Acessibilidade / Reportar erro

As classificações e a construção do conhecimento na enfermagem

Las clasificaciones y la construcción oel conocimiento en enfermería

Classifications ano the builoing of nursing knowleoge

Resumos

Neste artigo, o conhecimento é focalizado como um processo, um devir. São colocados aspectos evolutivos do saber em Enfermagem. Considerações são feitas em relação à linguagem e sua importância, bem como sobre a criação de conceitos e classificações para a ação profissional. Os Sistemas de Classificação na Enfermagem são sucintamente apresentados, e sua importância para a construção do conhecimento da área é ressaltada.

conceitos; linguagem; classificação; conhecimento na enfermagem


En este artículo, el conocimiento es enfocado como un proceso, un devenir. Son abordados los aspectos evolutivos dei saber en Enfermeria y son hechas consideraciones sobre el lenguaje y su importancia para la identidad profisional. También es destacada la relevancia de crear conceptos y clasificaciones para guiar la acción profesional. Son resumidamente presentados los Sistemas de Clasificaciones en Enfermería y es resaltada su contribución para la construcción dei conocimiento dei área.

conceptos; lenguaje; clasificación; conocimiento en enfermería


ln the course of this article, knowledge is focused on as a process, a series of continuous transformations. Evolutionary aspects of knowledge in nursing are presented. Considerations are taken into account concerning the human language and its significance as well as the conceptual development and classifications to be used in professional actions. Nursing Classification Systems are briefly described and their importance in the building of knowledge in the nursing area is emphasized.

concept; language; classification; nursing knowledge


ENSAIO

As classificações e a construção do conhecimento na enfermagem

Classifications ano the builoing of nursing knowleoge

Las clasificaciones y la construcción oel conocimiento en enfermería

Mariana Fernandes de Souza

Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP

RESUMO

Neste artigo, o conhecimento é focalizado como um processo, um devir. São colocados aspectos evolutivos do saber em Enfermagem. Considerações são feitas em relação à linguagem e sua importância, bem como sobre a criação de conceitos e classificações para a ação profissional. Os Sistemas de Classificação na Enfermagem são sucintamente apresentados, e sua importância para a construção do conhecimento da área é ressaltada.

Palavras-chave: conceitos, linguagem, classificação, conhecimento na enfermagem

ABSTRACT

ln the course of this article, knowledge is focused on as a process, a series of continuous transformations. Evolutionary aspects of knowledge in nursing are presented. Considerations are taken into account concerning the human language and its significance as well as the conceptual development and classifications to be used in professional actions. Nursing Classification Systems are briefly described and their importance in the building of knowledge in the nursing area is emphasized.

Keywords: concept, language, classification, nursing knowledge

RESUMEN

En este artículo, el conocimiento es enfocado como un proceso, un devenir. Son abordados los aspectos evolutivos dei saber en Enfermeria y son hechas consideraciones sobre el lenguaje y su importancia para la identidad profisional. También es destacada la relevancia de crear conceptos y clasificaciones para guiar la acción profesional. Son resumidamente presentados los Sistemas de Clasificaciones en Enfermería y es resaltada su contribución para la construcción dei conocimiento dei área.

Palabras clave: conceptos, lenguaje, clasificación, conocimiento en enfermería

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em 31/08/2002

  • BARNUM, B.S. Nursing Theory Analysis, Application, Evaluation. 5. ed. Philadelphia: Lippincott, 1998.
  • BLEGEN, M.A.; TRIPP-REIMER, T. Implications of Nursing Taxonomies for Middle -Range Theory Development. Adv. Nurs Sei. v. 19, n. 3, p. 37-49, 1997.
  • CHINN, P.L.; KRAMER, M.K. Theory and Nursing Integrated Knowledge Development. 5. ed. St. Louis: Mosby Inc. 1999.
  • CONSELHO INTERNACIONAL DE ENFERMEIRAS. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE/CNP Tradução Portuguesa, Genebra: CIE, 2000.
  • DICKOFF, J.; JAMES, P.; WIEDENBACH, E. Theory in a Practice Discipline. Parte 1-Practice Oriented Theory.- Nurs. Res., v.17, n.5, p. 41 5-435, 1968.
  • FOUREZ, G. A construção das Ciências Introdução à Filosofia e à Ética das Ciências. São Paulo: UNESP, 1995.
  • HAYAKAWA, S.I.; HAYAKAWA, A.R. Language in Thought and Action. 5. ed. Orlando: Harcourt Brace CO., 1990.
  • JAPIASSU, H. Introdução ao Pensamento Epistemológico 7. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
  • JOHNSON, M.; MAAS, M. Nursing Outcomes Classification (NOC) St. Louis: Mosby, 1997.
  • McCLOSKEY, J.C.; BULECHEK, G.M. Nursing Interventions Classification (NOC) 2. ed. St. Louis: Mosby, 1996.
  • MELEIS, l.A. Theoretical Nursing -Development and Progresso 3. ed. Philadelphia: Lippincott, 1997.
  • NIGHTINGALE, F. Notes on Nursing what it is and what it is not New York: Dover Publication, 1969.
  • NOBREGA, M.M.L.; GUTIÉRREZ, M.G. Equivalência Semântica da Classificação de Fenômenos de Enfermagem da CIPE, versão Alfa. João Pessoa: Idéia, 2000.
  • RODGERS, B.L.; KNAFL, KA Concept Development in Nursing -Foundations, Techniques and Applications. 2. ed. Philadelphia: W. B. Saunders Co, 2000.
  • RODGERS, B.L. Philosophical Foundations of Concept Development. ln: ROGERS, B.L.; KNAFL, K.A. Concept Development in Nursing -Foundations. Techniques and Applications. 2. ed. Philadelphia: W. B. Saunders Co, 2000, p. 7-37.
  • SOUZA, M.F. As Teorias de Enfermagem e sua Influência nos Processos Cuidativos. ln: CIANCIARULLO, T.I.; GUALDA, D.M.R.; MELLEIRO, M.M., ANABUKI, M.H. Sistemas de Assistência de Enfermagem: evolução e tendências. São Paulo: Icone, 2001. p. 29-39.
  • SROUR, R.H. Classes, Regimes, Ideologias 2. ed. São Paulo: Ática, 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2002

Histórico

  • Aceito
    06 Mar 2003
  • Recebido
    31 Ago 2002
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br