduos com doenças oculares podem se mostrar mais retraídos, pessimistas, intuitivos e inseguros(12).
Com base na literatura revisada, observa-se a importância de avaliar a eficácia de tratamentos para doenças oftalmológicas dos primeiros anos, tais como métodos de estimulação visual e reabilitação. As condutas reabilitacionais em crianças de baixa visão são importantes por promover a funcionalidade de resíduos de visão e a inclusão socioescolar(13). O processo de reabilitação envolve condutas interdisciplinares com foco na redução das perdas funcionais, promoção da saúde, valorizando a independência e autonomia do paciente(8).
O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida relacionada à visão de crianças com deficiência visual atendidas em Ambulatório de Estimulação Visual Precoce em duas situações, antes e após intervenções reabilitacionais de equipe multiprofissional.
MÉTODOS
Este estudo de coorte foi realizado no período de abril/2009 a março/2010, no setor de Baixa Visão e Reabilitação Visual, Departamento de Oftalmologia da Unifesp - Ambulatório de Estimulação Visual Precoce. O estudo seguiu os princípios da Declaração de Helsinque, foi analisado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo/Hospital São Paulo, sob o número 1032/09. Todos os participantes foram informados e orientados quanto aos objetivos e importância da pesquisa, leram o termo de consentimento livre e esclarecido (ou foi lido para os mesmos), concordando e assinando, permitindo assim a utilização dos dados para este estudo.
Foi utilizado o Questionário de Função Visual Infantil (QFVI), um instrumento validado para acessar o impacto da deficiência visual em crianças até sete anos e suas famílias. O instrumento possui uma versão para crianças menores de três anos (zero a dois anos e 11 meses) com 35 questões e outra para crianças maiores de três anos (três a sete anos) com 40 questões, abordando diversos aspectos sobre a qualidade da função visual infantil e é dividido em seis domínios: Saúde geral; Saúde geral da visão; Competência; Personalidade; Impacto familiar e Tratamento(14).
A administração do questionário foi feita em entrevista individual, com duração média de 15 a 20 minutos para o preenchimento completo, sendo o questionário aplicado antes e após intervenções de reabilitação (com um intervalo médio de três meses entre as duas aplicações). A reabilitação no Ambulatório de Estimulação Visual Precoce referido consiste em intervenções oftalmológicas, fisioterapêuticas, terapêuticas ocupacionais e psicológicas, centradas na necessidade da criança e da família, em atendimentos que incluíram a avaliação da visão funcional, conduta de estimulação visual precoce, suporte emocional familiar e controle médico.
Um participante foi excluído da pesquisa, por não continuidade de tratamento no ambulatório, impossibilitando a aplicação do questionário no segundo momento, após três meses de intervenção. Participaram deste estudo um total de 24 pais/cuidadores de crianças com deficiência visual que realizaram seguimento no Ambulatório de Estimulação Visual Precoce, distribuídos igualmente em dois grupos: crianças menores de três anos e crianças maiores de três anos.
A idade das crianças variou entre seis meses e seis anos (média = 34,6 meses, DP=20,65), sendo a maioria do sexo feminino (66,7%) (Tabela 1). A maioria dos respondentes ao questionário foram mães (91,7%), com idade na faixa de 21 a 30 anos (58,4%), e escolaridade de ensino médio completo (54,2%). Duas participantes eram avós da criança, duas mães tinham idade abaixo de 21 anos, seis mães tinham entre 31 e 40 anos e duas tinham acima de 50 anos. Quanto à escolaridade, três participantes tinham ensino fundamental incompleto, uma tinha ensino fundamental completo, quatro tinham ensino médio incompleto, uma tinha superior incompleto e duas tinham superior completo (Tabela 2).
