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Quantitative analysis for marketing management

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Quantitative analysis for marketing management

Alberto de Oliveira Lima Filho

Quantitative analysis for marketing management

WILLIAM KING, Nova Iorque, McGraw-Hill, 1967, 574 páginas.

Concentrando-se básicamente no objetivo de oferecer um instrumental matemático rápido e eficiente para o administrador de marketing, éste livro abrevia um caminho bastante longo, qual seja o estudo de modelos genéricos e descritivos dos textos convencionais de marketing, na busca árdua e demorada de artigos ou publicações científicas que elaborem ou apliquem modelos quantitativos.

Iniciando com capítulos sobre a natureza e as características dos problemas de marketing, KING realiza uma análise extensa e bem organizada, em têrmos de sua seqüência, dos condicionantes e variáveis que compõem um sistema de marketing. Indica, também, o autor as diferenças fundamentais entre os métodos intuitivos e muitas vêzes imprecisos que eram utilizados para a análise de marketing, comparando-os com os elementos objetivos, formais e dinâmicos da análise quantitativa de marketing, cuja principal vantagem é a de possibilitar o feedback e a avaliação constante do resultado das decisões. Nota-se pois em resumo uma constante atenção no desenvolvimento de bases conceituais que permitam a aplicação de métodos quantitativos para a tomada de decisão em marketing.

Os capítulos 2 e 3 oferecem uma visão rápida e integrada de todo o processo de decisão, das características das decisões em marketing e da forma pela qual o conjunto de métodos probabilísticos propostos por ROBERT SCHLAIFER permite a esquematização e formalização de uma série de processos de decisão dentro de parâmetros mais seguros e menos subjetivos. Já a essa altura o autor trata com algum detalhe o cuidado do problema e do cálculo de matrizes, relacionadas com as funções de risco. Aqui já são analisadas funções de utilidade e suas inter-relações com os modelos convencionais de probabilidade ou de esperança matemática.

O capítulo 4 é dedicado à análise e descrição da elaboração de modelos para a solução de problemas de marketing. Embora a conceituação de modelos seja tratada de forma correta pelo autor, e alguns exemplos clássicos como os de WEINBERG sejam desenvolvidos, esta parte carece de uma quantidade maior de aplicações e de exemplos práticos, que poderiam ser desenvolvidos no texto.

A classificação de modelos de marketing foi tentada mas não atingida; é ainda, como afirma o próprio autor, imprecisa, e tem, a nosso ver, apenas uma contribuição didática de caráter bem superficial. Os capítulos restantes, que cobrem cêrca de oitenta por cento do livro, contêm uma série de técnicas modernas e práticas para a tomada de decisão, sob o prisma quantitativo.

Começando pela decisão quanto a produtos e concluindo pela decisão quanto ao sistema logístico da emprêsa, o professor KING analisa concomitantemente métodos para a tomada de decisão nas áreas específicas de pesquisa: compras, preços, promoção de vendas, propaganda.

O capítulo 6 traz um assunto relativamente nôvo e complexo em suas aplicações em marketing: trata-se da análise discriminatória, cuja principal finalidade é a de analisar e avaliar as relações e diferenças entre dois atributos, cujas distribuições se confundem em um diagrama de dispersão. Esta técnica deve ser considerada como válida, mas de difícil aplicação prática.

Uma fonte relegada a plano secundário refere-se ao cálculo baiesiano, que tem uma introdução muito evasiva, mas chega a atingir níveis como o de árvore de decisão. Neste ponto, também, o volume de exemplos é insuficiente.

Considerando-se os pontos positivos e os negativos dêste livro, sobra-lhe um saldo francamente positivo, principalmente por ser um estudo pioneiro, atualizado, e com cobertura quase integral das áreas de decisão em marketing. Oferece ainda um diferencial positivo, qual seja a extrema facilidade dos requisitos de informação matemática necessários para sua compreensão.

Seria conveniente, no futuro, uma nova edição com menos modelos verbais e mais modelos de aplicação e exemplificação das técnicas examinadas ao longo do livro.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Set 1969
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