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Proposta de cuidar com enfoque educativo às mães em aleitamento materno

A proposal of nursing care with an educational focus for breasfeeding mothers

Propuesta de cuidados a las madres en período de amamantación bajo una perspectiva educativa

Resumos

Trabalho realizado em uma instituição hospitalar de Curitiba, o qual objetivou a implementação de uma proposta de cuidar com enfoque educativo às mães em aleitamento materno com o efetivo envolvimento da equipe de enfermagem da unidade de alojamento conjunto. Para alcançar essa meta, utilizei como referencial teórico as idéias de Watson (1979). A metodologia embasou-se na operacionalização de todas as fases que compõem o processo de enfermagem. A construção dos conceitos, implementação da sistematização do cuidado e avaliação do caminhar, possibilitaram delinear o marco conceitual. Através do desenvolvimento destas etapas, efetivaram-se os encontros com as mães e a equipe de enfermagem, os quais serviram também para a coleta de dados. Os dados foram analisados de forma qualitativa. O estudo foi realizado com 15 mães. Foi possível desvelar suas dificuldades, desejos, ansiedades, frustrações, emoções, expectativas, medos, dúvidas, conclusões antecipadas, insegurança, desânimo, satisfação, indiferença, durante o desenvolvimento do trabalho.

aleitamento materno; cuidado de enfermagem; processo de enfermagem


The purpose of this study was to implement a nursing care proposal with an educational focus for breastfeeding mothers at a hospital in Curitiba, with the effective involvement of the nursing staff of the rooming-in unit. In order to achieve this objective, the ideas of Watson were used as theoretical background. Methodology involved the implementation of all steps of the nursing process. Conceptual building, systematization and evaluation of the care provided enabled to outline the conceptual landmark. In order to implement the steps of the proposal, meetings were carried out between mothers and nursing staff, as well as to gather data. Qualitative data methods were used to analyse the data. Fifteen (15) mothers participated in the study. The results showed that it was possible, along the study, to uncover their difficulties, wishes, anxieties, frustrations, emotions, expectations, fears, doubts, preconceptions and feelings of insecurity, discouragement, satisfaction and apathy.

breastfeeding; nursing care; nursing process


El estudio se llevó a cabo en un hospital de Curitiba con el objetivo de implementar una propuesta de cuidados, dentro de un enfoque educativo, a las madres durante el período de amamantación reuniendo a todo el equipo de enfermería de la unidad. Para alcanzar esa meta utilicé como referencial teórico las ideas de Watson. La metodología se basó en la operacionalización de todas las fases que componen el proceso de enfermería. La construcción de los conceptos, la implementación de la sistematización del cuidado y evaluación del camino recurrido posibilitaron delinear el marco conceptual. A través del desarrollo de esas etapas se efectuaron los encuentros entre las madres y el equipo de enfermería, los cuales sirvieron también para colectar datos. Se analizaron de forma calitativa. Participaron 15 madres. Fue posible desvelar sus dificultades, deseos, ansiedades, frustraciones, emociones, esperanzas, miedos, dudas, conclusiones anticipadas, inseguridad, desánimo, satisfacción e indiferencia durante el transcurso del trabajo.

Amamantamiento materno; cuidado de enfermería; proceso de enfermería


PESQUISA

Proposta de cuidar com enfoque educativo às mães em aleitamento materno1 1 Monografia apresentada como requisito parcial de conclusão do Curso de Especialização em Projetos Assistenciais - modalidade à distância da UFPR.

A proposal of nursing care with an educational focus for breasfeeding mothers

Propuesta de cuidados a las madres en período de amamantación bajo una perspectiva educativa

Palmira Soares do RozárioI; Ivete Palmira Sanson ZagonelII

IEnfermeira. Chefe da Unidade de Alojamento Conjunto de Instituição Hospitalar Pública de Curitiba. Especialista em Projetos Assistenciais - modalidade à distância da UFPR

IIEnfermeira. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFPR. Doutora em Filosofia de Enfermagem. Área de atuação materno-infantil. Coordenadora do NEPECHE (Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem/UFPR)

RESUMO

Trabalho realizado em uma instituição hospitalar de Curitiba, o qual objetivou a implementação de uma proposta de cuidar com enfoque educativo às mães em aleitamento materno com o efetivo envolvimento da equipe de enfermagem da unidade de alojamento conjunto. Para alcançar essa meta, utilizei como referencial teórico as idéias de Watson (1979). A metodologia embasou-se na operacionalização de todas as fases que compõem o processo de enfermagem. A construção dos conceitos, implementação da sistematização do cuidado e avaliação do caminhar, possibilitaram delinear o marco conceitual. Através do desenvolvimento destas etapas, efetivaram-se os encontros com as mães e a equipe de enfermagem, os quais serviram também para a coleta de dados. Os dados foram analisados de forma qualitativa. O estudo foi realizado com 15 mães. Foi possível desvelar suas dificuldades, desejos, ansiedades, frustrações, emoções, expectativas, medos, dúvidas, conclusões antecipadas, insegurança, desânimo, satisfação, indiferença, durante o desenvolvimento do trabalho.

Palavras-chave: aleitamento materno, cuidado de enfermagem, processo de enfermagem.

ABSTRACT

The purpose of this study was to implement a nursing care proposal with an educational focus for breastfeeding mothers at a hospital in Curitiba, with the effective involvement of the nursing staff of the rooming-in unit. In order to achieve this objective, the ideas of Watson were used as theoretical background. Methodology involved the implementation of all steps of the nursing process. Conceptual building, systematization and evaluation of the care provided enabled to outline the conceptual landmark. In order to implement the steps of the proposal, meetings were carried out between mothers and nursing staff, as well as to gather data. Qualitative data methods were used to analyse the data. Fifteen (15) mothers participated in the study. The results showed that it was possible, along the study, to uncover their difficulties, wishes, anxieties, frustrations, emotions, expectations, fears, doubts, preconceptions and feelings of insecurity, discouragement, satisfaction and apathy.

Keywords: breastfeeding, nursing care, nursing process

RESUMEN

El estudio se llevó a cabo en un hospital de Curitiba con el objetivo de implementar una propuesta de cuidados, dentro de un enfoque educativo, a las madres durante el período de amamantación reuniendo a todo el equipo de enfermería de la unidad. Para alcanzar esa meta utilicé como referencial teórico las ideas de Watson. La metodología se basó en la operacionalización de todas las fases que componen el proceso de enfermería. La construcción de los conceptos, la implementación de la sistematización del cuidado y evaluación del camino recurrido posibilitaron delinear el marco conceptual. A través del desarrollo de esas etapas se efectuaron los encuentros entre las madres y el equipo de enfermería, los cuales sirvieron también para colectar datos. Se analizaron de forma calitativa. Participaron 15 madres. Fue posible desvelar sus dificultades, deseos, ansiedades, frustraciones, emociones, esperanzas, miedos, dudas, conclusiones anticipadas, inseguridad, desánimo, satisfacción e indiferencia durante el transcurso del trabajo.

Palavras clave: Amamantamiento materno, cuidado de enfermería, proceso de enfermería

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Recebido em agosto de 2000

Aprovado em dezembro de 2000

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    Monografia apresentada como requisito parcial de conclusão do Curso de Especialização em Projetos Assistenciais - modalidade à distância da UFPR.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Set 2000

    Histórico

    • Recebido
      Ago 2000
    • Aceito
      Dez 2000
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