As crianças obtiveram o diagnóstico de baixa visão por avaliação oftalmológica e realização dos exames de Teller e Potencial Visual Evocado (PVE) atestando visão reduzida, comprovado por CID (Classificação Internacional de doenças). Dentre os diagnósticos oftalmológicos, as crianças apresentaram: alterações de retina e nervo óptico (9), catarata (9), glaucoma (1) e alterações visuais corticais (5). Cabe ressaltar que dez crianças apresentavam alterações neurológicas e/ou síndromes associadas.
No Ambulatório de Estimulação Visual Precoce, as crianças foram submetidas à avaliação multidisciplinar para definir a conduta de tratamento e posterior inclusão na rotina do ambulatório, cuja frequência de atendimentos, semanal ou quinzenal, foi determinada de acordo com a necessidade de cada paciente.
Para a comparação dos questionários nos dois momentos, utilizou-se teste estatístico T pareado simples.
RESULTADOS
De acordo com a tabulação dos escores do questionário calculados em porcentagem (Tabela 3), obteve-se melhora na saúde geral da visão, competência e impacto familiar para o grupo de crianças menores de três anos. No grupo de crianças maiores de três anos, as mudanças foram obtidas em saúde geral da visão, impacto familiar e tratamento. O escore geral de qualidade de vida entre os dois momentos teve melhora em ambos os grupos.
De acordo com a análise estatística dos dados, a correlação entre as subescalas nos dois momentos do grupo de crianças menores de três anos foi significativa em saúde geral da visão (p<0), competência (p=0,001) e qualidade de vida geral (p=0,001). No grupo de crianças maiores de três anos, a correlação entre as subescalas foi significativa para as subescalas de saúde geral (p=0,034), saúde geral da visão (p=0,003), personalidade (p=0,007) e qualidade de vida geral (p<0).
Considerando-se a amostra total, ou seja, o grupo de maiores e menores de três anos (24 participantes), a correlação entre as subescalas nos dois momentos mostrou-se significativa em saúde geral (p=0,008), saúde geral da visão (p<0), competência (p=0,006), personalidade (p=0,031), impacto familiar (p=0,030) e qualidade de vida geral (p<0).
Em relação aos dois momentos, o grupo de crianças menores de três anos apresentou as diferenças mais importantes em saúde geral da visão (p=0,111) e impacto familiar (p=0,097). No grupo de crianças maiores de três anos as diferenças foram em saúde geral (p=0,096) e saúde geral da visão (p=0,127).
Na amostra total, entre os dois momentos, houve diferença estatisticamente significativa em saúde geral da visão (p=0,029). Outras diferenças importantes foram obtidas em saúde geral (p=0,162), impacto familiar (p=0,101) e qualidade de vida geral (p=0,091).
DISCUSSÃO
Os resultados obtidos de correlação entre as subescalas nos dois momentos antes e após intervenções reabilitacionais de equipe multiprofissional, com intervalos de três meses, indicam que o questionário é adequado para os fins da pesquisa. O instrumento mostrou-se eficiente nas medidas de qualidade de vida relacionada à visão das crianças com deficiência visual que frequentam o Ambulatório de Estimulação Visual Precoce.
Crianças com deficiência visual apresentam atraso global no desenvolvimento neuropsicomotor e na visão funcional, principalmente no comportamento da coordenação(15). A estimulação visual precoce é uma intervenção utilizada com essas crianças(13,16), sendo considerada uma ação efetiva para propiciar resultados visuais mais consistentes no tratamento de doenças oculares(2,17). Tem o objetivo de despertar o desejo e o interesse da criança para agir sobre o ambiente, funcionando também com caráter preventivo de deficiências secundárias. Quanto mais precoce o diagnóstico da deficiência visual e o início da estimulação, melhores as repercussões na eficiência visual e em todos os aspectos do desenvolvimento(18).
As mudanças clínicas de funcionalidade visual são observáveis com o decorrer do tratamento, conforme comprovadas pelo resultado obtido na presente investigação, em que houve melhora significativa da saúde geral da visão entre os dois momentos. As intervenções multidisciplinares promovem melhora da função visual da criança e da qualidade de vida da família como um todo.
Diante da pequena amostra do estudo (24 casos), com doenças oculares diversas, o estudo seria fortalecido com aumento amostral, e maior "follow-up" dos pacientes para reaplicação do instrumental de qualidade de vida. Os resultados se referem a um período de apenas três meses, considerado pequeno para casos mais graves.
Outras variáveis devem ser administradas e podem influenciar a qualidade de vida relacionada à visão(10) e a resposta da criança ao tratamento, tais como as condições neurológicas e/ou síndromes associadas, expectativas dos pais, condição socioeconômica e aderência e assiduidade ao tratamento.
A melhora constatada nos escores de impacto familiar pode se explicar pelo acolhimento da família em um serviço de atendimento de reabilitação visual da criança e assistência aos familiares. O momento de diagnóstico pode ser emocionalmente desestruturante para as mães, evidenciando a importância da estimulação adequada à criança com baixa visão(4). O processo de reabilitação visual auxilia na diminuição de fatores depressivos e ansiógenos desencadeados pela situação de crise inicial.
A estimulação visual requer colaboração e bom vínculo entre pais e terapeutas, com a finalidade única de favorecer o desenvolvimento neuropsicomotor e o uso funcional da visão pela criança(18). Aos poucos, em contato com os profissionais de reabilitação, a família começa a se adaptar e buscar ajuda, pois percebe que as crianças apresentam necessidades visuais específicas(19) e precisam de tratamentos o mais rápido possível. Com o vínculo mais fortalecido e uma visão mais realista das possibilidades e potencialidades da criança, os pais começam a aceitá-la.
As pesquisas relacionadas ao tratamento de estimulação visual precoce e seus efeitos são escassas, o que evidencia a importância deste estudo na área de reabilitação, com o intuito de fornecer dados sobre evolução do tratamento e a eficácia da conduta adotada. É indispensável que os novos estudos demonstrem a importância da avaliação e intervenção precoces, para prevenir os possíveis atrasos ocasionados pela baixa visão(20).
CONCLUSÃO
A qualidade de vida relacionada à visão de crianças com deficiência visual atendidas no Ambulatório de Estimulação Visual Precoce da Unifesp, comparando-se os dois momentos, antes e após intervenções reabilitacionais de equipe multiprofissional, apresentou melhora com diferença estatisticamente significante na saúde geral da visão.
As intervenções de equipe multidisciplinar em baixa visão promoveram melhora na qualidade de vida das crianças e suas famílias.
Este estudo achou recomendável a realização de novas pesquisas, com maior número amostral e maior tempo de seguimento dos pacientes para avaliar a importância da avaliação precoce da visão em crianças e suas repercussões na qualidade de vida.
O atendimento multiprofissional por equipe especializada e a reavaliação destes casos utilizando os mesmos instrumentos é essencial para se quantificar a eficácia e importância da intervenção.
Quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento em reabilitação, maiores as possibilidade de prevenção dos atrasos ocasionados pela deficiência visual. A adesão e assiduidade ao tratamento são influenciados pela colaboração da família e do bom vínculo com a equipe terapêutica.
O instrumento mostrou-se útil para o objetivo do estudo, apresentando correlações significativas em quase todas as subescalas, entre os dois momentos.
Submetido para publicação: 6 de março de 2012
Aceito para publicação: 18 de maio de 2012
Trabalho realizado no Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp - Setor de Baixa Visão e Reabilitação Visual - Ambulatório de Estimulação Visual Precoce.
Financiamento: Não houve financiamento para este trabalho.
Divulgação de potenciais Conflitos de Interesse: A.A.Messa, Nenhum; C.R.Nakanami, Nenhum; M.C.B.Lopes, Empregada pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp.
Projeto aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de São Paulo/Unifesp sob o nº 1032/09.
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Endereço para correspondência:
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
17 Dez 2012 -
Data do Fascículo
Ago 2012
Histórico
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Recebido
06 Mar 2012 -
Aceito
18 Maio 2012